[Partido Social] Novatos: Qual a melhor estratégia para Portugal?

Day 2,694, 08:14 Published in Portugal Portugal by General Destroyer


Boa tarde portugueses

Depois de algum interregno devido ao período Pascal, o Partido Social está de volta com os seus debates em torno de temas que consideramos ser do interesse de todos.

Desta feita, o tema que aqui trazemos nesta edição, versa sobre os novatos e qual a melhor aposta que o País deve fazer para aumentar as taxas de retenção dos novos jogadores, como forma de fortalecimento da comunidade a médio e longo prazo.

Desta feita decidimos entrevistar dois jogadores com forte ligação ao apoio a novatos e que, à sua maneira, nos podem dar algumas luzes de quais as melhores estratégias a seguir.

Deve a aposta na formação ser estatal? Ou deve ficar a cabo das Unidades Militares? Qual a melhor forma para um novato progredir: lutando sempre ou apostando essencialmente no treino? Estas foram algumas das questões que lançamos aos dois entrevistados desta semana.

Entrevista - Novatos: Qual a melhor estratégia para Portugal?

1.) Durante algum tempo, Portugal fez um forte investimento nos novatos, levando a que tivéssemos uma das mais fortes D1 a nível mundial. Achas que, nos actuais moldes do jogo, faz sentido manter uma estratégia dessas?
2.) Para quem inicia uma conta no eRepublik este pode ser um jogo muito desmotivante já que para conseguir competir de igual para igual com os outros é necessário fazer um forte investimento inicial em gold (seja com dinheiro RL ou não) para pelo menos colocar os campos de treino nos níveis máximos. Num cenário destes, como se consegue motivar os novatos a continuar no jogo?
3.) Uma das eternas “lutas” na nossa comunidade é sobre se os novatos, e mais concretamente os D1 e D2, devem ou não lutar ou se devem apenas treinar diariamente para ganharem força. Como analisas esta questão?
4.) A nível político é incontestável que esta não só não é das comunidades mais activas no eRepublik como também é uma comunidade extremamente conflituosa. Será este um motivo para muitos jogadores, sobretudo entre os mais novos, acabarem por desistir do jogo, talvez não se sentindo minimamente acarinhados pelos jogadores mais experientes?
5.) Exceptuando as MU’s, actualmente não há, a nível estatal ou minimamente organizado, qualquer forma de recepção aos novatos (recordo os exemplos do eRepublik para Noobs, o Armas por Portugal e o SeT, entre outros). Achas que esta falha deveria ser corrigida ou a recepção aos novatos deve manter-se essencialmente ao nível das MU’s?
6.) No teu entender, que estratégias deveriam ser seguidas para captar novos jogadores para a comunidade portuguesa?



Alvaro Cunhal


1.) Bom, eu até discordo que houve investimento nos novatos, aquilo que houve foi um grupo de jogadores que quis formar um projecto e teve um contributo para haver uma elite na Divisão 1 e 2 de Portugal.
Contudo esse grupo teve interesses pessoais e não estimou o interesse colectivo, bastava algumas vozes discordantes e eram de imediato expulsos. Por isso acho ser necessário um projecto isento de partidos e unidades militares.
Quero também acrescentar que eu acho o investimento na Divisão 1 algo que deva ser feito sem interrupção esteja como estiver o jogo, até porque a D1 de hoje será sempre a futura D4. Se não tivermos jogadores na D1 ... não teremos renovação da população suficiente para compensar as desistências nas outras divisões.

2.) Bom, não vale a pena esconder, sabemos que 98% dos jogadores que se registam não voltam no dia seguinte e depois nestes últimos 2%, outros 98% não estão aqui mais do que 1 ou 2 semanas. Cabe à comunidade de determinado país, estimar os 2% dos 2% e tentar que eles fiquem no jogo. O jogo está sempre em mudança, coisa que outros jogos não o fazem, ou seja, se investires neste jogo em fábricas amanhã elas poderão dar prejuízo e ficares sem o investimento que tinhas. Como tal, não podemos controlar minimamente o futuro, mas com um projecto bem montado que englobe parte da sociedade seria possível aliciar os jogadores a irem-se mantendo no jogo. Não acho que passe por jogos ou palavras cruzadas que os podemos cativar, terá sempre de haver alguma vontade em ficar e da nossa parte investir neles, torna-los fortes e contribuir para lhes retirar as dúvidas. A bola estará sempre na posse do novo jogador.

3.) Bom, antes de tudo é preciso saber que tipo de jogador é o "tal" novato.
Repara, eu sempre considerei este jogo, um jogo politico. Na altura que iniciei o jogo outros achavam que isto era um jogo económico e ainda havia outros a achar que isto tudo era um jogo militar.
Tendo ideia que a economia será muito difícil para qualquer jogador que entre, visto eu já ter bastantes fábricas e o profit não me tem aumentado ... tem estabilizado porque tenho adquirido mais fábricas, compreendo que este campo poderá estar à partida fora de ideia. Portanto, resta ao jogador enveredar pela politica ou campo militar, estou certo que o jogador quando entra começa de imediato a lutar, será isso benéfico? Eu penso que deverá haver um equilíbrio. Partindo do principio que o jogador quer ser um militar, ele deverá treinar nos primeiros tempos até ter alguma força para fazer algum dano. Se o objectivo for ser politico ... o campo militar será uma segunda opção e poderá sempre fazer o que entender ... ou luta tudo quando quer ou então apenas faz a DO e vai juntando a barra e a força para um dia mais tarde ter algum impacto no campo de batalha.

4.) Concordo contigo quanto à conflituosidade. Várias vezes tentei ceder e tentar que houvesse o mínimo de entendimento mas é impossível, praticamente estaremos sempre em desacordo porque não há um sentido de responsabilidade nacional. A politica mudou muito e novos actores apareceram, contudo não houve uma renovação de sucesso e este último ano praticamente nem se renovou. As minhas criticas são de alguém que joga isto à cerca de 5 anos e que portanto viu várias etapas da nossa vida politica, antigamente tínhamos alguns assuntos que a maioria da população concordava e tinha gosto em respeitar, como por exemplo durações de acordos de acordo com o mandato, tínhamos também uma ideia de que não valia tudo para se atingir os fins e era uma politica de maior qualidade.
Seria interessante um consenso nacional para englobar um projecto forte com vários "padrinhos" e "madrinhas" e de forma isenta conseguirmos manter aqui jogadores e ao mesmo tempo evoluí-los. Repara que existem uns 10 partidos e há excepção de meia dúzia de jogadores, todos seriam de esquerda. Mas se reparares não existe nada de esquerda a nível governamental, basta ver o investimento no MDS a rondar os 0cc.

5.) Penso que o investimento nos novatos tem de ser garantido pelo estado e complementado nas unidades militares. Falando dos 3 projectos, o SET era apartidário, o eRepublik para noobs também era e o ApP também foi.
Ou seja, um projecto a nível governamental também poderia ser apartidário e sem ligar a cores das unidades militares, conforme eu disse na pergunta 1, não podemos estar reféns de um investimento que tenha como objectivo investir nos novatos tendo outro tipo de retornos. Precisamos sim de algo isento a todos os níveis pois o importante, pelo menos no ApP, é e era sempre o jogador, nunca falávamos em politica e nunca indiquei unidades militares a quem participou nas várias fases do projecto.
Repara que estes projectos poderiam dar lugar a um novo que além de vários jogadores a trabalhar a sério, poderia com ajuda de um fundo privado e outro estatal suprir todas as necessidades. Repara que eu à mais de 1 ano apresentei ao congresso uma ideia em que eu daria ao estado 120K e o estado daria-me tranches de 10k mensais e em que me comprometia a angariar entre 0 a 10k privados para o funcionamento do projecto, caso eu falhasse não haveria mais nenhuma tranche podendo portanto ficar lesado em 110k.
Mas pensemos como poderíamos fazer algo do género, repara que um capital mensal de 10k estatais se quiséssemos apoiar treinos de 0,19 já daria para 239 distribuições se fossem 50 jogadores diariamente apoiados por este projecto, estávamos a falar de um ganho a rondar os 1195 de força se conseguíssemos outros 10k privados o ganho seria de perto 2400 e assim sucessivamente. Bastava para isso pura e simplesmente VONTADE. Se cada padrinho doasse 2g mensais seriam necessários 25 padrinhos para atingirmos isto. Repara que eu acredito haver mais de 25 jogadores solidários que contribuiriam para uma coisa pensada, sólida e solidária como esta.
Para concluir, se repararmos no gasto feito ao lançarmos o AS e analisarmos o que poderia ter sido feito no investimento aos novatos como eu fiz no sábado no canal de IRC, estaríamos a falar que com aquele investimento poderia ser possível um ganho estrondoso em força e ao mesmo tempo emprestar gold a fundo perdido (25 ou 50😵. Dizer que somos um país sem capacidade financeira é mentira, não investimos é onde necessitamos.
Contas rápidas, gastamos no AS 395kcc com esse dinheiro poderíamos fazer 9450 distribuições o que daria para um ganho de 47000 de força. A uma distribuição de 50 pessoas por dia daria para quase 180 dias ou seja, meio ano. Atenção que a guerra causada pelo AS não acabou e o custo poderá ser maior, ou seja, o custo desta guerra já daria para pagar o que eu apresentei e ainda daria para emprestar a fundo perdido. Se em vez de 180 dias fizéssemos a conta a 90 dias, poderíamos ter um ganho de 23500 de força e ainda emprestar entre 5 a 10g por promoção a fundo perdido a uma média de 10 jogadores a 20 jogadores por promoção durante os 3 meses.

Reparemos que isto é um ciclo vicioso e o jogador iria começar mais cedo a treinar mais e o ganho acabaria por ser aumentado.

Como diz o Guterres, é só fazer as contas.

6.) Eu não sei quais mais estratégias serão precisas para trazer mais jogadores.
Há uns valentes meses ou já à um ano e pouco, falávamos em reter jogadores. Eu sempre achei que um número maior de registos aumentaria sempre a probabilidade de ficarem cá mais jogadores do que com menos registos. Acho que hoje em dia deveríamos sim falar em fixação e não de estratégia para um baby boom.
Com um projecto apartidário que viza-se o interesse no novato e não em fazer dele mais um número para o seu partido, poderíamos tentar fixar com toda a ajuda já descrita e aí seria mais interessante do que a tentativa de aumentar os registos diários neste momento.

Mas as estratégias são as mesmas, falar ao Medeiros para meter em mais uma revista o anúncio, enviar mensagens noutros jogos, convidar colegas e amigos (ter atenção com a família e os cães e gatos).


Sucateir0


1.) Foram as MU's portuguesas as pioneiras a formar os novatos num ganho de força inicial, deixando as lutas durante uns tempos, china veio atrás e só depois destes primeiros novatos entrarem no campo de batalha a 100% contra Espanha é que estes criaram a black spectra. Nas divisões antigas fazia sentido o extremo hold de XP-ganho de força devido ao pouco XP nas 3 divisões antigas, actualmente só a divisão 1 tem o mesmo XP que as 3 primeiras divisões antigas, o que faz com que haja muita margem de manobra para os jogadores iniciados e experientes jogarem. Actualmente temos tentado que os novatos aguentassem um bocado o XP baixo e ganharem 1º um bocado de força mas não ao exagero como antes, apenas aguentar até alguns subirem, para se manter o rácio de jogadores nas divisões mais baixas relativamente parecidos.

2.) Há 2 maneiras de pensar, sendo novo no jogo: ser jogador de gold e comprar para subir os campos ou ser jogador paciente, como muitos o são ou tentam ser. Um jogador que compre gold tem sempre vantagem de meter logo os campos ao máximo e aí começar logo a ganhar grande quantidade de força e um rácio de Força/XP elevado, enquanto que os outros já não. estes jogadores que não compram gold, para motivação no jogo é a aposta neles, se forem activos, se participarem activamente em programas, jogos, inquéritos, o que quer que seja, recebem ajuda para os campos, até lá vão subindo a força pacientemente. O problema é o uso de clones, que se aproveitam da boa vontade das MU's e depois estas ao verem que perderam tempo e paciência com estes jogadores, começam a fartar-se de ajudar e quando uma pessoa se farta, cai trabalho a dobrar para outro, que se farta também rapidamente e a ajuda aos novatos rapidamente acaba. No geral devia ser o MDS a manter os novatos activos nos jogos mas os prémios também não são os melhores para eles..

3.) Como dito anteriormente, actualmente não vale a pena estar a poupar o XP arduamente, um rácio equilibrado força/XP chega para no final da D1 ter bastante força para subir e sentir que a ajuda que esse jogador dá na D2 pesa na barra de batalha.

4.) Sim, é um problema em ePortugal. Se o jogador experiente A se chateia com o jogador experiente B e um destes sai do país por estar farto de conflitos, é menos um jogador experiente no país com quem os novatos poderiam contar, seja a ler comentários em artigos de interesse, seja a falar abertamente via PM. quando os novatos são envergonhados e não falam com ninguém é mais difícil de saber que eles andam aí activos, também tem que partir um bocado deles a iniciativa de se tentarem integrar no jogo e na comunidade, começando por ir ao canal de chat das MU's e do país, fazer perguntas sobre o jogo e tirar esclarecimentos que poderão não ser facilmente esclarecidos se não falarem com ninguém.

5.) É assim, sobre esse tópico o que posso dizer é que primeiro o jogo tem que mudar muito, a diferença de força entre o mais forte para alguém que comece agora é gigante e isso tem que mudar, só depois de algo mudar no jogo que favoreça realmente os novatos a nível de força e depois de se estudar que é uma opção viável para recrutamento é que vale a pena realmente trabalhar arduamente nisso e trabalhar nos ministérios e MU's para sermos maiores e melhores. até lá apenas temos que manter os poucos que entram e tentar motiva-los ao máximo.

6.) Recrutamento não vale a pena actualmente, se uma pessoa entrar no jogo e vir que não gosta porque é injusto, é menos um jogador que vem caso depois seja alterado para ser mais equilibrado por já ter entrado e não gostado. O melhor é mesmo manter os que chegam e mantê-los cá o maior tempo possível, não é difícil, é só preciso encontrar o que eles gostam e trabalhar em conjunto para que se interessem e se agarrem por eles próprios depois. se estamos cá nós há muito tempo é porque gostamos de o jogar ou estamos a espera que o erepublik melhore para voltarmos ao activo como nos velhos tempos.

Está agora aberta a caixa de comentários a quem quiser participar.

Quero apenas agradecer ao Sucateir0 e ao Alvaro Cunhal terem aceite o desafio!

Abraço a todos!


17.Março.2015

~~~~ SHOUT ~~~~
[Partido Social] Novatos: Qual a melhor estratégia para Portugal?
http://www.erepublik.com/pt/article/2514052/1/20


~~~~ LER TAMBÉM ~~~~
[Partido Social] Diplomacia: Que futuro para Portugal?
http://www.erepublik.com/en/article/2507200/1/20[/b]
[Partido Social] Guerra/Paz: Qual o melhor caminho para Portugal?
http://www.erepublik.com/pt/article/2508927/1/20