[POLÍTICA] Por que o Brasil é uma ditadura?

Day 3,111, 20:31 Published in Brazil Brazil by Vito von Buren

Antes de mais nada, vou explicar o porque de ter mudado o layout do jornal pela segunda vez. Alguns jogadores me enviaram MPs perguntando se eu era de fato comunista - e dentre eles, alguns em tom ameaçador. Para evitar maiores confusões, vou deixar de lado o personagem soviético e adotarei algo completamente diferente.


Vito is displeased


Agora sim, vamos ao que interessa!


Olá, caros amigos brasileiros, e bem vindos a mais um artigo meu!

Continuando com a proposta de escrever a história do eBrasil, hoje vou trabalhar um assunto que muito me intrigou quando entrei pela primeira vez no eRepublik.

Afinal, por que diabos o eBrasil é uma ditadura?!

Bom, companheiro novato, para entender melhor essa artimanha política, devemos etender melhor como funciona a ferramenta "ditadura" disponibilizada pelo eRepublik.

O sistema de ditadura foi implantado em fevereiro de 2015. De acordo com a página da eRepublik Wiki sobre o assunto, um comandante (patente mais alta) de uma unidade militar pode tentar pegar o poder do país para si a qualquer momento do jogo, desde que tenha alguns requisitos mínimos. Esses requisitos são relativamente fáceis para se conseguir, principalmente se considerarmos que o comandante viraria o DITADOR de um país se fosse bem sucedido.

Com o país em mãos, o ditador teria poder quase supremo sobre o governo. Poderia propor (e votar) qualquer lei, dar e vender cidadanias... enfim, transformaria o país em seu bordel.


Ditadores são egoístas



Mas não para por aí. Além do perigo interno, também sofreríamos muito com influências externas. Uma estratégia já antiga e conhecida no jogo envolve a posse de um país por estrangeiros, geralmente por meios legítimos, como o voto ou o impeachment, para facilitar a tomada de territórios, como o que aconteceu com o Peru e a África do Sul há alguns anos.

Antes da implementação da mecânica da ditadura, havia uma chance de se prevenir contra esses ataques externos. Mas depois, o perigo interno tornou praticamente inviavel qualquer tomada de decisão sem o medo de se tomar um golpe.

Por conta disso, durante o governo de Sir Greg, o então CP na época que a ditadura veio a tona, foi debatido o que ficaria conhecido como o "autogolpe".

Mas Vito, você não disse que os governantes estavam com medo de um golpe? Por que eles aceitariam um "autogolpe"?

Porque o autogolpe é um golpe de estado dado em seu próprio governo - vide o que o tio Getúlio Vargas fez na RL aqui no Brasil em 1930. Não fez sentido? Explicar-vos-ei.

A lógica usada pelos políticos da época era o seguinte: vamos nós mesmos dar o golpe, antes que algum gringo fedido tome nosso querido eBrasil varonil. O plano era manter o presidente como ditador e manter os poderes do Congresso, mesmo que somente via fórum.

Assim, no mandato do próximo presidente, Bozo MADLIFE, o plano foi posto em prática e a ditadura virou uma realidade no Brasil, graças à MU BrNuke


Ok, já sabemos como surgiu a ditadura, mas... como ela funciona?

A ditadura brasileira é ditadura apenas no nome. O Congresso ainda possui muita importância política, e seus debates são sempre realizados no fórum do eRepublik BR.

Os presidentes ainda são eleitos democraticamente, todo mês. Por contrato de cavalheiros, o presidente anterior DEVE passar o comando da BrNuke para o presidente eleito e, consequentemente, o título de ditador.

Infelizmente, nem tudo são rosas. Há, sim, os pontos negativos do sistema. Um deles, e o mais debatido, é a impotância de facto do Congresso. Com a ditadura, os congressistas eleitos não recebem o ouro que costumeiramente seria entregue a eles ao fim da eleição, e também não há medalhas.

Além disso, há o risco de alguém, digamos, se interessar pelo poder ditatorial e se recusar a passar o mandato ou não respeitar as decisões do Congresso - casos que já aconteceram na hitória do eBrasil.

O mais importante é se lembrar que o Congresso ainda possui grande influência no país, e que o ditador, apesar de ditador, ainda é eleito democraticamente por nós, cidadãos do eBrasil, e por isso nos devem total transparência em seus mandatos. Apesar de não ser ideal, a ditadura é, para muitos jogadores experientes, a melhor saída para o Brasil.


E chegamos ao fim de mais um artigo histórico do eBrasil! Se você não concorda com algo aqui citado ou acha que esqueci de um ponto importante, por favor, comente! E aproveite pra dar aquele voto e aquele shout tão bacanas! Obrigado pela leitura, e espero que tenham gostado.