O Risco eBrasil

Day 2,107, 19:31 Published in Brazil South Korea by Hide.D
O país? Brasil.
O ano? 1992.

Inflação de dois dígitos. Por MÊS. Sucessivos planos econômicos se passaram, todos sem sucesso. Plano Cruzado, Plano Cruzado Novo, Plano Collor, Plano Verão. Sai governo, entra governo. Sai economista, entra economista. ninguém resolve a situação econômica.
Ao contrário da inflação, a economia não cresce. A dívida externa e interna se multiplica. O país rasteja em todos os sentidos.

Você não viveu esta época? Que sorte! Eu me lembro que recebi os meus primeiros "dinheirinhos" da minha vida nesta época. Como bom pão duro que era, não gastei, economizei. Deixei na carteira algumas semanas. Quando fui comprar algo com o amontoado de papel que tinha guardado, achando que iria apavorar na padaria, mal pude comprar um punhado de balas! Fiquei muito puto!





O país? Brasil
O ano? 2012

Vinte anos se passaram! A inflação? Sob controle! A economia? Apesar de não ser uma das que mais cresce no mundo, é estável. Tão estável quanto a situação economica e política do país. Sai governo, entra governo. Sai economista, entra economista. Os rumos macroeconômicos do país são os mesmos.
O que isso acarretou? Confiança.

Confiança do empresário nacional que sabia que podia fazer um empréstimo para pagar em 3 anos, e não ser surpreendido.
Confiança dos investidores internacionais que sabiam que poderiam colocar o dinheiro no país sem que um "comunista" estatizasse (ou melhor, roubasse) o que era seu.
Confiança de que o país não declararia moratória.




Tá, e ai você me pergunta. O que toda essa papagaiada RL tem a ver com o Erepublik????

Excelente pergunta!!

O eBrasil, em que vivemos hoje, esse do Erepublik, vive a década de 80/90 do Brasil da vida real!

Investimento, no erepublik, se traduz em uma palavra: Dano!
Confiança, no erepublik, se traduz em uma palavra: Diplomacia!

O investidor internacional não investe no Brasil. Ou seja, não luta. Porque? Porque não sabe se mês que vem, ele terá o "retorno" sobre seu investimento de volta. Não sabe se este dano será retribuido. Porque a cada mês que passa, as pessoas priorizam país A ou B ou C. Ou pior, não sabem se o país não vai mudar de lado subitamente. É a moratória do eRepublik! Maior o risco de "moratória" do seu país, menor será o investimento externo que ele receberá! Para quem acompanha mercado financeiro, uma frase é tida como regra universal: O MERCADO É AVESSO AO RISCO. O investidor investe aonde é mais seguro e aonde o seu retorno é mais garantido.




Para onde mais estendemos esta analogia?

Para o investidor nacional. Este também não investe no eBrasil. Como assim? Explico. Quantos gold buyers tinhamos a 2 anos atrás? Nossa... muitos! Já vencemos a Espanha em diversas batalhas graças a eles. Nosso dano era consideravelmente menor que o deles, mas estes investidores nacionais nos salvaram diversas vezes!
E hoje? Puxa... conto nos dedos! Talvez de uma mão só! Alguns deles ainda migraram para o exterior, pasmem!
Porque? Por falta de estabilidade. De pensamento, de gestão, de pensamento de longo prazo. Falta confiança (diplomática).



Nosso grande Warren Buffett já abandonou o Brasil, o finado Rakan.


Sinal dos tempos em que vivemos. Culpa dos nossos Collors e Sarneys. Eu, particularmente, sou um destes que deixaram de investir no Brasil já a um bom tempo. Não com dinheiro real, mas com EMOÇÃO.


Portanto, seja você do PT ou do PSDB do eRepublik, COMECE (escrevo comece porque sei que não vai acontecer da noite pro dia) a pensar mais na estabilidade do país. Faça alguma coisa neste sentido por favor!! Quantos "investidores nacionais" mais vamos ter de perder?? Quantos babyboons fail vamos ter de fazer?? Quando é que o "investidor internacional" vai passar a confiar mais em nosso país, sem risco de moratória??

Algum partido se arrisca a fazer um plano CONCRETO de curto e médio prazo, ao menos? Tenho certeza de que se fosse bem elaborado, iria decolar!

O investidor é avesso ao risco, lembre-se sempre disso! O país requer estabilidade.

Cmiralles