[DEBATE IMPORTANTE] É hora do Governo intervir no Mercado Monetário?

Day 939, 16:18 Published in Brazil Brazil by Toboco

Tenho lido muito a respeito da questão monetária do Brasil nestas últimas semanas. Em especial a relação GOLD x BRL. Como devem ter percebido, preferi não omitir uma opinião até que não tivesse com as idéias mais claras. Qualquer opinião que eu desse, talvez cairia na mesmice do achismo. Portanto achei mais prudente esperar um pouco a poeira baixar e analisar melhor.

Fato: O Gold beirando os 50 BRL

Com a mudança do funcionamento dos Hospitais e a utilização do treinamento especial (Lana, César, Napoleão) cada vez mais o GOLD se torna peça fundamental no jogo. Além disso, acumular BRLs tornou-se (principalmente ao novato) uma tarefa nada fácil, haja vista que ele terá que comprar mais comida, casa e gift para sobreviver. Se por um lado a tese diz que os governos aumentam a arrecadação (o que parece ser verdade) por outro a capacidade de investimento (e não de sobrevivência) do cidadão caiu consideravelmente. O Governo – seja para ajudar o novo cidadão ou aquele em crise – ou para realizar as operações de Guerra necessita cada vez mais de BRL e GOLD por isso recorre à impressão de BRL. Com o gold a quase 50BRL fica cada vez mais difícil se abrir uma empresa.

É bom destacar que o Erepublik é uma empresa e como tal ela visa lucro. Portanto, gostemos ou não, criará todos os mecanismos possíveis para que se utilize cada vez mais gold.



As culpas e não culpas, impressão de BRL e política do PRO

Antes de mais nada, quero afirmar que todos nós somos culpados, se é que existe culpa em ocasião. Mas ficar arranjando culpados não irá solucionar o problema. O problema está aí e necessita que todos pensemos em algo que possa ser melhor ao Brasil. Sobre uma possível solução falarei em um tópico específico. Antes de mais nada é bom salientar – de NOVO – que o Governo é quem executa o que a Sociedade (Congresso) quer. O Congresso, por sua vez, é composto de diversos partidos.

Muitos culparam o PRO e sua política liberal pela atual situação. È apenas uma meia verdade. Pode ser que a diminuição de taxas de importação defendida pelo PRO possa ter ajudado a chegar a esse momento. Mas dizer que o PRO sozinho teria capacidade de intervir diretamente na economia é besteira. Em primeiro lugar o PRÓ nunca teve mais de 20% do Congresso, logo teve que obter maioria com outros partidos. Então o PRO não é o único culpado.

Na minha visão, no meu ponto-de-vista talvez a idéia de abertura fosse adequada, mas o momento foi inoportuno. Mercados como USA e Rússia possuem sistema semelhante e arrecadam bem, tem relação relativamente estável com a moeda. Mas o mais importante; eles tem uma população ativa bem maior do que a nossa Acho que nos empolgamos por sucessivos babyboons e a decisão acabou sendo precipitada. Mas isso também não merece TODA a culpa pela situação monetária.

Outros culpam a sucessiva impressão de BRL como fator determinante para a cotação do gold. Isso também é apenas uma meia verdade. Embora o treinamento com LANA e as lutas (pacote de saúde a 2gold) tenham tomado uma outra proporção de uso, sabe-se que quanto mais se jogar BRL no mercado a tendência natural é, uma hora ou outra, ter uma grande oferta de moeda, maior que a procura, jogando a sua cotação para cima. É como quando tínhamos a inflação, guardadas as devidas proporções, já que tivemos nota de até 1 milhão de cruzeiros. Para se obter a autorização para impressão de BRL o Governo também precisa de maioria no Congresso (o que em tese só teve quando Yoshi foi governo PDB + PIL). Então também não é culpa só da impressão.

[img]http://www.blog.ljunior.com/wp-content/uploads/2008/12/dinheiro3.bmp[/img]


A abertura de mercado, somado as impressões, mais os gastos com manutenção do Estado, a sistemática dos hospitais, Lana, a necessidade cada vez maior de gold enfim todos estes fatores PODEM ter contribuído com a crise monetária. E quem são os culpados: TODOS NÓS. Querer encontrar culpados agora não vai solucionar o problema.

Minha proposta é: O governo ofertar no Mercado Monetário mais de 1500 golds a, pelo menos, 45BRL

Sim, a proposta é polêmica. Mas a curto prazo não vejo uma solução mais plausível para baixarmos a cotação do GOLD. Seria a primeira vez (que se sabe oficialmente) que o Governo afetaria diretamente na economia. Indiretamente ele faz a Compra Nacional. Coloco esta medida em debate. Por ser polêmica, por eu não fazer parte do Governo e nem do Congresso, gostaria que as pessoas opinassem a respeito


Toboco(vereadorbandido)