[BS] MIMIMI DAS CONTAS COMPRADAS

Day 3,802, 17:55 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon

18 de abril de 2018, dia 3802 do Novo Mundo





Olá, pessoal!

Hoje o assunto é polêmico, embora não seja nem um pouco novo: contas compradas!

Quando eu entrei no eRepublik, no início de março de 2010, pessoas que compravam ou “herdavam” contas mais antigas e/ou mais fortes eram algo muito incomum, mas já existiam. Algumas dessas contas, inclusive, passaram incólumes durante todos esses anos e a imensa maioria hoje pode até achar que são contas originais. Foi mais ou menos em meados de 2012 que o mercado de compra e venda de contas acelerou de forma vertiginosa, como se mantém até hoje (embora haja cada vez menos contas “top” para vender).

Os argumentos contra e a favor do mercado de contas são totalmente válidos. Eu entendo plenamente o descontentamento que jogadores com contas originais tem ao ver que seus anos de trabalho, treino e lutas foram subitamente ultrapassados por alguém com uma conta comprada. Assim como entendo plenamente a frustração dos jogadores que querem lutar, investir no jogo, mas mesmo se gastarem muito dinheiro RL, serão irrelevantes com suas contas fracas, a menos que peguem uma conta mais forte.

Acreditem, esse tema é amplamente discutido em TODOS OS PAÍSES do eRepublik, não apenas no eBrasil.

Assim como aqui, tem gente do mundo todo que reclama por se sentir menosprezado ou por achar injusto essa obtenção de vantagem via dinheiro. O que eu não sei se ocorre em outros países como no Brasil, é o misto de hipocrisia que cerca esse debate.




Em primeiro lugar, temos que considerar a relevância disso para o eBrasil. Se considerarmos um cálculo “por cima”, sem a existência de contas não originais, o eBrasil faria aproximadamente 75% a menos de dano por semana e arrecadaria 70% a menos diariamente. Estamos falando de cair da 18ª/20ª posição para 40º/44º, além de diminuir a arrecadação para níveis cubanos.

Só que para que isso seja verdade, teríamos que considerar que esse fenômeno ocorre em TODOS OS PAÍSES. Alguns países, inclusive, só tem atividade militar de contas não originais (de jogadores que sequer são originais do tal país).

O que me leva ao meu primeiro questionamento: se existe um grupo tão contrário a contas não originais, porque eles fazem campanha contra contas originais apenas do seu próprio país?





Em segundo lugar, o “olho de águia” desses caras para falar sobre contas não originais parece falhar de vez em quando. Frequentemente citam algumas contas não originais e creditam a titularidade delas a seus desafetos, mas sempre ignoram a existência de contas não originais em seus próprios partidos ou entre seus próprios amigos!

Pior ainda, recentemente vi um desses amigos comentando em um artigo e tirando sarro de quem tem conta não original. Só que a grande ironia disso é que a conta dele mesmo não é original! Como pode haver tamanha diferença no tratamento entre iguais? Sem nenhuma verdade de se comportar de forma parcial, parece esses caras, as contas não originais dos opositores são um crime, mas as dos amigos e correligionários nunca são citadas.

O que me leva ao segundo questionamento: se existe um grupo tão contrário a contas não originais, porque eles fazem campanha apenas contra contas não originais da oposição, mas não das do seu próprio grupo?






Em terceiro lugar, um fato curioso. Quando eu ou qualquer outro jogador cita as contas não originais dos amigos deles e até de jogadores que já pararam de jogar, uma das desculpas que tentam dar é de que “essas pessoas não menosprezavam outras por ter contas fortes”. O que é não apenas uma grande mentira, mas um confirmação de que essa campanha contra contas não originais é apenas uma hipocrisia política de um grupo de jogadores sem qualquer objetivo no eRepublik a não ser irritar outros jogadores.

O exemplo mais emblemático desse perfil “tenho dinheiro, então sou melhor do que você” é a famosa ex-jogadora Chain. Em 2012, ela ainda era apenas mais uma jogadora anônima, até que se juntou com um grupinho que criava verdadeiros exércitos de fakes (Sparta e aquele partido da maçonaria que o digam) e comprou a conta Chaingunmaster, que ela dizia ser de seu vizinho.

Não satisfeita (a conta era mediana), no início de 2013 ela comprou a conta do e😜residente hopez0r (presidente em julho de 2011), renomeando-a ChaingunMAX e com a qual foi eleita Presidente em fevereiro de 2013. Só que a personalidade volátil dessa jogadora fez com que ela “parasse de jogar” e abandonasse a conta.

Quando retornou, em 2014, a conta já estava fraca por falta de treino, então ela acabou comprando a “lendária” conta do Marco Polo, um ex-jogador brasileiro que tinha, nada mais nada menos que a conta com mais força de todo o eRepublik. Essa jogadora a renomeou como ChaingunMAXX, voltou para o jogo com tudo e passou a ter um comportamento ainda mais agressivo: comprar contas fortes da oposição e dar/vender para seus amigos/aliados. Estima-se que ela tenha tido mais de 20 contas tanks ao mesmo tempo em meados de 2014.

Só que novamente, ela resolveu “parar de jogar” e deixou a conta mais forte do jogo abandonada, até seu novo retorno, em 2015, quando resolveu comprar uma outra conta, renomeada como ChaingunMAXXX.

O curioso disso tudo é que essa jogadora, durante todos esses anos em que esteve ativa e comprando contas e packs, sempre tratou extremamente mal qualquer jogador da oposição. Os que tinham contas fortes eram apenas xingados e os que tinham contas mais fracas que as dela, eram xingados e diariamente lembrados de que ela era mais forte, mais rica e que se quisesse “compraria sua conta também, pena que é fraca!” Só que mesmo sendo uma jogadora que se comportava muito mal e que comprava contas não apenas para si, mas para terceiros, ela nunca foi atacada por esse grupo que até hoje ataca a “máfia das contas compradas”, por um motivo muito simples: ela sempre esteve do lado político deles.







Convenhamos, esse papo de contas não originais é uma babaquice sem tamanho, comportamento de quem não tem mais o que fazer além de encher o saco dos outros.

O eRepublik inteiro tem contas não originais, mas esse grupinho só fica perturbando quem? Os jogadores que são sua oposição política!

Todos os partidos tem jogadores com contas não originais, mas esse grupinho só fica perturbando quem? Os jogadores que são sua oposição!

Acredito eu que a maioria dos jogadores de eRepublik são adultos, pois o jogo não é nem um pouco atrativo para adolescentes. O que me faz questionar seriamente a sanidade mental de alguns por aqui. Com contas para pagar, horas de trabalho para cumprir, alguns com filhos e parentes para cuidar e, acredito eu, pouquíssimo tempo para se divertir e se entreter, preferem conscientemente gastar o seu precioso tempo para encher o saco dos outros?

Sério, está faltando muito, mas muuuito bom senso por parte de alguns. Não dá para se intitular defensor do Brasil ou da comunidade se a defesa dessa comunidade significa tentar prejudicar diretamente (e até financeiramente) uma parte dela.




Um abraço,
Dio Vigon,
A Ovelha Negra do eBrasil.

in omnia paratvs