Ferramentas do Poder - Part IV - Autoridade

Day 1,783, 18:09 Published in Portugal Spain by Helida fragoso
Lei da autoridade

As pessoas estão mais susceptíveis de seguir as direcções ou recomendações de um comunicador a quem eles atribuam uma relevante autoridade ou experiência.
Paralelamente as pessoas tendem em obedecer a figuras de autoridade, mesmo se estas peçam que elas desempenhem actos questionáveis.

Lei Observada

Uma série de experiências foram efectuados na Universidade de Yale em 1960

Pessoas vulgares eram convidadas para supostamente participar, num estudo sobre os efeitos da punição no aprendizado.

(investigador- professor - aprendiz)

Cada pessoa era colocada no papel de "professor" e pensava que a pessoa no papel de "Aprendiz" seria outro voluntário.

Na verdade, tanto o "Aprendiz" como o "Investigador" pertenciam a equipa do projecto.

O Investigador/cientista , vestido com uma bata branca,uns óculos grossos,ar sério e munido com um bloco de notas , transparecia autoridade.

O "Professor"(testado) iria ajudar o "Investigador" a prender o "aprendiz" numa cadeira e a ligar dispositivos nos seus braços que enviariam um choque eléctrico.

Em seguida, o pesquisador lia uma pergunta, e se o "Aprendiz", responde-se de forma incorrecta,
O "Professor "era instruído para ligar um botão que supostamente administrava um choque.

Existiam diversos botões que foram ditos ao "professor" que administravam choques progressivamente maiores, o ultimo, vermelho e com o sinal "Perigo de morte".

No progresso dessa experiência (teatral) o "aprendiz" ao receber os "choques",
Em primeiro lugar estremecia, em seguida dizia "isso dói!", Então pediria para pararem com a experiência, , depois gritava, depois pedia clemencia , depois berrava e chutava em pânico , e finalmente sucumbia a espumar da boca e aparentemente morto.

O "Pesquisador", frio continuaria a instruir o professor na administração do próximo choque,

Antes do experimento, o autor do estudo, pediu colegas, estudantes de pós-graduação e Psicologia que percentagem de indivíduos iria obedecer de forma passiva e ligar todos os interruptores até ao ultimo "moral",

e as respostas invariavelmente tinha sido na faixa de 1% a 2%.

O resultado:

65% dos "professores" foram até ao fim (supostamente matarem o pobre do aluno)

Eles imploravam ao "Investigador" para interromper a experiência, eles suavam, punham as mãos na cabeça e diziam: "Isso não pode continuar."
Mas no fim, eles obedeciam.


Lei Observada II

Cialdini cita um estudo de fazer tremer, onde uma pessoa desconhecida usando o título de "doutor" deu instruções incorrectas de medicamentos - por telefone - para enfermeiras muito experientes.

Mesmo as instruções sendo claramente erradas, as enfermeiras não usaram o seu próprio julgamento clínico. Em vez disso, as instruções do "médico" foram seguidos de 95% do tempo.

Lei Observada III

Maquilhar-se de autoridade.

Símbolos de autoridade são muito poderosos.
Os títulos podem influenciar a nossa vontade de ser convencido:. Médico, MD, Ph.D, advogado, Dr, Sr Engenheiro etc, etc, etc (oh relvas oh relvas o que andas a ler relvas)

Roupas também comunicam de autoridade, incluindo uniformes, policia, bombeiro, exercito, mecanico,etc

Numa experiência, um pesquisador, com um carro de alta cilindrada e vestido de oficial graduado, fica parado no semáforo muito depois de ele ficar verde,

As pessoas demoram 3x mais tempo a começar a apitar, do que o mesmo pesquisador vestido de forma regular e num calhambeque.

Actores também se vestem de autoridades em anúncios de TV o tempo todo,
Quando querem promover um produto especifico mesmo que eles não tenham qualquer conhecimento sobre o produto.

Lei observada Erepublik

Um player seu icon nível 20, escreve um artigo

bem elaborado e defendido e é recebido com critica, desprezo e cepticismo.

Um Player nível 100, que envie um artigo por engano e saia um artigo em branco é capaz de ter + 100 votes e até comentários de "concordância"

(eles pensam: talvez seja uma nova forma de manifesto, ele é muito experiente certamente sabe o que faz, vamos todos apoiar. para ficar bem visto aos seus olhos)

Lei observada Erepublik II

A EDEN ordena-nos para nos lixarmos em eportugal porque existem coisas melhores onde investir o nosso tempo.. imaginem lá o que os Tugas fazem?