Ambienti on/off

Regjistrohu

 

Vazhdo

Vazhdo Me krijimin e llogarisë ju pajtoheni me Kushtet e Shërbimit dhe Të dhënat private
Ridërgoni emailin   |  Nuk mund të gjeni emailin? confirmation@erepublik.com

Resend the confirmation email to this address

Ridërgoni emailin Nuk mund të gjeni emailin? confirmation@erepublik.com

Uma Unica Oportunidade: O que vamos fazer?

Dita 1,947, 12:38 nga Maximilian Von Evil


O acordo ibérico tornou-se a crise politica do momento, neste artigo não o vou defender, nem o vou criticar, para isso já existem muitos outros artigos. Não, eu acredito no exercício de uma cidadania informada e democrática, e sendo eu candidato ao congresso pelo PORRADA o que venho aqui hoje propor é que os cidadãos parem por um pouco, e pensem no que vão fazer a seguir. Também apresento as razões para este cessar-fogo, e que devem ser tidas em conta.

A situação antes do acordo:

Vejo muitos jogadores a gritar que o gossypPT é um traidor, entre outros adjectivos que não são para aqui chamados, vejo muitos jogadores a gritarem que preferiam Portugal como estava antes, mas vejo poucos jogadores a perceberem as razões que levaram a este terrível acordo. A principal razão é a de sempre, a razão que domina tudo tanto no mundo real como aqui:

Dinheiro, ou neste caso, a falta dele.

Vamos ver os factos:

Dinheiro ao dispor imediato do Estado Português:

Governo ePortuguês
PTE: 10622.50

Tesouro eNacional (Org.)
PTE: 69057.38

Dinheiro que não pode ser usado por não termos congresso:

Tesouro Nacional
1505255.19

Sem congresso o estado Português iria declarar falência muito em breve. Antes de se criticar a actual administração é preciso relembrar quem roubou 500.000 escudos ao governo, e ainda não os devolveu: Juve Leo, aka: Helder__Medeiros. É necessário ter em conta, antes de se andar a barafustar, as causas que levaram a este acordo. Compreendendo o passado compreende-se o futuro, e o que é que o futuro nos reserva?

Existem a partir de agora duas vias de acção que podem ser seguidas:

Portugal renega o tratado

Portugal cumpre o tratado


A escolha entre cada via deve ser feita antes de se enviar o dinheiro para a Polónia. Se se enviar o dinheiro apenas para ser perdido uma semana depois por causa de uns demagogos de meia tigela, eu é que mudo de nacionalidade, e não serei o único. A hora da escolha é agora, bem sei que na cultura Portuguesa é hábito adiar as decisões, mas desta vez não há margem de manobra para mais.

Quando forem fazer a escolha, tenham em conta o seguinte: não vai haver outra oportunidade de um acordo, Espanha e Polónia não vão confiar em Portugal uma segunda vez, e eles conseguem manter-nos em wipe o tempo que quiserem. Por outro lado a CoT e a TWO estão-se a desentender e podemos perder um bom momento de realpolitik caso se arrisque desrespeitar o tratado, alem que como tivemos congresso este mês a crise económica é adiada (mas não eliminada).

De uma certa forma a decisão central é "arriscar vs caminho seguro", e qualquer um dos caminhos é legitimo, desde que seja mesmo o que as pessoas querem.

Existem bons argumentos para cada um dos lados, o que não existe é um meio termo, e argumentos do estilo "sou contra porque sou contra" ou "logo se vê" não servem....pensem no que querem, pensem na posição de ePortugal no mundo, discutam, debatam, e com base nisso façam a vossa escolha.

Só temos uma oportunidade, usem-na bem.

Obrigado por lerem.
 

Komentet

Moraldogma
Moraldogma Dita 1,947, 13:21

O que a maioria do povo quiser e o que vamos fazer. Nao sei o que a maioria do povo quer, nao foi auscultado nisto.

Eunito
Eunito Dita 1,947, 13:38

Já alguém pensou no que fariam os admins se o país fosse à falência?

Rike Espada
Rike Espada Dita 1,947, 13:42

O que fariam?

donnisinnod
donnisinnod Dita 1,947, 13:50

O que fariam?

teXou
teXou Dita 1,947, 14:10

A eTroika faz uma viagem a ePT. .. xD

Eunito
Eunito Dita 1,947, 14:15

a questão é mesmo essa... o que aconteceria? será que iriam permitir tal situação?

jotapelx
jotapelx Dita 1,947, 14:34

Existem muitos países nessa situação. Noruega, por exemplo. Têm de se recuperar com muito esforço.

Aliás existem países que tem receitas de 3000 CC por mes de receita. Os Admins não fariam absolutamente nada.

donnisinnod
donnisinnod Dita 1,947, 13:50

votado

teXou
teXou Dita 1,947, 14:08

"A escolha entre cada via deve ser feita antes de se enviar o dinheiro para a Polónia. ..."

Too late !

http://prntscr.com/x4ksu
http://tinypic.com/r/23r8m4h/6

Graças a ele vamos ter o congresso mais barato destes últimos meses \o/

Sucellus
Sucellus Dita 1,947, 14:16

Bem, então caso optemos por cumprir o pacto...e tendo em conta os mpp's que terão de ser assinados estamos basicamente a alinhar-nos com a TWO! Como é que se pode assumir uma posição de neutralidade com esses acordos?

EyeCAT
EyeCAT Dita 1,947, 15:28

Não pode

Catriba
Catriba Dita 1,947, 15:27

Esse argumento de falta $ era interessante ate sair o orcamento, mas agora perdeu parte da razao.

Caso nao tenhas lido o orcamento foram vendidos produtos no valor de 489k cc por isso falta de $ neste momento nao serve como desculpa para aceitar 1 acordo tao mau.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Dita 1,947, 15:43

Artigo após artigo ainda não vi um plano ou uma ideia que contraponha o pacto sem ser a ideia de RW --> Wipe, RW --> Wipe, tal como temos tido já vai para um ano.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Dita 1,947, 15:46

E mais, estes 500k de caução que tanto criticam, mesmo que sejam alvo de roubo, são uma gota no oceano que foi o gasto desmesurado em MPPs com a EDEN quando se sabia que o retorno iria ser nulo e os próprios CPs deitavam a culpa dos wipes na aliança.

Catriba
Catriba Dita 1,947, 16:00

Nuno Vieira, seria uma gota no oceano se o restante do acordo fosse aceitável.

Como o restante não tem nada de interessante é + 1 erro no meio de 1 acordo mal feito.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Dita 1,947, 16:03

Catriba, este artigo é optimo para serem apontadas ideias e soluções. Aproveitem-no.

nuno258
nuno258 Dita 1,947, 16:08

votadissimo.

toda a gente deveria ler isto

Kuser
Kuser Dita 1,947, 19:30

Votado!

Excelente artigo que espero que faça com que os jogadores pensem um pouco no panorama geral e não só nas suas embirrações pessoais e ódios de estimação.

Pessoalmente sou a favor de se cumprir o pacto que foi feito. Apesar de o achar demasiado penalizador para ePortugal, será que era possivel algo melhor? Da pouca experiência que tenho do jogo não me parece...

A verdade é que ainda não vi nenhum dos criticos apresentar alternativas plausiveis, além de que grande parte fala de ser uma desonra e de estarmos subjugados à vontade da eEspanha mas depois vamos ver e têm nacionalidades estrangeiras...
Se fazem melhor, voltem, apresentem projectos e candidatem-se à presidencia do país! É que falar é fácil...

Moraldogma
Moraldogma Dita 1,947, 23:06

A tua correlacao com as nacionalidades e invalida, foi/e mto usada mas ultimamente mais no mundo troll.
Da maneira como o jogo anda nao vejo problema nenhum no estado falir, wipe infinito, se estivesse a viver no pais mais forte do jogo as minhas principais preocupacoes eram as mesmas.
Para alem disso, ha confiancas construidas de volta de outra coisa que nao uma especie de trial da two em que se empresta regioes e paga-se joia.

Kuser
Kuser Dita 1,948, 05:07

Que tipo de confianças? Outros aliados? É só porque desde que voltei ao jogo não vi ninguém ajudar Portugal sem ser os portugueses.
Eu não conheço o historial do jogo, mas pelo que vi nas ultimas semanas Portugal estava sozinho...

Moraldogma
Moraldogma Dita 1,948, 06:52

Nao e estar sozinho, sem guito (nao ha economia, para ng...) o jogo e pointless e ja agora, comprando gold...tb

MADEINMAFIA
MADEINMAFIA Dita 1,948, 05:40

estas a falar de coisas que nao sabes,tens varias mentiras ao longo do teu texto.. nao votado

Maximilian Von Evil
Maximilian Von Evil Dita 1,948, 14:36

Não vejo onde menti, mas eu sei onde tu pensas (dentro do teu doublethink) que eu menti. E fazes bem, se não gostas não votes, não há acto mais democrático que esse.

Jack Pirate
Jack Pirate Dita 1,948, 13:57

Votado

nunol
nunol Dita 1,948, 16:18

puseste o dedo na ferida Maximilian Von Evil - sao contra porque.... sim. De todos os grandes patriotas escandalizados e de tantos amantes incondicionais dos nossos 'aliados' ainda nao vi 1 dizer: ei pa fizeste mal esse NAP porque podiamos ter feito _________________ ou ter feito __________.
E' como digo, se ficamos a ganhar po' na EDEN somos uns medrosos, se o HM tenta aproximacao ao Brazil - ai meu Deus!, se se faz NAP com Espanha - traicao a' Patria....
Ja perguntei nos comentarios de outros artigos: entao que solucao alternativa propoe estes grandes patriotas? Vao trazer os nossos aliados EDEN? eu tambem tenho muita simpatia por eles mas NENHUM nos ajudou a sair do wipe....

nunol
nunol Dita 1,948, 16:19

Ah, e sim votado!

TemRabo
TemRabo Dita 1,948, 18:32

Fala-se muito dos erros do passado!! e e bom lembrarmo.nos deles para n voltarmos a cair nos mesmo erros. na minha opiniao o pessoal se anda a precipitar muito nos ultimos tempos com 2 erros que nos descredibilizaram completamente e nos tem posto em situaçao complicada e em instabilidade!!

1ºerro saida da eden, o erro n ta em sair o erro ta em assegurar o dano que embora pouco ela dava por nos. (seria util para por exemplo conseguir congresso). se saissemos deviamos ter assegurado que tanto ou mais dano seria dado a nosso favor. caso contrario mantinhamo-nos la sossegadinhos dizendo que n podiamos assegurar todos mpp que ally exigia e que inteligentemente seriam assinados por quem mais nos ajudasse.

2ºerro dar 500Kccs aos polacos e n podermos decidir (pq sao os espanhois e polacos que decidem por nos) quem sao nossos aliados (isto n e uma posiçao de neutralidade).

o que poderia ser feito!! antes da saida da eden deviamos ter negociado os mpps que iriamos assinar diractamente com cada pais/partido perguntando se saissemos da eden aceitariam mpp connosco.

no segundo erro. acho que esses pontos deviam ter tido uma negociaçao melhor. menos territorios por mais autonomia (claro que eles n aceitavam). a guerra era mais prejudicial para eles que para nos pq os metia amarrados a porcaria de 7 provincicias das quais so querem 3 umas por bonus outras por fronteiras. agora para eles estamos no sitio certo bem controlados em que so nos temos a perder se falharmos o nap. eles voltam ao estado incial com mais 500k ccs enos voltamos ao estado incial com menos 500k ccs.

2p

TemRabo
TemRabo Dita 1,948, 18:35

o que se pode fazer agora?
tentar reaver os 500k ccs mais rapido possivel para nos n termos nada a perder rompendo nap. mas claro que eles vao jogar com isso!!

ou entao fazer uma viragem brutal na nossa politica externa.

Ataulfo
Ataulfo Dita 1,948, 19:11

O problema é que não se fala o suficiente dos erros do passado, porque estamos sempre a cair nos mesmos.

Um presidente que queira fazer um acordo com a Espanha tem que considerar sempre, que mesmo que haja apenas um terço de portugueses contra um acordo, esse acordo será boicotado e não funcionará.

Não adianta fazer tratados com a Espanha. Nós não gostamos dos espanhóis e os espanhóis detestam-nos e consideram-nos uma espécie de ciganos. E isso passa para o Erepublik. É apenas necessário ver os comentários deles.

Neste momento não há nada a fazer.
Seria necessário fazer um referendo a sério sobre que futuro o país pretende seguir e isso só poderia ser feito se existissem apenas dois partidos.

O partido favorável à Espanha, que seria o do GossypPT e dos que defendem a rendição, e o partido favorável a Portugal que continue a lutar.

Essa é a unica coisa que temos que decidir.

LeonidasGTA
LeonidasGTA Dita 1,949, 03:58

Isto jamais muda enquanto cada um de nós anda a puxar para lados diferentes. E quem são os grandes prejudicados desta falta de união interna: NÓS próprios!

Neste momento o actual egoverno apenas fez o inevitável e a solução mais valida para podermos ter um futuro mais forte. As soluções que o egoverno tinha na actual situação que os anteriores governos, em especial do Hélder Medeiros, deixou temos de dar passos curtos até ganhar solidez e dps pensar em soluções independentes da Espanha

Viarizi
Viarizi Dita 1,949, 02:17

Pessoal ainda nao entenderam que sem NAP Portugal vai estar para sempre wipado?
Ja repararam que alguns dos maiores criticos do NAP ja nao teem CZ Portuguesa?
Espanha eh merd@ mas neste momento assinar um NAP com eles eh o unico caminho viavel.

luisflip
luisflip Dita 1,949, 06:40

As pessoas querem um acordo como eu e m uitos outros acordos que existem para fazer neste mundo mas com espanha não querem este acordo que é mau para nós , queremos outro acordo .
E é mau terem transferido já o dinheiro enquanto isto tudo esta em discussão, a demasiadas divergências, assim não parece um país democratico parece uma ditadura . E o mal que estão a fazer é pensarem que o acordo só poderia ser feito com espanha mas não , existem mais alternativas que não foram exploradas . Agora deitarem fora assim 1\3 do dinheiro total não me parece bem . Tanto no mundo real como aqui tudo gira a volta de interesses e de contrapartidas e o eGoverno não explorou tudo foi pelo mais facil , tenho dito .........

Ataulfo Dita 1,949, 09:14

Komenti u fshi

Ataulfo
Ataulfo Dita 1,949, 09:16

Isto nunca esteve em discussão. Tudo indica que o El Presidente foi encostado à parede e ameaçado com "ou cospes o dinheiro ou não vais conseguir nada".

E com medo de ser criticado por não fazer nada ele acobardou-se e vendeu-nos a todos por trinta dinheiros.

Ou melhor. Vendeu-nos e ainda deu os trinta dinheiros.

Maximus2504
Maximus2504 Dita 1,949, 08:46

Eu concordo com o tratado.

Mas a breve prazo deve ser renegociado de forma a podemos migrar de região, rumo a itália, depois egipto, etc para isso tem de haver troca de regiões entre portugal e espanha, mas isso só se consegue se houver confiança mutua.

De que serve andarmos sempre às turras se não saimos do buraco? Vale mais admitir derrotar e lutar por outros objectivos.

luisflip
luisflip Dita 1,949, 09:24

E queres dar aos espanhois o quê o Norte de Portugal ? O Algarve ? Os açores? em troca de quê de ´´Andorra`´ . É um preço aolto demais para se pagar para chegarmos a Italia e ao Egipto , primeiro esta a nossa soberania total de todo o território nacional e depois daí chegamos a um acordo com espanha mas com outras condições

 
Postoni komentin tënd

Çfarë është kjo?

Ju jeni duke e lexuar një artikull që është shkruar nga një qytetar i eRepublik-ës, një lojë e veçantë strategjike ku luajnë shumë lojtarë dhe që është e bazuar në vende të jetës reale.Krijo karakterin tuaj dhe ndihmoje vendin tuaj për të arritur lavdinë e saj përderisa ju mund të bëheni hero i luftës, botues i njohur ose një këshilltar i financave.