Maquiavelismo e Moralismo: As Ideologias do Momento

Day 1,915, 18:48 Published in Portugal Spain by Maximilian Von Evil
Maquiavelismo e Moralismo: As Ideologias do Momento

Quem olha para a política actual em ePortugal pode afirmar que não existem ideologias. E realmente não as existem, pelo menos no sentido normal a que estamos habituados. Liberalismo, Conservadorismo, Comunismo, Socialismo, etc, etc, etc, não existem, nem fazem muito sentido neste mundo virtual.

Mas se se pensar fora desses termos, na minha opinião temos duas correntes ideológicas opostas: Moralismo e Maquiavelismo.

Segundo a minha visão uma boa parte dos cidadãos de ePortugal é moralista. Acreditam que um líder deve ser, acima de tudo, coerente, honesto, isento, que deve apresentar as suas contas e que deve cumprir as suas promessas ao detalhe. Para todos os efeitos acreditam que os fins não justificam os meios.

Uma outra parte é maquiavélico, e não digo isto no sentido pejorativo. Estes indivíduos acreditam que em certas ocasiões, ou mesmo em todas, os fins justificam os meios, e estão prontos a enganar, omitir, disfarçar, ou pelo menos a aceitar tudo isto em prol de um fim qualquer que consideram superior.

Não vou enumerar exemplos de jogadores que pertencem a um campo ou ao outro, até porque não é um exercício fácil. Na vida real, por exemplo, existem muitos moralistas que são maquiavélicos e que a própria imagem criada é um meio para atingir um fim, e acredito que o mesmo seja realidade aqui.

Igualmente, não estou a tentar sugerir que uma ideologia será "melhor" que a outra. É provável que os elementos de ambas os lados estejam a lutar para os mesmos objectivos, apenas usando métodos diferentes.

Pessoalmente, e como referi num comentário a um artigo, estou disposto a tolerar qualquer um dos lados desde que sejam eficientes, e estou disposto a esperar para ver os resultados finais de forma a analisar essa dita eficiência.
Isso faz de mim um indivíduos algo maquiavélico, outros pensarão de outra forma, mas de todas as formas, acredito que é por estas linhas, maquiavelismo e moralismo, que ePortugal se divide ideologicamente neste momento.