Minha saída do PS - Por NestinhoBR

Day 2,758, 06:52 Published in Brazil Brazil by NestinhoBR

Seja bem vindo à Revista Araguaia

Nesta edição traremos um artigo de opinião do nosso editor NestinhoBR sobre sua saída do Partido Socialista.




Camaradas,

Neste difícil dia, gostaria de fazer um breve relato histórico e apresentar os motivos que me fizeram sair das fileiras do Partido Socialista.

Há mais de dois anos, participo na construção do Partido Socialista, o PS. Dentro do PS aprendi bastante com pessoas que buscaram sempre desenvolver um partido calcado nos princípios de democracia interna, igualdade entre membros, intenso debate e coerência política. Sou profundamente grato a estes que me acolheram, me ensinaram e me corrigiram. Cito alguns: Nesjan Lebeau, Gustav IV, Icau65, Scout Wiemier, Jonard, entre outros.

No final de 2014, iniciamos um grande projeto com a intenção de colocar o PS no cenário político nacional. Iniciamos um profundo trabalho de debate interno e de construção coletiva. Sob a presidência do camarada Jonard, lançamos meu nome para CP e conseguimos, mesmo em meio a inúmeras dificuldade, uma expressiva votação ao alcançarmos 11,24% dos votos.

Em conformidade com nosso projeto, buscamos nos aproximar dos partidos do TOP 5 para podermos construir uma coligação com vistas para uma maior participação política através de uma cadeira no congresso. Após nossos debates internos e conversas com grandes líderes políticos, iniciamos nossa coligação com o FÊNIX e logramos um aumento nas cadeiras do FÊNIX e a tão almejada cadeira do PS, que foi ocupada com grande entusiasmo por mim. Participamos ativamente nos debates e votações do congresso e procuramos aumentar nosso dialogo com vários congressistas.

Mesmo com este grande projeto em curso, era necessário que este crescimento produzisse uma maior recrutamento e participação dos membros do PS para que novos rostos tomassem as lacunas abertas por esta expansão. Infelizmente o PS não conseguiu capitalizar esta expansão e o que se viu nos meses seguintes foi a volta a um ostracismo quanto ao cenário nacional. Alguns bons nomes - que já citei acima - tentaram produzir novamente uma maior atividade do partido, mas sem frutos.

Por estes motivos, e apesar de ter trabalhado para ajudar o PS, entendo que não haja mais formas em que eu possa contribuir com o PS. Entendo que minha permanência no Partido Socialista talvez limitasse a própria capacidade de renovação do partido. Não saio por problemas pessoais ou políticos, mas por entender que é necessário ter humildade para reconhecer que minha capacidade de ajudar o PS se findou.

Levo comigo a certeza de ter conhecido grandes camaradas e de ter contribuído ao máximo para a construção de um partido igualitário, político e que sempre entendeu que a política é o espaço de muitos, e não de uma casta de políticos.

Neste momento, buscarei um novo espaço político no qual possa contribuir, e que respeite os princípios que aprendi no PS.

Aos CAMARADAS do PS, deixo aqui o meu muito obrigado e um Até breve!.


Ajude-nos! Patrocine a Revista Araguaia!