[P.A.R. 1ª Turma] Relato do período 1

Day 1,646, 18:36 Published in Brazil Brazil by TauronRS


Impressões da 1ª rodada do P.A.R. 1ª Turma

Bom, esse artigo relatará os acontecimentos relativos ao fechamento do primeiro período de funcionamento do programa.
Para quem ainda está por fora, aconselho a leitura dos seguintes artigos:
Artigo 1
Artigo 2

Agora, com todo mundo por dentro do funcionamento, vamos aos fatos!

O programa começou suas atividades oficialmente no dia 07/05/2012. Conforme o funcionamento da Turma (explicado no artigo citado acima), foi acertado que todos os membros deveriam repassar seus ganhos para o Controlador (este que vos escreve), para que este repassasse a verba da primeira salt para o membro escolhido. Todos os membros foram avisado por MP da data e valor de depósito com 2 dias de antecedência, conforme regulamento.
Todos fizeram o depósito conforme o combinado dentro do prazo estabelecido (apesar de algumas corridas de última hora, hehe), com a exceção do jogador underbr.
Esse jogador se mostrou ausente durante o programa, e apesar de todos os apelos por MP, procurar infinitas no irc... nunca consegui contato com ele (sequer adicioná-lo como amigo).
Assim, o grupo ficou sem a parcela que cabia ao underbr e sem poder fazer a compra da salt.
De comum acordo entre os membros, resolvemos não esperar mais pelo underbr e reestruturamos o programa para 9 jogadores. Assim, tivemos uma baixa no programa antes mesmo da 1ª compra de salt.
Com menos um jogador, refizemos os cálculos para um depósito/prazo extra para arcarmos com a primeira compra. Esse prazo terminou ontem às 24hs e não tivemos mais problemas com o pagamento. Assim, acabamos de comprar nossa primeira salt com sucesso!

Minhas impressões:

Para mim, o ponto chave para o funcionamento do programa é a comunicação entre os membros. Afinal, se o cara não é muito ativo e às vezes passar um dia sem produzir é problema dele, pois o depósito ele deve fazer igual. Agora, se por causa dessa inatividade ninguém conseguir falar com ele para avisar dos depósitos, então a coisa realmente fica complicada.
Portanto, é primordial para o sucesso do programa que todos os membros tenham sido cuidadosamente escolhidos. De preferência (podem me bater agora) da mesma “panela”. Digo isso porque é muito mais fácil de se entrar em contato quando os jogadores já se conhecem entre si, participam de outras atividades juntos (por exemplo: se não todos, a maioria dos membros está no exército, sendo muitos deles até mesmo do mesmo pelotão).
O controle financeiro, obviamente, é outro ponto chave. Porém depende muito menos de pessoas (variável extremamente difícil de lidar) e muito mais de uma planilha bem montada. Este controle deve ser rígido, pois é fácil se complicar nas contas, especialmente por não dispormos de uma org para centralizar a gestão.

O jogador excluído

Ainda não consegui entender o que aconteceu com o jogador underbr. Talvez ele tenha tido algum problema na RL (isso vira desculpa para tudo aqui...) mas ficar sem contato por tanto tempo, sem ao menos uma mensagem tipo “ó, não vai dar mais para mim pessoal: estou fora!”... não entendo mesmo.
O que ocorre é que o underbr pegou duas salts financiadas pelo governo e sumiu e esse é um caso que merece atenção dos gestores governamentais. Não se pode aceitar que um jogador receba uma ajuda e depois abandone o programa sem dar o devido retorno.
Se ele teve problemas na RL e essa atitude realmente não foi de má fé, acredito que ele não terá problemas em devolver o investimento feito nele para o governo, de modo a “limpar” seu nome.
Agora, se ele continuar ativo e se negar a devolver o investimento, acho que podemos caracterizar um ato de má fé contra o governo ebrasilero não? Enfim, eu não botaria dist nenhuma na mão de um jogador assim.

TauronRS
Controlador da
1ª Turma do PAR