POLÍTICOS QUE NÃO LARGAM O OSSO NO EBRASIL.

Day 3,324, 07:58 Published in Brazil Brazil by 1.x.x.x.x.x


POLÍTICOS QUE NÃO LARGAM O OSSO



Estava lendo um artigo hoje na nossa tão rara mídia e me surpreendi com uma interessante abordagem sobre a política, feita pelo articulista Gianazzi. O artigo veiculado em seu jornal chama-se LEI DA MATURIDADE DO CARGO.

Naquele artigo, o autor sugere que deve haver maturidade para ocupar cargos políticos, de modo que os novatos deveriam acumular experiência antes de entrar na política.

Não sei se concordo exatamente com a ideia proposta pelo articulista, mas ela chamou a minha atenção para outro fato.

Maturidade, segundo o Google, significa "estado, condição (de estrutura, forma, função ou organismo) num estágio adulto; condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida".

Nós sabemos que as coisas vivas apresentam os estados de imaturidade, plenitude (ou maturidade) e decrepitude, ou em outras palavras, nascem, crescem, se desenvolvem, atingem o estado adulto, envelhecem e morrem.

Tenho comigo que os jogadores do eRepublik também são assim, principalmente os políticos.

Eles nascem, se envolvem na política cheios de ideais, trabalham, se decepcionam, e normalmente se afastam para fazer outras coisas mais interessantes, antes de "apodrecer e morrer".

Mas nem todos... alguns apodrecem agarrados no pé. Não soltam nunca o talo que os prendem ao poder.

Podemos ver isso na lista de candidatos da ARENA, que é o Partido "dominante" no país, mas que também é "dominado" por políticos de carreira interessantemente longa...

Apenas para se ter uma ideia do que ocorre, e evitando ser injusto, elegi um critério objetivo de 30 eleições ao Congresso Nacional. Acho que 30 é um número justo. Façam as contas e vejam quanto tempo "mamando" significa 30 eleições.

Vejamos a página das eleições:

O ARENA, dentre os primeiros candidatos tem 04 sujeitos nessa condição:



DARTH CLAUDIO = 39 vezes Congressista

dbPand = 30 vezes Congressista

Dhanke = 36 vezes Congressista

teneverton = 31 vezes Congressista

A PANELA tem um candidato nessa condição:

Gulitiwi = 35 vezes Congressita

Os outros partidos não tem.

E como devemos ver isso, especialmente sobre o Partido ARENA.

Eu concluo que o ARENA mantém a aparência de promover a inclusão de novos jogadores enquanto na verdade os novos jogadores servem de instrumento para a manutenção do status quo, servem para que alguns fiquem agarrados para sempre ao cabo do poder.

Como lembrou o Bonna em um interessante comentário, é bom para a Democracia o ARENA ter um presidente que se perpetua no cargo, que já foi PP 17 vezes? Esta resposta cabe aos afiliados do ARENA.

Mas para o eBrasil, na minha opinião, não é bom ter um Congressista eleito pela 40ª vez.

"Quer ter opinião? Compre um jornal" (Assis Chateaubriand).