[Proposta] eCongresso no Exilio

Day 1,922, 15:09 Published in Portugal Spain by Maximilian Von Evil


Nos últimos dias anda-se a pedir ideias, sugestões, propostas, etc, etc, para se sair desta crise em que nos encontramos. Sendo uma pessoa complicada, vi logo um problema, logo a minha proposta para se sair da crise não é tanto uma proposta para sair da crise, mas sim uma proposta para se começar a pensar em como sair da crise.

Vou elaborar melhor. O problema que vejo no diálogo cívico e político ePortuguês (quer dizer, UM deles) é que se encontra muito fragmentado. Cada um atira para o ar ideias, umas mais vagas, outras mais concretas do que se fazer, e no final não se faz nada porque não existe estrutura para dar continuidade ás variadissímas sugestões. Aliás, pior, não existe estrutura para consolidar ideias num plano nacional. O que temos, neste momento, visto não existir congresso, é um único líder com poder absoluto durante um mês, que aplica o seu plano e que o próximo líder irá mudar completamente no mês seguinte.

É fácil de ver como um líder se pode sentir isolado nesta situação. E acredito que a comunidade deveria ajudar o presidente a ajudar a comunidade.

Portanto, deveríamos, na minha opinião, reunir um congresso informal, fora da estrutura do jogo, um congresso no exílio (O fórum deve ter uma ferramenta de votação, logo pode-se fazer por aí). A função dos congressistas seria a de reunir ao máximo as opiniões dos Portugueses e construir a partir delas o seu projecto. Os portugueses depois elegem os defensores de um projecto com que concordem (vários candidatos podem ter o mesmo projecto, os partidos existentes até podem formar projectos partidários) para o congresso no exílio. Nele, através de um debate (que se espera) racional, o objectivo seria chegar a uma posição de compromisso, e apresentar finalmente um plano nacional realista para os próximos meses.

A comunidade iria beneficiar com o regresso da democracia representativa, visto que haveria mais consolidação de propostas e ideias, e o Presidente iria beneficiar de ter um grupo de representantes com o qual poderia trabalhar, e através do qual poderia ter uma conexão maior com o desígnio popular.

E pronto, isto são os meus two cents sobre a questão das propostas...por favor critiquem, comentem, adicionem, ou então cantem a Grândola Vila Morena