Portugal vence Euro 2016: O Resumo

Day 3,157, 12:50 Published in Portugal Croatia by jonhyscp

Depois de uma festa de 2 dias, decidi escrever um artigo sobre a vitória de Portugal. Um Europeu em que Portugal teve o apoio total dos emigrantes que faziam questão de marcar presença diária à porta do centro de estágios em Marcoussis, e que por vezes receber resposta dos jogadores portugueses.
Um Euro que parece que tudo se conjugou para a seleção chegar ao titulo, calhando num grupo teoricamente acessível, passando em 3º aos 94' do jogo da Islândia, evitando as seleções mais fortes até à final. Apenas com um contratempo, que pode ter sido uma amostra do que CR7 fará quando pendurar as botas. Fernando Santos foi a figura da seleção, criticado por muitos, criou um espírito de grupo único que levou a seleção ao seu primeiro troféu numa grande competição. Amanhã não percam o artigo da festa de ontem.
Rui Patrício sagrou-se o melhor Guarda-Redes do Europeu, ficando no melhor 11 acompanhado de Pepe, Raphael Guerreiro e Cristiano Ronaldo. Renato Sanches foi eleito pela UEFA, o melhor jogador jovem do torneio.

Fase de Grupos
Portugal 1 - 1 Islândia - 14 de Junho de 2016 20:00
A fase de grupos não correu da forma prevista, quer por parte dos adeptos, quer, certamente, pela parte dos jogadores. Depois de estar a vencer por 1-0 frente à Islândia, com golo de Nani aos 31 minutos, fazendo as gargantas dos 15 milhões ouvirem-se pela primeira vez por todo o mundo, o balde de água gelada surgiu aos 5 minutos da 2ª parte, gerando também a primeira surpresa provocada pela Islândia que acabaria por conseguir o seu primeiro ponto na competição.


Portugal 0 - 0 Áustria - 18 de Junho de 2016 20:00
O jogo em que começaram a soar os alarmes e que deram inicio a uma campanha de ridicularizarão por parte da imprensa internacional, não à nossa seleção como também ao seu capitão Cristiano Ronaldo, depois de este ter falhado um penalty que provavelmente daria o triunfo de Portugal. "Portugal pratica um futebol nojento" foi o que o "20 minutes" publicou a seguir ao jogo.
Após o jogo, Fernando Santos reforçou a sua ambição afirmando "já disse há minha familia que só volto para casa dia 11, e vou ser recebido em festa"


Portugal 3 - 3 Hungria - 22 de Junho de 2016 17:00
Foi, certamente, um dos jogos mais empolgantes e de maior nervosismo para os portugueses. Portugal entrou a perder com um remata rasteiro e colocado à entrada da área, depois de um mau alivio de Nani, qque se viria a redimir à chegada ao intervalo empatando o jogo. Tendo apresentado durante a primeira parte um futebol atacante, mas sem eficácia (o que já vinha a acontecer nos jogos anteriores), era espectável que a reviravolta surgisse na segunda parte. No entanto, esta abriu logo com um golo de livre da Hungria, no qual a bola bate na barreira e trai Rui Patrício. Cristiano Ronaldo abre então o seu livro de golos, e de que forma. CR7 respondeu a um cruzamento vindo da direita com um toque soberbo de calcanhar. A Hungria marca o 3-2 logo a seguir, com mais um golo que ressalta num jogador português, e Ronaldo acaba por conseguir o empate com que viria a acabar a partida, com uma cabeçada imperial, acabando por ser o melhor em campo.
Portugal acaba assim em 3º, fruto do golo aos 94 minutos da Islândia, o que significava que evitaria os candidatos até à final.

Oitavos-Final: Croácia 0 - 1 Portugal - 25 de Junho de 2016 20:00
O adversário era considerado a melhor equipa da fase de grupos, tendo ficado em primeiro no grupo da Espanha. Adrien Silva fez a sua estreia e conseguiu anular completamente o motor de jogo da Croácia, Luka Modric. Um jogo muito tímido das duas equipas que apenas foi decidido nos últimos instantes da partida, depois de enorme defesa de Patricio, arrancada estonteante de Renato Sanches, falha de Ronaldo e, por fim, encosto de Quaresma, ou "lelito" para Cristiano Ronaldo. O miúdo de 18 anos, Renato Sanches, é eleito melhor em campo no final do jogo.

Quartos-Final: Polónia 1 (3) - (5) 1 Portugal - 30 de Junho de 2016 20:00
O jogo em que Renato Sanches se estreia a titular e logo com o golo que garante o empate e que nos leva para as grandes penalidades, depois de nos encontrarmos em desvantagem desde muito cedo no jogo, devido a um lance em que Cédric comete um erro que acaba por resultar no golo de Lewandoski. Nos Penaltys, acontece um dos momentos de capitão de CR7 em que chama Moutinho para marcar o terceiro, e que se perdessem... também marcado por um momento de irreverência de Renato que assumiu a 2ª GP. Todos marcaram para Portugal, e Patrício fez um grande voo para as meias-finais. Renato Sanches é eleito pela 2ª vez melhor do encontro, em que Pepe foi imperial na defesa.

Meias-Finais: Portugal 2 - 0 - País de Gales 6 de Julho de 2016 20:00
Antes do jogo, Ronaldo e Bale desvalorizaram o confronto entre ambos dizendo que seriam duas seleções em jogo e não apenas dois jogadores. Primeira parte muito tática de ambas as partes e inicio de segunda parte que matou o jogo. CR7 desafiou as leis da gravidade, elevando-se a 83 cm e mantendo-se no ar até que a bola lhe chegasse, e depois faz assistência para Nani. Bale tenta remar contra a maré mas Patrício nega-lhe o golo por várias vezes.

Final: Portugal 1 - 0 França - 10 de Julho de 2016 20:00
Jogo marcado pela praga de traças no Stade de France. Jogo que começa mal para Portugal depois de uma entrada de Payet sobre Ronaldo aos 5 minutos, que o levaria a abandonar a final aos 30 depois de tentar por duas vezes permanecer em campo, deixando a maior parte dos portugueses com lágrima no olho, chorando com o capitão.
No entanto o capitão assumiu o comando fora do campo, comportando-se como se fosse treinador e apoiando, não Fernando Santos, mas também toda a equipa. A França foi muito mais ameaçadora no tempo regulamentar mas todos os remates esbarravam na muralha Rui Patrício. Até que ao minuto 109', Éder, entrado para o lugar de Renato Sanches, foi o herói improvável ao marcar o golo decisivo da vitória de Portugal no Euro 2016.