Entrevista a Thydan, Presidente de ePortugal - abril de 2014

Day 2,333, 08:25 Published in Portugal Portugal by nunopeb1

Depois da tomada de posse do novo Presidente de ePortugal o "Penso logo Escrevo" solicitou uma entrevista exclusiva ao mesmo, de forma a clarificar os cidadãos portugueses.
Assim sendo, este é o resultado da entrevista efetuada, a Thydan, CP de ePortugal de abril de 2014:



Já de seguida apresento o CP de ePortugal:



A entrevista:

Penso logo Escrevo - As ultimas eleições presidenciais terminaram com a sua vitória. Tem alguma mensagem que gostaria de deixar a todos os cidadãos que votaram em si e mesmo para os que não votaram?
CP - Quero agradecer a todos os que confiaram o seu voto em mim e na minha equipa. Aos que preferiram não confiar espero que todos juntos possamos trabalhar em prol do nosso amado país, ePortugal.

Penso logo Escrevo - Como considera que correram as eleições?
CP - Tendo em conta que o nosso objetivo era ganhar, o que acabou por acontecer, podemos considerar que as eleições correram bem.

Penso logo Escrevo - O que tem a dizer ao seu principal adversário, ou seja, ao que terminou as eleições em segundo lugar?
CP - Gostava de realçar o comportamento do 2º e do 3º candidato, nomeadamente do Alvaro Cunhal e do NukePT que prontamente me felicitaram e se ofereceram para ajudar no que fosse preciso. Eu respondi-lhes que eram livres para tal e que era de bom grado que aceitava essa ajuda.

Penso logo Escrevo - Quais são as principais linhas orientadoras para este este seu mandato?
CP - Como referido no programa serão sem dúvida a comunicação entre a população-governo e a inclusão de cada vez mais novatos no governo para haver cada vez mais cidadãos prontos a desempenhar uma função importante no seu ePaís.

Penso logo Escrevo - Quais as principais metas a atingir até ao fim do seu mandato?
CP - As principais metas são atingir os objetivos a que nos propusemos na candidatura.

Penso logo Escrevo - O que irá mudar face à sua postura agora que ocupa o lugar de CP?
CP - Nada na minha postura irá mudar. Irei manter uma atitude e de respeito para com os restantes eCidadãos.

Penso logo Escrevo - É do conhecimento publico que teve alguns partidos a apoiar a sua candidatura. Como conseguiu o apoio dos mesmos? E porque razão ficaram outros partidos de fora?
CP - Contatando os partidos para saber o interesse deles em apoiar a minha candidatura. Por votação interna creio alguns decidiram dar-me o seu apoio, outros não. Talvez porque não se revissem em alguns pontos do programa.

Penso logo Escrevo - Pensa seguir as mesmas pisadas do seu antecessor, ou será um CP diferente daquele que terminou agora o seu mandato? Porquê?
CP - Não planeio desaparecer a meio do mandato. Por outro lado, gostava de ter um comportamento similar ao do Bitorino que assumiu a posição de CP e soube acompanhar o governo até ao fim.

Penso logo Escrevo - Quando escolheu as equipas dos diferentes ministérios quais foram os requisitos que os diferentes portugueses tinham que cumprir para integrarem as mesmas?
CP - Para escolher os ministros procurei por pessoas com vontade de trabalhar e com alguma experiência para que soubessem liderar o seu ministério. Os membros da equipa foram escolhidos pela vontade de trabalhar e ajudar e também por quererem aprender cada vez mais.

Penso logo Escrevo - Quem escolheu os membros de cada ministério?
CP - Os membros foram escolhidos por mim em conversa com os ministros.

Penso logo Escrevo - Muitos continuam a afirmar que as caras do governo são sempre as mesmas. Concorda? Porquê?
CP - Não, não concordo. O MadDealer já não integrava a equipa do MoD há bastante tempo, quanto mais liderá-la. Quase todo o resto da equipa do MoD está a fazer aquilo pela primeira vez, oficialmente. O Viriathus é MoF pela primeira vez, e que eu me lembre o MagicTitans nunca integrou a equipa do MoF. O André continua a estar na equipa do MDS, mas a equipa em si, com excepção do Kazuto, é nova. Penso que as caras do governo até mudaram bastante. Tem que se ter sempre alguém que já lá esteve, que saiba como as coisas funcionam.
Quanto a mais caras novas, estão abertas as candidaturas a estagiários nos diversos ministérios.

Penso logo Escrevo - Porque razão as equipas dos diferentes ministérios são tão pequenas em número de membros? Terá algo a ver por aquilo que já foi dito, apenas se quererem as mesmas caras e como algumas não se mostraram disponíveis as equipas acabaram por ficar com poucos membros.
CP - Não acho que as equipas tenham assim tão poucos membros. Se apenas se quisessem as mesmas caras (o que não acontece como já expliquei acima) nunca deixaríamos novos cidadãos integrar o governo através do programa de estagiários.

Penso logo Escrevo - Considera que poucos membros em cada ministério irão cumprir as metas estabelecidas?
CP - Se não o considerássemos ter-se-ia aumentado o número de membros nas equipas. Tenho confiança que a minha equipa será capaz de as cumprir.

Penso logo Escrevo - Qual a sua opinião sobre novos “jogadores” poderem integrar equipas nos diferentes ministérios?
CP - Sou totalmente a favor da integração de novos cidadãos nas equipas dos ministérios. Para além de obterem alguns ensinamentos importantes para o seu jogo, aumenta também o seu interesse no mesmo. O país só tem a ganhar com isso.

Penso logo Escrevo - Foi acusado de no anterior mandato enquanto ocupava a pasta do desenvolvimento social, quase nada ter feito, ou seja, este ministério esteve bastante parado em comparação com outros mandatos. O que tem a dizer sobre este assunto?
CP - Em relação a esta pergunta posso dizer que apenas recebi uma queixa, anónima por sinal, que referia isso. Ora, o mês passado o MDS trabalhou bem, basicamente todos os projetos maiores foram cumpridos e os membros da sua equipa que se mantiveram até ao final ajudaram em muitos outros ministérios mostrando um trabalho de excelência tendo sido bastante elogiados.

Penso logo Escrevo - O jornal teve acesso a informações que dizem respeito à reimplementação das embaixadas ePortuguesas. É verdade que vão voltar a existir embaixadores ePortugueses no eMundo. Se sim, porquê?
CP - Não foi só o jornal que teve acesso a essas informações, elas estavam na minha candidatura. Consideramos que os embaixadores, se se mantiverem no tempo, poderão integrar-se na comunidade desse país e aumentar o seu respeito por ePortugal.

Penso logo Escrevo - Começa o seu mandato com todos os territórios originais em posse dos ePortugueses e com uma guerra aberta com a eVenezuela. O que irá acontecer agora que ocupa o cargo mais alto em ePortugal?
CP - Iremos continuar a investida contra o nosso actual NE, a eVenezuela, tentando, como já está a ser feito, chegar ao wipe.

Penso logo Escrevo - Neste momento ePortugal é país fundador da LETO e que faz parte pelo que se sabe do círcula da CUA. Considera esta união importante?
CP - Claro que sim. Ter países amigos e mesmo irmãos é crucial para um país a nível internacional.

Penso logo Escrevo - Assinamos vários MPP´s durante o anterior governo. O que pensa sobre os mesmos?
CP - Os MPP’s são, e foram, decididos pelo Congresso. Tenho total confiança no Congresso português, portanto concordo com todos os MPP’s.

Penso logo Escrevo - Qual a política que pensa seguir em relação à assinatura ou não de novos MPP´s?
CP - Volto a dizer, a assinatura de MPP’s é em grande parte responsabilidade do Congresso.

Penso logo Escrevo - O nosso “rival” eEspanha já à algum tempo que não tenta conquistar a região do Norte uma vez que foi a que sempre quiseram. Acha que esta paz se vai manter durante muito mais tempo, visto que não foi quebrada durante o mandato do seu antecessor?
CP - Honestamente ainda não me debrucei muito sobre esse assunto. Apenas tenho observado que têm atualmente alguns problemas internos.

Penso logo Escrevo - Qual a politica que o governo pensa seguir em relação à eEspanha?
CP - Neutralidade.

Penso logo Escrevo - Qual a posição do governo em relação à expansão do território eportuguês, nomeadamente a situação com a eVenezuela?
CP - Vamos trabalhar para concluir a ocupação da Venezuela. Depois iniciaremos contactos com o seu governo para saber a sua disponibilidade em relação a um acordo de paz.

Penso logo Escrevo - Como pensa que será a sua relação com o atual congresso?
CP - Espero que seja um relação positiva e construtiva.

Penso logo Escrevo - Como considera a atuação do recém eleito congresso?
CP - Creio que tem sido participativo nos tópicos que vão discutindo e espero que continue assim.

Penso logo Escrevo - No seu ponto de vista, a relação entre os dois órgãos deve ser pautada por que princípios?
CP - Respeito mútuo pelas ideias defendidas e comunicação.

Penso logo Escrevo - O que pensa que irá marcar este seu mandato de governação? Positivamente e negativamente.
CP - Considero que ainda é muito cedo para afirmar o que quer que seja. Trabalharemos ao máximo e depois estaremos cá para dar a cara pelo que fizemos

Penso logo Escrevo - Quer deixar alguma mensagem aos cidadãos ePortugueses?
CP - Gostava de deixar uma palavra de agradecimento a todos os que têm ajudado nestes tempos conflituosos mostrando que, quando temos um objetivo em comum, ePortugal sabe-se unir.

Agradeço pelo tempo dispensado.
Por: nunopeb1