BUROCRATAS X POLÍTICOS ?

Day 2,628, 15:33 Published in Brazil Brazil by DARTH CLAUDIO






Saudações amigos,

Hoje novamente trago uma questão muito importante sobre nosso cotidiano aqui no Erepublik e particularmente em nossa comunidade.

Hoje falarei de um debate que existe a anos em nossa comunidade e que recentemente foi reaceso da forma mais controversa possível.

E ao final uma foto bônus do homem do povo com uma celebridade do esporte mundial!!!






Em nossa comunidade os cargos da burocracia governamental, rotineiramente são indicados pelo Presidente e por seus Ministros que montam suas equipes.

E este presidente com raríssimas exceções, é um membro politicamente ativo de nossa comunidade.

Digo raras exceções, porque vez por outra, surge um jogador egresso do ramo militar que envereda pela política. Mas, via de regra são os partidos que dão start as candidaturas.





Mas, aqui em nossa comunidade vez por outra surge o debate sobre ""profissionalizar"" os postos dos Ministérios. Notadamente os ligados ao Ministério da Defesa, bem como, o do Ministério da Relações Exteriores (MOFA) por serem ministérios estratégicos para todo e qualquer governo.

Essa profissionalização consistiria em se manter as equipes desses ministérios independente de que partido ou coalizão estivesse no poder.

E nesse ponto chegamos ao impasse.

Pois vejam bem, digamos que, por exemplo, o presidente do Partido Civil, tivesse que conviver com uma equipe formada majoritariamente por membros do Partidos Circus, ou vice versa

Naturalmente ocorreriam rusgas entres Presidente e equipe, inclusive, com a possibilidade real de sabotagem!!!





Darei agora um exemplo real sobre isso.

Como todos sabem o povo já me conferiu a honra de ser Presidente do país duas vezes, sendo que eu resolvi efetivar minha primeira candidatura um ano antes, e resolvi me preparar para a empreitada.

E, em certo mês, eu estava na equipe do Mofa, em posição menor que a de estagiário, na verdade eu era apenas um observador, e fiquei assombrado com o que vi.

Pois, a comunicação mais utilizada entre Presidente e Ministros e equipe são os mpchats, e no mpchat do Mofa daquele mês, o Presidente praticamente não se pronunciou. Sendo que a equipe não parava de trabalhar, pois o fazia por contra própria, seguindo sua agenda e tratando de seus interesses!!! Aquilo me chocou profundamente e corroborou tudo que se falava á época. Ou seja, a equipe se mantinha a meses e já não prestava mais contas a ninguém, agindo por conta própria! Formando uma dita panela.

Na outra vertente, temos o evento de um partido ser alçado ao poder e ao fazer uso de deus quadros, indicar uma equipe de pessoas dedicadas, porém sem experiência na função.

Logo, achamos defeitos em ambos os modelos!!!





Recentemente, após valorosos governos que se sucederam após o wipe, tivemos a manutenção de uma equipe por um período superior ao habitual, digo por habitual pois após a queda do antigo regime, essa não foi a regra, e esta equipe majoritariamente apoiou a chapa derrotada na eleição passada, que inconformada com o resultado do pleito, começou pesada oposição ao governo legitimamente eleito (assunto este que ainda será abordado em artigo próprio).

Como consequência, ficou claro, que por mais profissional que se mostre a equipe, sempre ocorrerá a contaminação política. E diante desse fato, precisamos trabalhar sobre essa realidade.

Visto que, jamais se poderá obrigar um Presidente a trabalhar e confiar em seus desafetos políticos como membros da burocracia estatal. Da mesma forma ocorre com a equipe que pode não confiar em um CP (Country Presidente) eleito.

Diante do impasse, e com a necessidade de buscarmos o melhor para o Estado brasileiro, temos a obrigação de discutir e debater o tema, e , me ocorreu a solução a pouco, o que ensejou a publicação deste artigo, ou vejamos:

1 - jamais poderemos ficar reféns de uma mesma equipe de ministério

2 - nenhum presidente pode ou poderá ser tolhido de se cercar de pessoas de sua confiança

3 - um ministério, seja ele qual for, não pode ser composto por pessoas sem experiência.






Logo, temos a obrigação de formar quadros mês a mês para a burocracia estatal!!

Na Arena já a alguns meses, colocamos membros em todos os ministérios, com o fulcro de qualificá-los, isso claro, quando o governo eleito nos permite, por afinidade ou necessidade.

E entendo que essa renovação deveria não ser algo facultativo ou opcional, mas sim uma obrigação de todos os governos, com a inserção de jovens membros em todos os ministérios com a delegação de tarefas!!!

Apenas com essa qualificação que deve ser buscada pelos partidos, pois são esses que efetivamente irão municiar os ministérios com mão de obra para as funções de Estado. Formaremos novos burocratas profissionais, e o mais importante, pdoeremos revelar lideranças nas esfera governamental

Finalizando, parabenizo ao trabalho que foi realizado no último ano no MDE pelos Ministros Eikke e Sir Greg, e no MDC* primeiro pelo Ministro Maxweel Fernandes e agora pelo Ministro RickAdams, que qualificaram dezenas de jogadores para as funções de ambos os Ministérios

Bem, o artigo expôs minha opinião sobre o delicado tema, mas conclama toda sociedade ao debate, salientando mais uma vez, que jamais as forças democráticas se deixarão aprisionar por panelas que exercem o poder em benefício próprio e não no de nosso amado eBrasil.



DARTH CLAUDIO
Cidadão do Brasil
















FOTO BÔNUS

CHORA DE INVEJA LIXOSO!!!!!!!!!!!!!!!