ENTREVISTA COM DANTE ROSS! Não percam!

Day 2,737, 04:28 Published in Brazil Brazil by Poulane

Ano: I. Edição 3. Dia: 2737.

Olá, caros leitores deste modesto Jornal. Hoje lanço um "layout" novo, feito pelo meu amigo, Rick Adams. Meus agradecimentos e espero que todos gostem da novidade.



Assim como muitos outros já fizeram em seus Jornais in game, resolvi seguir este caminho também e trago um pouco da história de um de nossos honrosos membros do eBrasil. Ele nasceu in game no dia 17/10/2012 (nesta conta), já foi Três vezes Congressista, possui diversas Medalhas conquistadas, ainda está na Divisão 1 (por opção), mas possui Força de dar inveja em muitos Soldados que estão na DV2 e DV3. Trabalhou e ainda trabalha para o MDE (Ministério da Educação). Já ajudou e continua a ajudar muitos players que iniciam e continuam jogando, inclusive eu, que costumo chamá-lo de Mestre, bom, sem mais demandas, vamos a uma Entrevista com ele: Dante Ross.



Dante, primeiramente nos conte sobre seu inicio no eRepublik, como foi? Como chegou até ele? Quais foram suas dificuldades no inicio?

Dante: Na verdade eu nem lembro como conheci o eRep pois já faz um bom tempo. O email de registro da minha primeira conta data de 21/04/09. Só lembro que achei incrível aquele jogo que fazia jus às frases que o eRepublik ainda ostenta na página inicial. Depois a vida real ficou mais puxada e precisei ficar dois cliques, até que larguei o jogo.
Passado um bom tempo, a nostalgia bateu forte (para não dizer síndrome de abstinência rsss) e resolvi voltar. Muita coisa havia mudado e eu estava sem entender a mecânica do jogo. Além disso, eu estava pobre (doei minhas coisas antes de largar o jogo) e com uma conta fraquíssima comparada aos novos parâmetros. Foi aí que me deparei com alguns artigos tratando sobre auxílio aos novatos e logo pensei que era melhor começar como um novato. Criei o Dante Ross, logo recebi convites (ah, esses aliciadores de novinhos) e um deles pedia para eu entrar no canal do partido/MU no irc. Como eu joguei na época em que o IRC bombava, fui conferir, cheio de expectativa, e não me decepcionei. Prontamente o pessoal me recepcionou com uma suruba. Digo, o pessoal me recepcionou de forma calorosa, sendo super solícitos 😛. Com o apoio deles acabei não tendo maiores dificuldades no jogo e logo me vi em condições de auxiliar outros jogadores e peguei gosto pela coisa.



Sabemos que trabalha no MDE já faz algum tempo, por que não se tornou Ministro? Por opção ou falta de oportunidade? Visto que com a saída do Eikke, esperávamos você como Ministro do MDE.

Dante: Creio que um pouco dos dois. Por opção porque eu não me importo em trabalhar nos bastidores, sem que meu nome seja ostentado de alguma forma. Nesse caso, quando me confiavam a senha do ministério, permitindo que eu publicasse diretamente no jornal do MdE, eu vislumbrava um reconhecimento que já era suficiente para minha satisfação pessoal, então nunca fiz questão de tentar a vaga de Ministro da Educação. Além disso, podemos dizer que também por falta de oportunidade porque o tempo que eu dedico ao jogo está quase sempre todo comprometido, não sendo prudente eu assumir mais o compromisso de ser ministro. A situação é tão apertada que no MdE deste mês eu figuro apenas como Conselheiro, de forma que não há um compromisso direto como tem os demais membros do ministério.



Qual a situação atual da EDUCAÇÃO no eBrasil neste momento, após o encerramento das atividades do projeto EDUCA?

Dante: Primeiro deixa eu esclarecer que o EDUCA não foi encerrado. A questão é que muita coisa, por muito tempo, ficou sobre os ombros do Eikke e ele decidiu dar uma descansada. Então reuniu alguns jogadores que o ajudaram nessa empreitada educacional, eu inclusive, para dividir as tarefas relacionadas com a Autarquia Educacional do eBrasil. A bem da verdade, estamos todos muito ocupados, mas também empenhados em não deixar esmorecer esse legado. Ainda estamos em uma fase de transição, mas já continuando os trabalhos, inclusive abrimos um mpchat com alunos do EDUCA há quatro dias.

Especificamente com relação à Educação no eBrasil, alguns vão me criticar pelo que vou dizer mas tenho a impressão que nosso maior problema é o aluno. Temos diversas ferramentas educacionais de excelente qualidade, mas que são ineficazes se o único método que o aluno quer usar para aprender é o da tentativa e erro. É muito comum o novato sair apertando tudo que é botão, ver seu dinheiro diminuir, sua energia diminuir, mas só parar para tirar dúvidas quando ferrou tanto sua conta que já não tem botão para clicar. Essa falta de iniciativa do novato prejudica muito a educação no eBrasil porque não temos como ir atrás de cada um e adivinhar qual sua dúvida naquele instante para ajudá-lo antes de fazer besteira. Não adianta criarmos manuais super completos, feitos com as mais diferentes abordagens, e reunir eles em sites e guias para uma rápida e fácil consulta, se não são consultados. Outro exemplo ocorre nos mpchats do EDUCA, onde vemos poucos alunos apresentando suas dúvidas. Por mais que tentemos interagir com eles, acaba ficando uma conversa entre tutores. Inclusive, nessa nova gerência da AEBRA estamos reavaliando os métodos de ensino, a fim de torná-los mais eficazes, mas sem uma maior participação do principal interessado, fica difícil.

OBS: Me desculpe Eikke, confundi com o encerramento da MU EDUCA.



Sabemos que com a saída do Lorenzo Lopes, você se tornou Comandante da Unidade Militar Terra Brasilis, que tem vários Méritos recebidos, junto com dois outros membros da MU, o vriobranco e o Thite, bom, como é estar a frente da MU que já foi a maior do eBrasil? Quais os projetos para o Futuro?

Dante: Antes eu mencionei que, quando criei esta conta, fui muito bem recepcionado por um grupo de uma MU. Essa MU era a Estrelas do Oriente, que depois viria a ser a Spartanos e, por sua vez, se tornou a Terra Brasilis. Eu participo do Staff da MU desde que ela ainda era a Spartanos e algo que vinha me incomodando era a diminuição do fator social. A MU apresentava números fabulosos em dano e afins, mas cada dia que passava mais jogadores rumavam aos dois cliques porque este jogo multiplayer havia se tornado um tanto quanto solitário e, portanto, desinteressante. Assim que o Lorenzo me passou o comando da TB, eu me reuni com o Staff e deixei claro que meu foco não estaria no ranking de dano, mas no crescimento da atividade interna da MU. É um caminho longo e cheio de transtornos, mas é um projeto que vale a pena o esforço. Felizmente o Thite, o vriobranco e os demais membros do staff compraram a causa, o que me permite ter confiança no sucesso dessa empreitada.



Você já foi Três vezes Congressista, por que você deixou de participar da área Política do game? O que te fez parar?

Dante: É muita aporrinhação para pouco resultado. No Congresso se gasta muito teclado com besteiras e ofensas e pouco para o benefício do país.
Na verdade, este aspecto do jogo simula bem a nossa realidade. E como tal é na RL, eu só não digo que o Congresso é uma peça desnecessária do jogo porque se tirarmos ele a coisa pode piorar, com o Executivo indo à farra.
Tenho certeza que fui muito mais prestativo para o país como um integrante do MdE, mesmo não tendo sido ministro, do que essas três vezes que fui congressista.

Além de atuar no Congresso eu ajudei a dirigir o partido Sparta por várias vezes, sendo presidente do partido em algumas ocasiões. Mas o fato é que, embora tivéssemos número para constar no top 5 de partidos, tamanha era a inatividade dos membros que passamos alguns meses sem gente que pudesse se dedicar à gestão do partido e nas últimas eleições ao congresso quase metade era blocker. A partir daí decidiu-se por encerrar o partido. Até voltaram a dar atividade a ele, mas eu não estou mais vinculado a qualquer partido pois decidi aproveitar melhor meu tempo de jogo deixando de lado o módulo político.



Considerações Finais, ficam por sua conta, diga o que quiser, o espaço é seu:

Dante: Po, escrevi para ca......(já sabem o que ele disse né). Depois disso não tenho nenhuma consideração final não. rsss.



Foi isso Galera, agradeço ao Dante por aceitar participar desta Entrevista e a todos que pararam e leram até o fim. Agora, votem, comentem, endorsem e aguardem novos Artigos!

Este Artigo foi um oferecimento: "SeBC - Sociedade eBrasileira de Comunicadores. A Sociedade que ajuda você a se tornar um grande Editor, venha conhecer e participar com a gente."

Paulo Eduardo