[TAJ22] O Ensurdecedor SilĂȘncio

Day 3,935, 19:02 Published in Brazil Brazil by Bernardo AIbuquerque

Volta e meia, quando sopram em mim os ventos da nostalgia, acesso este site. A sensação deve ser semelhante a que teria um cidadão ucraniano nascido em Pripyat - cidade que sediava a usina nuclear de Chernobyl - ao visitar sua terra natal. Tive minha primeira conta nesse jogo em meados de 2012, contudo participei ativamente apenas nesta minha segunda conta, nos anos de 2014 e '15. O eRepublik que eu vivenciei já era decadente, contudo ainda possuía uma comunidade com muita gente boa, principalmente no que diz respeito à mídia, cujo esforço era o grande força motriz desse ePaís.

Posso divagar por longas horas sobre esses tempos, para mim áureos, em que a cada semana poderíamos ler brilhantes análises econômicas de Jyuzo Okita ou participar dos reality shows do Ffrees. Sinto falta dos bons tempos do velho MPB, partido do qual fui membro atuante da Orquestra - comando do partido -, congressista, e pelo qual desenvolvi projetos como entrevistas e o podcast SuperStars. Aliás, se não me engano, participei de muitos podcasts nesta erealidade. O mais marcante creio que tenha sido o da antiga unidade militar FlyingCocks, fundada pelo saudoso Tesla, editado pelo memorável PedroHBS; foi uma grande conversa, muito descontraída e engraçada. Lembro-me bem de quando o Eikke não deixava o Ministério da Educação, dando bom suporte aos novatos. Lembro-me de quando o Rick Adams escrevia em sua sempre brilhante e muito estimada Gazeta da Tarde, e verdadeiramente revolucionou a atividade da imprensa nacional quando assumiu o Ministério das Comunicações. Colocamo-nos, junto com outros jornalistas, na linha de frente para reativar o jornalismo ebrasileiro em algumas tentativas - infelizmente em grande medida falidas - como a Academia de Letras.

Fui Ministro das Comunicações, debati no Congresso, dediquei-me a este jornal e ao jornalismo político. Entrevistei muita gente, analisei muitas eleições, ganhei Jornalista de Ouro, projeto, aliás, capitaneado pelo já citado grande Rick Adams, tal qual como o ressurgido Jornal do Congresso que também editei por um tempo quando da minha segunda legislatura.

Tive um bom tempo na minha passagem por este jogo. Vejo que algumas poucas figuras persistem, olho na minha lista de amigos e percebo a esmagadora maioria morta. Alguns rostos novos em tímidos movimentos incomparáveis com os que esta comunidade eNacional já teve. Não obstante, conformo-me com o destino inevitável que antevi anos atrás. Resigno-me na impossibilidade do ensurdecedor silêncio da atualidade vir a ser o vozerio, ainda que fraco, do passado.


Vote, Divulgue, Comente, Assine, Endorse.
- Bernardo Albuquerque