Políticos & Jornalistas

Day 2,642, 16:27 Published in Brazil USA by Dio Ichigo



Os artigos que faço são para meus amigos e assinantes, se gostar de algum deles me adicione como amigo pelo meu perfil e assine o meu jornal.

😁
Obrigado.







Desde meados do inicio desta comunidade políticos e jornalistas sempre disputaram quem era mais autorizado a falar pela opinião pública.


É essa competição que explica a maior parte dos conflitos internos que há anos nos rodeiam.


Outro dia, em uma conversa informal com um amigo, discutíamos sobre os grupos antagônicos de nossa comunidade, e, sua eterna busca pela hegemonia politica da nossa nação.

Em meio a essa conversa, me propus a defender que em toda minha evida jamais estive enraizado a uma defesa de lado, e sim unicamente da opinião.





Um recente exemplo foi meu ultimo artigo. Onde discorri sobre o resultado da ultima eleição, apontando para o tema da campanha feita pelos apoiadores da oposição: ”Panela velha que faz comida boa!” . A conclusão foi de que não podemos ignorar a experiência, mas a inovação é o melhor caminho para enfrentar o desconhecido.


Além de que, todos sabem que:


Para fazer comida boa, nada de panela velha. O importante é saber como o tamanho, formato e material influencia no sabor, cor e consistência da comida.
Você sabia que panelas finas perdem calor muito rápido?

Para um cozimento em água isso não faz muita diferença, mas para chapeado e outras técnicas que precisam de muito calor, as panelas e frigideiras grossas são as ideais.


😁



Contudo, voltando a questão da minha conversação, há quem o diga que fui da velha, boa e ortodoxa panela, há os que digam que fui da Frigideira Wok inovadora e ainda há os que diga que faço parte desta novíssima Caçarola Burocrática...


O fato é que nunca fui nada disso, sempre busquei na mídia minha inspiração. Antes nos jornais de outros, agora neste próprio jornal.


E por isso, acabei por galgar os mais diversos cargos públicos... E, por conhecer ambos o lados do fio desta espada! Posso dizer a todos vocês: amigos leitores.


Com imensa convicção do assunto, que tanto o Jornalista quanto o Político, ambos têm interesses próprios – legítimos ou ilegítimos – e lutam com garras e dentes para preservá-los. Ambos dependem de votos; ambos disputam os mesmo recurso, que é a sua opinião.


Mas existem diferenças.


Os grupos de mídia buscam o público, em sua maior parte filósofos, e, que garante os mais distintos comentários: porque leitores = a influência política – porque abarcando setores influentes da sociedade a noticia se espalha deflagrando em todas as direções, alcançando os mais longínquos e inacessíveis redutos políticos, no caso, os demais partidos.



Um bom exemplo disso são jornalistas regulares, muito renomados em nossa comunidade, neste aspecto citarei dois: NikoIa Tesla e DARTH CLAUDIO. Temos também os entrevistadores que estão ascendendo em nossa sociedade tal qual o Bernardo Albuquerque, que já está entrando em destaque com seu jornal, que também não deixa de ser um instrumento de opinião e influência politica.


Sem deixar de falar é óbvio, de jornais como o do Stark Delicia, da Elis Regina, do Zetyro, da Marcelina da Noistofera e do Dhanke, que cumprem com excelência esse papel.


O fato que não podemos deixar de ressaltar é que para os políticos, cada cidadão é um voto. Portanto, seu público é universal, distribuído por todos os cantos do nosso epaís.


Tem mais.


A governança destes grupos de mídia é autocrática, anacrônica e pré-eleitoral.


E o destaque está nas grandes movimentações (“anônimas?”), embora sob comando dos grupos de controle, que são coagidas a apresentar assuntos relevantes a certos temas contemporâneos em ataques a imagens de pessoas publicas, a governos e instituições.


Independentemente do tamanho, os jornais da mídia são fundamentalmente domésticos. O processo de decisão muitas das vezes é solitário, monárquico.


Ao contrário do politico em geral que por exemplo, no Congresso, onde a governança é negociada. São congressistas de todas as partes do epaís, partidos do TOP 05, muitas da vezes atuando e precisando prestar contas aos seus eleitores (em alguns casos, ainda mais aos seus coligados), e tendo de convencer seus pares.



Mesmo estes políticos, tais quais os lobistas têm que legitimar publicamente seus argumentos.


E a mídia faz deles homens de respeito, como o exemplo de Paul Lago, publicamente & popularmente eleito como melhor politico de janeiro passado.


Nos bastidores da politica poucas coisas são reveladas, e, o que surgem além de boatos são estórias fabuladas em bushidos a parte... Que não dizem nada além daquilo que um dia alguém pensou que pudesse ocorrer.


A verdade é que na politica assim como no jornalismo, o que não falta é trabalho. Alguém que queira se destacar nessas áreas do eRepublik não pode reclamar disto, ser um CP por exemplo exige muitas horas e horas de seu dia, um congressista normalmente deve ler muito e propor e contrapor, um Ministro deve ter consciência de seu cronograma e cumprir seus prazos, enfim, o jornalista deve também pensar e escrever algo relevante objetivo e que traga um ganho para seus leitores.


Então, finalizando:

Considero um bom politico aquele jogador que além da politica, atua no jornalismo também!


Um CP já é um vencedor apenas por ser eleito, e, em quase todos os casos para isso foi preciso convencer na Mídia também. Seguindo minha linha de raciocínio, o trabalho do CP é desgastante, criar MPCHATs e gerenciar as equipes, marcar reuniões diplomáticas (ou vc pensou que isso era papel do MOFA?), controlar gastos (sim, controlar gastos é o papel fundamental do CP! não do MF, MF geralmente é apenas um contador e o CP é o administrador), enfim o CP é o cara do seu governo e se for atuante é obvio que é o politico do mês.


Ser um bom ministro é a mesma coisa, deve atuar eximiamente na mídia publicando os artigos de seu ministério, classificando os trabalhos (ou vc acha que a planilha do MD se atualiza sozinho com bot?) e cuidar para cumpri o cronograma do ministério.


Um presidente do Congresso hoje em dia exige um conhecimento profundo da mídia também, pois é ele quem coordena os trabalhos da comissão do congresso, além é claro de que não existe um congressista “politico” do mês, sem um Presidente do Congresso por trás de tudo, É o presidente do congresso que cria os MPCHATs do congresso com o governo, coloca em pauta as votações, avisa dos assuntos tratados no plenário, etc. Só não vai ser bom Presidente do Congresso e politico do mês aquele que for ausente.


Então essa é a verdade sobre os bons políticos, o resto é populismo e fruto da democracia que vemos por aqui.



Não que eu seja contra ou a favor das coisas, e, sim que aqui você leu opinião.



Bom, sem mais.

Atenciosamente, seu amigo Ichi nii

Qualquer duvida me envie uma mensagem, que será uma honra responder.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

"APESAR DE TUDO VOU VIVER SORRINDO."

😁


Ichi nii
Editor Geral