Assuntos Econômicos

Day 1,699, 00:32 Published in Brazil Brazil by RodrigoRR


Olá, pessoal!

Hoje escrevo esse artigo pra falar sobre o comportamento do mercado de weapons (armas) e food (comida) que tiveram grande variação nos últimos dias. Não trarei muitos dados, planilhas ou coisas assim como fiz nos outros artigos. Vou apenas comentar algumas observações.

Com as mudanças de Plato no módulo econômico, promoções e missões, é fácil prever o que acontece com o mercado.





ANÁLISE DE WEAPONS

A análise que eu farei tem a ver com os rockets, com o preço da Raw (matéria-prima) pra armas e do gold.

Pelo que observei no comportamento do mercado nos últimos dias, um ciclo se fecha em torno desses ítens da seguinte forma:

Como eu já tinha citado em um artigo anterior, as divisões I, II e III são as únicas que têm lucro (pouco mas tem) com uso de rocket lançado numa batalha se conseguirem a BH.

Pois bem. Esses jogadores, na maioria das vezes, calculam o valor gasto para fazer um rocket, e observam se existe alguma possibilidade de ganhar uns trocados vendendo algum gold.



Quando possui gold, o jogador vende a quantidade necessária para bancar o rocket e em seguida buscam a BH (juntamente com seus danos em tanks) tentando assim o lucro em gold de sua respectiva divisão.

Analisando esse movimento nas batalhas, observa-se o seguinte comportamento do mercado:

Quando as armas no mercado estão com preço baixo, isto quer dizer que o valor para a produção de um rocket, obviamente, também será mais baixo. Neste momento os jogadores fazem as contas e se a cotação do gold estiver alta (neste momento geralmente está, porque há baixa oferta), esses jogadores vendem gold no mercado para fazer seus rockets. Assim, a cotação do gold despenca por causa da grande oferta e o preço das armas sobe porque há uma alta demanda em relação à produtividade (especialmente nas armas Q3 e Q4 que são as que mais sofrem variações nestes momentos).

Com o mercado aquecido o preço de armas sobe e o gold cai. Nesse momento, deixa de ser tão vantajoso o lucro com os rockets e o mercado esfria novamente. A produção de armas é maior que a demanda fazendo os preços caírem e o gold volta a ficar escasso no mercado, fazendo a sua cotação subir.

Esse ciclo se repete e nesta semana foi ainda mais evidente devido às missões que tivemos.

Portanto, fique atento à cotação do gold e ao valor dos rockets da sua divisão e invista no momento certo, lembrando-se que não é possível armazenar mais de um rocket no storage.



ANÁLISE DE FOOD

O que ocorreu com a matéria-prima de food?! A raw de armas sendo vendida a 0,20 BRL e a de food a 0,03 BRL.

Bem, dirá o leitor que a análise de food é um pouco mais óbvia tendo em vista que o Plato alterou o módulo econômico parcialmente, implementando mudanças no segmento de weapons em detrimento do segmento de food. Nem tão óbvia assim, e acho que a mudança no jogo alterou o módulo econômico de uma forma que ninguém (ou quase ninguém) previu.

Existe um ponto que deve ser observado mais de perto.


(Não parece a foto do perfil antigo do Kongha?!?!)

Se o mercado de armas foi aquecido com a mudança não é razoável pensar que mais food será consumido nas batalhas? Com mais food consumido não é normal que a alta demanda fará os preços da raw subirem?!

Sim, seria razoável pensar assim, mas alguns fatores contribuem pra que isso não ocorra.

Empresa de food todo mundo tem, armas não. Com isso a demanda de matéria-prima de food não é tão alta. Muitos jogadores também recebem das MU's as doações de food em Q5 e vendem suas produções de food excedente. Com isso, há uma super-oferta de food no mercado fazendo com que a matéria-prima não seja tão necessária.

Somente com uma atualização no segmento de food semelhante à feita no de armas será possível recuperar os preços nessa área.

Mas a meu ver, mesmo que tomando prejuízo com as fábricas paradas (porque muita gente está parando ou já parou de produzir), os jogadores não devem desfazer-se das fábricas de food. Digo isso porque o mercado no eRep se comporta também de maneira cíclica. Com a alta da raw de armas e preços baixos na de comida, muitos jogadores podem ter a ideia de dissolver empresas de food raw para comprar salts e aproveitar a onda do preço alto da raw de armas. Com isso, o inverso geralmente acontece. Aumenta a oferta de matéria-prima de armas e os preços caem. Por outro lado, há baixíssima produção de raw food e os preços sobem.

A longo prazo as coisas tendem a voltar a preços mais razoáveis (se não vier outra atualização).



Para terminar, todo mundo reclama do módulo militar mas é o mais legal no jogo e o que faz mais rapidamente você desenvolver-se ganhando XP e gold e é disso que o povo gosta.



Qualquer comentário, sugestão, crítica ou elogio a esse artigo, comente abaixo ou mande MP.

Reshout
Prestigie jornalista que não compra voto.
Assunto econômico. http://tinyurl.com/cdqwbfk
Vote, Assine e Reshout.