Política Vida Real & Política Erepublik

Day 3,140, 10:07 Published in Brazil Argentina by lobo gothic

E aí gente, como vai todo mundo ?
Dessa vez eu não trouxe um tema pra ajudar iniciantes, mas eu creio que o que eu vou dizer é relevante, baseado no que vem acontecendo.

Como eu creio que vai ser importante, eu peço 2 coisas:

VOTEM – Se tiver muitos votos vai ir parar no Top 5 e mais gente vai ler
COMENTEM – Somos todos jogadores, a opinião de todos é importante. O quanto mais próximo isso ficar de um debate, melhor.

Por mais que a atividade do jogo tenha diminuído, o fluxo de jogadores é constante: dezenas de novos jogadores todos os dias e muitos jogadores mais antigos entrando diariamente.
E aqui no eRepublik temos gente de todos os tipos e de todas as idades, de todas as regiões e cada um com uma profissão e/ou formação escolar diferente.

Naturalmente, em um lugar com tanta gente diferente, de vez em quando dá umas brigas e conflito de ideias aqui, é perfeitamente compreensível, mas uma coisa que se tornou recorrente é o fato de trazerem antipatia da política da vida real para o jogo.

Mas de onde você tirou que os jogadores fazem isso ?
A maior parte do desvio de conduta é dado por iniciantes. Digo isso por três motivos: aversão à ditadura, implicâncias com partidos e ataques pessoais.

Ainda assim, é ótimo que os jogadores, muitas vezes jovens, já tenham suas ideologias políticas e senso crítico de governos, reconhecendo o papel da política na sociedade. (quem sabe a realidade do Brasil na vida real fosse diferente se mais gente fosse assim)

AVERSÃO À DITADURA
Nas últimas semanas não, mas antes sempre víamos iniciantes criando jornais e buscando agitar os cidadãos a derrubar o ditador ou então reclamando da ditadura.

Por um lado eu fico muito feliz por isso acontecer, já que mostra que grande parte da população tem uma aversão tão grande à ditadura na vida real, que já chega condenando a ditadura existente no jogo (menos mal, já que há manifestantes que pedem o retorno da censura e da ditadura)

Mas então, aqui no jogo nós temos uma espécie de “Ditadura Democrática”: ao eleger um presidente, este presidente vai para a mesma Unidade Militar do ditador antigo, que passa a ele o título de comandante da Unidade, consequentemente, o título de ditador. Dessa forma temos um ditador escolhido pelo povo. O ditador governa sem tirar totalmente o poder dos congressistas (coisa que aconteceria em uma “Ditadura Real”) e isso protege a política de golpes externos e também de políticos mal-intencionados.

Sendo assim, a ditadura é benéfica e estratégica, não tem motivo pra acabar com ela.

IMPLICÂNCIA COM PARTIDOS
Ao olhar para os partidos disponíveis no eBrasil, você vai encontrar alguns que o nome evidencia ideologias políticas (como é o caso, por exemplo, do ARENA e do Partido Socialista).

Por exemplo de novo, quem tem antipatia pelo militarismo (já que ARENA foi um partido da época da ditadura) ou pelo comunismo/socialismo pode vir a ter uma ojeriza pessoal com esses dois partidos. Com o PS rolou esses dias atrás.

Tenha em mente algumas coisas:
• Muitos jogadores utilizam personagens pra jogar. Por exemplo, tem jogador aqui que usa foto de ditadores, soldados alemães, italianos e russos no perfil. Não necessariamente eles são nazistas ou fascistas. Tem jogador que assimila o partido ao personagem pra parecer mais real.

• Mesmo que o partido reflita a ideologia dos seus membros, a visão política na vida real muitas vezes é impossível de aplicar aqui no eRepublik. Você não pode aplicar valores totalmente de esquerda ou de direita aqui, assim como não é possível implantar comunismo no jogo (vai contra a própria intenção do eRepublik)

• Partido e jogador nenhum entra na política com o objetivo de ferrar o país. Ferrar o país ou fazer babaquices acabaria com a credibilidade dele. Sem credibilidade ninguém te apoia. Sem apoio você tá ferrado. Já houve péssimos governantes, mas pode ter certeza de que eles não foram esquecidos, até porque ninguém quer reincidir no erro.

ATAQUES PESSOAIS
Esse é um pouco mais embaçado porque nem sempre ocorre publicamente. Já houve relatos de jogadores que receberam mensagens sendo hostilizados por outros dentro do jogo, devido a ideologia política que eles têm (ou aparentam ter) na vida real.

Eu curto economia e política, principalmente sociopolítica, mas nem por isso saio caçando discussões com outros jogadores. (apesar de não fugir se eu entrar em uma)

Nem todo jogador aqui tem lado político, boa parte é mais jovem e nem se preocupa com isso.
Se você é um dos jogadores que gosta de puxar briga com jogadores de ideologia diferente pra sentir que só você tem a razão, reflita antes sobre isso:

1- Se você atacar alguém pela visão política, nada mais é do que querer elevar seu próprio ego, porque não vai mudar o pensamento da pessoa. O máximo que vai conseguir vai ser fazer essa pessoa garrar nojo de quem tem essa sua ideologia, partindo do princípio que a maioria assim é gente cretina.

2- Diversos modelos de governo até hoje favoreceram (ou favorecem) a humanidade em alguns aspectos, seja o capitalismo, o socialismo, o comunismo, fascismo e até o nazismo, assim como ferraram (ou ferram) a humanidade em algum aspecto.

3- Outras ideologias políticas fazem sentido em alguns aspectos, desde que você não chegue já querendo caçar defeito pra tentar desvalidar tudo. Sendo assim, o cara que você quer discutir não é um palhaço que não sabe p*rra nenhuma, o raciocínio dele tem algum nexo.

ENCERRANDO
O eRepublik proporciona a nós jogadores uma segunda vida (nem fui eu que disse, tá na página de entrada do jogo). Então, mesmo que haja centenas de raciocínios diferentes, todos vamos ter de conviver aqui, então melhor que seja de uma forma agradável.

Já temos a vida política no jogo pra discutir e brigar, e ela é bastante problemática, não precisamos trazer conflitos da política real para a política virtual. Sem misturar as coisas vai ser muito mais fácil compreender o governo eBrasileiro.

Pois bem, galera, eu achei importante dizer isso aí, e agora penso que seria importante o comentário de vocês a respeito do assunto em questão.

Obrigado a todos que leram, e logo mais postarei um assunto para iniciantes