Participação Política

Day 3,168, 04:33 Published in Brazil Argentina by lobo gothic

E aí gente, como vai todo mundo ?
Faz um tempinho que eu não posto nada no jornal, mas voltei com a produção semanal.
Eu ainda não escrevi sobre holdings pra não dar conflito com o jornal do MdE, mas logo logo eu tô postando sobre isso. E também sobre as novas indústrias.

Eu sempre vejo iniciante perdido com relação a política aqui: ao mesmo tempo que a vida política é uma opção bastante atrativa, muito novato e novata não sabe quais as funções de cada político, ou mesmo qual é o procedimento para participar das eleições. Então é sobre isso que eu vou comentar hoje.

PRIMEIRAMENTE: não patrocinem este artigo. Não estou escrevendo pelos BRLs. Se querem me animar, votem nessa edição. 🙂

A partir do nível 13 todo jogador pode entrar em um partido político. (ou criar seu próprio partido, mas não recomendo). A política aqui define muitas coisas, como guerras, alianças, impostos... coisas que vão afetar a eVida de todos nós.

Todos os cargos políticos são definidos por votos dos cidadãos (presidente do país, presidente do partido...) ou concedidos pelos candidatos mais votados (porta-voz, conselheiro, ministros, etc).

Você pode ver detalhes sobre o seu partido (ou conseguir um partido) indo em “Comunidade > Meu partido”



Então essa será mais ou menos a página que você verá a seguir:



Na parte de cima você pode ver a descrição do partido e os membros que ocupam os cargos principais.



Você também tem a opção de se candidatar ao congresso ou a presidência do partido.
Antes de tudo eu recomendo: Interaja dentro do partido e busque conhecer um pouco de política antes, pra não fazer papel de doido.



Acontecem três eleições por mês aqui no eRepublik:

Eleições para Presidente do País (CP) – todo dia 5 de cada mês
Eleições para Presidente do Partido (PP) – todo dia 15 de cada mês
Eleições para Congressistas – todo dia 25 de cada mês

Eleições Para Presidente do País

O presidente é a figura que comanda o país e que lida com as principais questões de diplomacia. Devido a esse “questões de democracia”, precisa ser alguém que entenda sobre assuntos militares e, principalmente, sobre as estratégias em conjunto com países aliados.

Uma ou outra atitude mal-pensada pode dar um prejuízo econômico absurdo no país ou despertar o ódio de outras nações.

Cada partido só pode indicar um único membro para concorrer à Presidência. Os presidentes eleitos selecionam outros jogadores para cargos de confiança, como vice-presidente, governador e ministros.

Um fato que alguns jogadores se confundem é de que o presidente o ditador são a mesma pessoa. Trata-se de uma “Ditadura de proteção”. Se quiser ler a respeito do motivo, leia este artigo do Vito von Buren

Eleições Para Presidente do Partido

Na página de cada partido há um botão em que se pode clicar para competir. Cada partido possui um método de organização. Em alguns costumam ocorrer eleições prévias ou debates a respeito do assunto, para direcionar os votos.

As obrigações do presidente, mecanicamente falando, é de fato só arrumar a ordem de candidatos ao Congresso, além de selecionar o candidato que o partido apoia para CP e editar as informações do partido, se necessário.

Mas na real, vai além disso. O presidente é o representante do partido. Muitos novatos dentro do partido recorrem ao presidente para tirar dúvidas. Além disso, ele é responsável pelo bom andamento do partido, ou seja: ele cobra o trabalho da equipe. Não é um trabalho que qualquer iniciante faça com total eficiência.

Abaixo uns prints da página do partido, quando vista pelo PP (agradecimentos ao Vito, atual presidente do Nerd, que me enviou):



A única diferença é que ele pode renunciar.



É permitido ao presidente do partido indicar um candidato a presidente do país, ou mesmo se candidatar.



O presidente pode editar as informações sobre o partido.

Quando eleito, o jogador também nomeia alguns colegas pra cargos de confiança:

Vice-Presidente: assume o cargo caso o presidente renuncie. Também exerce a função de conselheiro extra, na maioria das vezes.
Porta-voz: responsável pela comunicação do partido. A maioria dos artigos oficiais são escritos por ele, além de promover a interação entre os membros
Conselheiro: são players experientes que servem como guias para o resto da equipe, principalmente para o presidente.
Secretário-Geral: ajuda o presidente a cuidar de assuntos internos.

Eleições Para Congressista

Os congressistas, com a implantação da ditadura, não têm tanto poder quanto antes. Suas atividades são focadas em votações no fórum sobre leis, liberação de verbas, apurações em CPIs e debates sobre assuntos diplomáticos envolvendo o eBrasil.

Para as eleições do Congresso, não é possível os cidadãos votarem em um candidato específico. Em eleições de congresso, se vota nos partidos:

• Só os 5 maiores partidos podem lançar candidatos ao Congresso, então se um partido menor espera ter congressistas, deve buscar se aliar a um deles.
• No Brasil há 40 cadeiras ao congresso;
• O total de votos representa 100% dos votos;
• a cada 2,5% dos votos que um partido consegue, ele elege 1 candidato. EXEMPLO: foram dados 600 votos no total, e 150 votos foram para um único partido. Esse partido teve 25% dos votos, então ele vai eleger 10 congressistas;
• O presidente do partido coloca a lista em ordem de prioridade de eleição. EXEMPLO: um partido tem 6 candidatos (A até F) e na hora de classificar ficou: B-E-A-D-F-C, e após a eleição ele só conseguiu 10% dos votos. Ele então elegeu 4 candidatos (B-E-A-D) e 2 ficaram de fora (F-C)

Para ser congressista, você deve ter uma conta no Fórum. Se você ainda não tem, faça isso:



É importante que você crie uma conta com o nome igual ao que usa aqui, ou o mais próximo possível.
Depois de criada a conta, vá em "Permissões"



Desse modo você pode pedir acesso ao grupo do seu partido no fórum. Nos grupos costumam ser discutidos assuntos específicos sobre o partido.



Basta assinalar entrar no grupo e confirmar, na parte inferior da tela.
Um detalhe importante: Sob ditadura, os congressistas ganham troféu, mas não ganham gold.

Também costuma ser adotada a criação de MPchats entre os membros do Congresso, para que ocorra a comunicação no jogo, e não só por fórum.


Então galera, acho que essas são as principais informações que os iniciantes devem saber sobre o esquema de participação política no eRepublik.
Eu espero que tenham gostado, e sintam-se livres pra dar opinião nos comentários.

Boa sorte pra quem pretende se envolver com política. Aproveitem o jogo