Proposta de alteração do art.4º - Apresentação de leis

Day 2,912, 09:06 Published in Portugal Portugal by Duque de Saldanha

Nos termos regulamentares, apresento proposta de alteração do ar.4º, da Secção I, das Regras do Congresso a qual passaria a ter a seguinte redacção:


Artigo 4.º - Apresentação de Leis
1 - Os Congressistas e o Presidente do País nos casos expressos em que este pode realizar actos legislativos, apresentam obrigatoriamente todas as propostas de lei/decisões e os seus motivos em tópico no fórum da “Assembleia da República”, para discussão pública pelo período no mínimo de 24 horas antes de serem formalmente colocadas a votação;
1.1. – Em razão de confidencialidade por razões diplomáticas ou militares podem tais iniciativas serem abertas no fórum “[Privado] Assembleia da República ou serem para ali transferidas pelo Representante;


Na sua sequencia dessa alteração, seria igualmente revogado o nº8 do artº3º da Secção I.

Motivos:
- Tal como está actualmente redigido o referido artº4, o mesmo não tem tido aplicação prática, dado que se torna inexequível e esvazia de sentido a função de local de debate do Congresso.

- A obrigatoriedade de apresentação de leis e medidas por meio de artigo jornalístico ingamme nada acrescenta à necessária transparência e participação dos cidadãos que queiram dar o seu contributo. Com efeito, na redacção agora proposta - e como tem sido prática habitual - , qualquer cidadão pode acompanhar a sua proposição, argumentação e discussão, podendo ainda intervir e propor argumentos e alterações por via da participação no forum aberto do Congresso.

- Pelo contrario, a actual redacção que agora se propõe alterar, implicaria na sua estrita observância que o Congresso não discutisse no seu seio, no local apropriado, as suas iniciativas e medidas. A obrigatoriedade de discussão em artigo ingamme potencia uma mais fraca discussão e apresentação de argumentos racionais potenciando o uso de spam, trollismo e apartes que prejudicariam a função que se desejaria de debate.

Ou seja na pratica, a actual redacção nada acrescenta e pelo contrario diminuiu a qualidade do debate pelo que se propõe a presente alteração.

Duque de Saldanha
Congressista