[Ditadura] Há vantagens neste sistema político?

Day 2,712, 04:28 Published in Portugal Portugal by General Destroyer



Nos últimos dias tem-se debatido bastante as vantagens e desvantagens da implementação da Ditadura face ao sistema que antes estava em vigor.

Defendem os apoiantes da Ditadura que o sistema que antes vigorava - Governo e Congresso - era um sistema inquinado, em que meia dúzia de jogadores controlava os dois órgãos políticos e defendiam interesses pessoais em detrimento dos interesses da Nação.

Não vou sequer perder tempo - meu e vosso - a recordar quantos elementos ligados ao Grupo Ditatorial já foram presidentes do País ou estiveram em Governos e Congressos no último ano. Adiante.

A verdade é que o sistema político que se encontrava em vigor funcionava. Muitas das medidas que visavam melhorar e proteger o País eram frequentemente debatidas no fórum eRepublikPT e procurava-se que cada congressista melhorasse as propostas em cima da mesa. Nem todos participavam, é verdade, há mesmo partidos que têm como política uma oposição total ao fórum. Estão no direito deles. Mas as coisas eram conversadas, debatidas, analisadas entre todos os que queriam participar na mesma.

É claro que nem tudo corria bem e a guerra do UK é um claro exemplo disso. O CP entendeu que deveria dar o tudo por tudo, o congresso e, sobretudo o MoF, entenderam que não e fechou-se a torneira numa ronda decisiva. De que lado está a razão? Depende do ponto de vista e sentimento de quem analisa a questão.

Mas a verdade é que o NE que nos levou ao UK, bem como o AirStrike à Holanda foram debatidos, discutidos e votados por todos os congressistas que o quiseram fazer. Basta ir à página de leis de Portugal (em http://www.erepublik.com/pt/country-administration/Portugal/1) e facilmente constatam que cada uma das leis foi aprovada com uma esmagadora maioria.

Assim sendo, como se pode dizer que o congresso é dominado por um grupo de jogadores? Que jogadores são esses que controlam até quem não participa do Fórum? Pois…



Mas e com a Ditadura? Quem decide as coisas afinal? Quantos jogadores tomam as decisões, votam as leis, escolhem se um NE é ou não aprovado?

Bem, basta ver a mais recente lei de doação de verbas do Estado que se encontra em votação (ver http://www.erepublik.com/pt/main/law/Portugal/158897 para se perceber rapidamente que apenas o Ditador pode votar e escolher para onde vai a verba de 90 000 PTE. O Ditador escolheu a org Governo ePortugues, uma conta que só ele controla e à qual só ele tem acesso.

Para que quererá ele esta verba? Não fazemos a mínima ideia porque, ao contrário do que sucedia quando o Governo e Congresso tinham poder de decisão e de voto (os congressistas), nada foi debatido, nada foi explicado. Esperemos que estas verbas não acabem nos bolsos do Ditador de turno. Já não bastava ter lutado contra os seus próprios irmãos, agora ainda ficava com o rótulo de ter roubado o próprio Estado.

Amanhã, Dia da Liberdade em Portugal, haverá eleições para o Congresso. À semelhança do que sucedia na Assembleia Nacional, os congressistas que amanhã vão ser eleitos, vão ter uma função meramente decorativa. Isto é, são eleitos mas não têm poder de decisão algum, uma vez que esse irá continuar nas mãos do Ditador de turno.

Será isto que os portugueses querem para o seu País? Será isto que consideram uma melhor opção para o País do que o sistema em que se vivia anteriormente? Será que querem um sistema em que apenas um decide por todos? Em que apenas um escolhe o rumo do País, a política que deve ser seguida? Apenas um escolhe os aliados que devemos ter? Apenas um decide qual o destino das verbas do nosso País?

Eu sei que não quero a Ditadura. E vocês?


24.Abril.2015



~~~~ DIVULGUEM ~~~~
[Ditadura] Há vantagens neste sistema político?
http://www.erepublik.com/pt/article/2518837/1/20