[MdC] Entrevista MoFA

Day 2,009, 22:06 Published in Brazil Brazil by Ministerio das Comunicacoes




22 de Maio de 2013, dia 2009 do Novo Mundo.


Compatriotas,


O Ministério das Comunicações continua no seu incansável trabalho de manter a população bem informada e interessada nos rumos diplomáticos do emundo como um todo. Gostaríamos de adiantar alguns projetos para que todos fiquem atentos, os mesmos serão melhor divulgados nos próximos dias. O primeiro, é a abertura de votação dos novos imortais da Acadêmia Brasileira de Letras. O outro projeto é a realização do Primeiro Debate Aberto sobre a Diplomacia Brasileira. Este ocorrerá na sala do MdC no mIRC e será aberto a todos e contará com o governo contribuindo com a discussão. Não perca os próximos capítulos!!!



Doze perguntas foram enviadas e devidamente respondidas pelos MOFAs brasileiros, Sir Stark e Zunker. Algumas perguntas foram feitas através da Ouvidoria Nacional. Contribua você também enviando perguntas a Ouvidoria!!!


1 - Qual está sendo o enfoque dado nessa gestão do MoFA?
O enfoque está na manutenção da ROLA, na aproximação dos aliados e no avanço do futuro do país através de diálogo com novos países.


2 - Quais são os últimos avanços que o MoFA teve?
Os últimos avanços do MOFA foram justamente no avanço da comunicação da ROLA, fortalecimento da relação com alguns aliados antigos e novos.


3 - Como está nossa relação com os países da TWO?
Nossa relação com os países da TWO continua boa, com comunicação constante e estamos fazendo de tudo para continuar com os aliados que temos lá dentro. Com exceção da Servia que é inimiga da Croácia e USA, o Brasil não tem problema com ninguém.


4 - Algo está sendo feito para manter nossa com a Espanha e Polônia? Se sim, o que?
O diálogo entre o Brasil e esses países acontece com certa frequência no IRC e por MP's. Espanha tem o mesmo sentimento que o Brasil de amizade e fraternidade. É um dos países que participam de MPCHAT com a ROLA e forte candidato a fazer parte oficialmente dessa sub-aliança. Polônia considera o Brasil um país amigo, assim como nós também os consideramos. Sempre que necessários existem conversas com representantes.


5 - Qual o posicionamento do MOFA em relação aos MPP's entre Argentina e Hungria e Slovênia? Os MPP's com esses países serão renovados?
Quando a Hungria saiu da EDEN, com com discurso de "neutralidade" similar a nossa. Nenhum país tem autonomia para barrar outro país em suas decisões. A Hungria quis tentar ser aliada de Brasil e Argentina ao mesmo tempo e ciente que a qualquer momento pode haver guerra entre nós. De que lado eles vão ficar quando isso acontecer, ninguém pode afirmar com certeza. Só o tempo dirá. Sobre a Slovênia, ambos os países estão satisfeitos com a ajuda militar que tem recebido, um do outro. Também assinarem esse MPP cientes da inimizade que existe entre Brasil e Argentina.


6 - A Lithuania passou de CoT para TWO, renovaremos o MPP com eles?
Esse MPP não depende do MOFA. Depende das finanças e do Congresso. O MOFA sempre defendeu a assinatura desse MPP por serem aliados leais e que sempre nos ajudaram quando solicitados. A aliança pela qual eles lutam não nos diz respeito, desde que mantenhamos nossa amizade.


7 - A eSA está na NaN. Há alguma conversa com essa aliança?
O único país ao qual conversamos na NaN é a Africa do Sul. O respeito pela NaN é identico ao respeito pelas demais alianças.


8 - Com a entrada da Russia na CoT a aliança ASGARD fica pró-CoT. O Governo brasileiro tem intenção de abrir diálogo com os países dessa aliança?
A entrada da Rússia na CoT já era esperada e não nos surpreendeu. Fomos comunicados, antes da entrada de que eles queriam concretizar isso. Quanto a ASGARD, não houve nenhum contato no sentido de assinar MPP's, isso devido a questões financeiras que enfrentamos, porem, mantemos contato com países do eMundo todo. Sobre a ASGARD ser pró-CoT, é uma dedução sua a qual não podemos concordar nem discordar.


9 - Com a entrada do Peru, ROLA está crescendo, você pode adiantar quais os próximos planos da sub-aliança?
Melhoria continua na Comunicação, para isso o Jornal do MoFA Brasil foi escolhido como mídia oficial da ROLA. Melhoria em estratégias militares, isso será feito através da indicação de uma liderança militar. Ingresso dos países já participantes como membros oficiais. Assim como o Peru, deverão ser oficializados México, Venezuela, Espanha e Africa do Sul. Reuniões com maior frequência.


10 - Qual o papel que você que a ROLA tem em termos globais?
Aos poucos essa aliança está se fortalecendo, porem, o objetivo principal não está focado em termos globais. Nosso foco está na América do Sul. A ideia é ter a tranquilidade de que, mesmo se houver uma guerra mundial, as raízes da América do Sul estarão guardadas e as amizades serão preservadas.


11 - Indonésia ainda nos preocupa? Qual o posicionamento do governo em relação a este país?
Todo brasileiro tem um pouco de preocupação, isso é notório e o que aconteceu entre nossos países dificilmente será apagado ou esquecido. O posicionamento é de que a situação está resolvida e sem ter ocorrido uma Guerra, fato esse que seria prejudicial não só ao Brasil, como a Indonésia e a nossos aliados. Segundo a CoT, Indonésia não irá atacar mais o Brasil, nem a África do Sul. Assim como não receberá apoio para tal ação.


12 - Espaço para considerações finais:
O MOFA tem trabalhado com seriedade e respeito para manter o Brasil na situação de Neutro. Temos participado de reuniões com países que tem interesses de criação de novas alianças, sempre que convidado e mantemos o diálogo com as alianças já existentes sempre que necessário. O MOFA tem se aproximado de países pelos quais não tínhamos contato, como são os países da EDEN.



Presidente do eBrasil

Lorenzo Lopes Riviera

Vice-Presidente

DARTH CLAUDIO



Equipe:


ASPF-Varnhagen-Booh -