AS PALAVRAS

Day 2,720, 07:43 Published in Brazil Brazil by DARTH CLAUDIO









Saudações amigos...

Hoje quero dividir algumas palavras com vocês. Não deixe de ouvir a música tema.

Muitos de nós, principalmente os mais velhos cresceram com os famosos jogos lúdicos de tabuleiro e claro os clássicos jogos de estratégia.

Damas, Gamão, Xadrez, Ludo, Dominó, Banco Imobiliário, War, e um de que sempre gostei chamado Imagem e Ação.

Um jogo que ao longo do tempo foi simplificado, até abolindo-se o tabuleiro e que muitos de nós já devemos ter participado em grupos de amigos ou de casais de meninos contra meninas, regados as vezes a muito álcool, rsssssss no caso dos mais velhos...

Para os que não conhecem, o citado jogo consiste em se pensar em um nome de filme, ou uma palavra ao acaso, fazendo uma demostração da citada palavra com gestos corporais e então os grupos oponentes devem descobrir do que se trata, o seu e o grupo rival.






Pode parecer simplório quando comparado as franquias de games mais famosas, ou mesmo ao nosso amado Erepublik. Mas que guarda algumas coisas muito interessantes.

E uma delas esta no fato de que ao fazermos aquela mimica, passamos a ter a certeza absoluta de que ela é absolutamente clara e perfeitamente inteligível, principalmente para os membros do próprio grupo.

Sim, exatamente, fazemos aqueles gestos e interiormente, com toda a arrogância da qual nossa espécie e mestre em demostrar, temos a plena certeza de que aquela demonstração visual, é perfeitamente óbvia, e ai vem o pior. Pois as vezes brigamos e nos aborrecemos com os membros do próprio grupo que ousaram não entender claramente o que quisemos dizer.

Claro, que quanto mais próximo seu amigo for de você, melhor ele entenderá como você pensa e como demostra o seu pensar. Isso se chama afinidade.

Tenham sempre em mente que esse é um dom raro que liga algumas pessoas, e que se a vida permitir vocês devem procurar manter. Pois a cada dia é mais difícil achar pessoas com as quais temos realmente afinidade.








E da mesma forma que chegamos a achar um absurdo que nosso gestual ou mesmo nossos pensamentos não sejam entendidos por outras pessoas, próximas ou não, assim se dá com as palavras.

Quantas e quantas vezes não fomos entendidos, quantas e quantas vezes coisas que nos pareciam claras e precisas soaram confusas para os outros ou mesmo com sentido contrário ao que quisemos expressar?

Contudo da mesma forma que as palavras podem gerar confusão, elas podem inspirar ou abrir novos horizontes, ou mesmo criar amizades e inimizades, separar pessoas em lados e facções. Tudo dependendo de como essas pessoas e grupos são afetadas pelas palavras.





Quando por exemplo atacamos alguém ou algum grupo que se posiciona como antagonista, ele entende nossas palavras como uma pura crítica com o único objetivo de lesionar ou ele pensa que aquela crítica pode ser um chamado para retornar ao caminho certo? Um ataque ou um chamado? Já pensaram que as mesmas palavras muitas vezes podem ser ditas e entendidas de forma diferente tendo as mesmas pessoas como interlocutores?

Não digo que não existe a crítica pela revolta, pela consternação, ou meramente pelo ataque, sim ela existe sim, e sempre existirá, mas essa mesma crítica pode ser vista como algo que vise a melhora, pois o criticado pode indagar-se do por que do ataque, indagar-se de onde partiu a motivação ou mesmo o fato que originou a crítica.

Mas, o mais grave ocorre, quando um amigo não nos entende e até se magoa com alguma palavra dita! Como fazer ele entender o real significado do que foi dito? A real intenção e propósito daquelas palavras escrutas ou faladas?

Temos sempre que ter em mente, que as pessoas são diferentes no que tange a idade, educação, região onde vive, capacidade cognitiva, mas são também diferentes no que tange inclusive ao equilíbrio intelecto-emocional, ou como pesamos nossos instintos contra nossa razão.

Por isso, entendo que todos temos que abrir nossa mente ao máximo buscando entender as palavras não só as nossas, mas também a dos outros, amigos ou inimigos.

Essas foram minha singelas palavras pra hoje


A música bônus track de hoje vai para um amigo da Arena.