[MdE] Quem quer ser congressista?

Day 2,659, 04:23 Published in Brazil Brazil by Ministerio da Educacao

eBrasil, 02 de Março de 2015, eDia 2659

Caros Brasileiros,

Acreditamos que quase todos os novos jogadores, quando dão de cara com o módulo político, já pensaram: "vou me candidatar!", "vou ser presidente desse partido!" e, principalmente, "vou ser congressista! Vote em mim!". É comum presenciar novatos lançando artigos de candidaturas, sem ter a real noção de como funciona todo o processo.

Neste artigo, traremos um resumo sobre esse momento tão legal do jogo, que são as eleições para o Congresso.

E vamos mostrar um fato bem realista sobre a diferença entre SE CANDIDATAR ao Congresso e SER ELEITO congressista.

Boa leitura.










Entre as medalhas disponíveis no jogo, está a de Congressista, que por isso é ambicionada por muitos. Contudo, com o poder vem a responsabilidade! Não deve ser encarada como uma simples medalha.

Os congressistas são nossos 'representantes', possuem função legislativa, ou seja, estão responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis do país. Eles são eleitos mensalmente, ocorrendo a eleição a cada dia 25. Após a eleição, os eleitos se reúnem em canais próprios para discutirem propostas, utilizando o Fórum oficial e o mpchat aberto com os membros do poder executivo (CP, vCP e ministros).






CERTO. MAS QUEM PODE SE CANDIDATAR?

Segundo os mecanismos in game, basta apenas estar no nível 15 (300 pontos de XP), estar filiado a um partido político e clicar no botão de candidatura, entre os dias 16 e 23.

Mas isso não o fará ser escolhido pelo PP a figurar na lista de candidatos oficiais e a chance de ser eleito praticamente inexiste. O processo é mais complexo e exige muito do interesse e participação do candidato a político.

Assim que se entra no jogo, o jovem jogador busca as formas de interação e dentre as principais estão as Unidades Militares e os Partidos Políticos.

Uma vez ingressando em um partido, o jovem deve de imediato buscar interação e informação dos mais antigos, e todos em todos em todos os partidos estarão prontos para fornecer essas informações. O que muda de partido para partido é a forma como se dá essa interação, mas não espere que te procurem. Procure você a informação.

Ultrapassada essa primeira etapa da chegada ao partido, começamos com a interação, que será fundamental para o jovem ascender dentro do partido. Essa interação trará respeito e confiança dos seus pares, tanto dos jovens como dos mais antigos. Pois serão esses pares que te escolherão como candidato.

A maioria dos partidos políticos usa o sistema de prévias para escolha do candidato, que consiste em uma pré eleição para selecionar aqueles que representarão o partido com possibilidade de eleição. Outros abrem candidaturas em tópico na sua área privada do Fórum e uma Comissão Eleitoral auxilia o PP a finalizar sua lista de candidatos.

Essa escolha normalmente consiste no posicionamento na lista de votação, visto que os votos para o Congresso são feitos para o partido e não para o candidato. Assim quanto mais no começo da lista você estiver, mais provável e certa será a sua eleição.

Logo, estar nessas posições privilegiadas implica obrigatoriamente não só em ter a confiança dos seus companheiros do partido, como também, do órgão diretor deste, que tem a incumbência de zelar pela segurança do grupo e por tomar as decisões políticas necessárias.





QUAL O NÚMERO DE CANDIDATOS QUE PODEM SER ELEITOS?

O número de congressistas que um país pode ter é definido pelo número de regiões que ele possui.

1 região dá direito a 10 Congressistas
2 regiões dão direito a 20 congressistas
3 regiões dão direito a 30 congressistas
De 4 a 40 regiões, dão direito a 40 congressistas
Acima de 41, a quantidade de congressistas é de acordo com o número de regiões.

Sobre a quantidade de eleitos que cada partido pode ter, varia de acordo com o percentual de votos que ele receber. Quanto mais votos recebe, mais candidatos um partido vai eleger.



COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO? O QUE ACONTECE?

Para ter eleição ao Congresso, é necessário que o país possua regiões, do dia 23 até o dia 26 de cada mês. Sabe por quê?

- Dia 23 é o prazo máximo para que alguém possa se candidatar (as candidaturas abrem no dia 16).
- Dia 24 é o único dia que o Presidente do Partido poderá ORGANIZAR A LISTA DOS CANDIDATOS, ou seja, decidir a ordem de seus congressistas.
- Dia 25, a partir da 00:00h, se define os partidos e cada candidato que concorrerá. É o dia da eleição.
- Às 6h (eRepublik Time) do Dia 26 é hora que finaliza a apuração dos votos e da eleição de FATO dos Congressistas.

Todo partido tem uma área de candidatura ao congresso, porém, somente os partidos que constam no TOP5 (os 5 maiores partidos em número de membros) disputam a eleição. Se até as 00h do dia 25 seu partido estiver entre os cinco maiores, ele disputará a eleição. Contudo, partidos menores costumam fazer aliança com os maiores, oferecendo apoio e votos em troca de uma cadeira na lista de candidatos.



COMO SÃO DEBATIDAS E VOTADAS AS LEIS?

Toda proposta feita pelo presidente ou por qualquer congressista é posta em debate e posteriormente em votação, primeiramente no Fórum e depois lançada no jogo. A maior parte delas é aprovada caso receba a maioria simples dos votos totais, mas em casos especiais, como Impeachment ou Declaração de Inimigo Natural (NE), os votos devem ultrapassar 66% para a lei passar. Além dos congressistas, o presidente também é autorizado a votar.

Ou seja, a responsabilidade que repousa sobre os ombros do Congressista é muito grande.



A área do Fórum destinada ao Congresso tem suas regras e cabe a cada congressista ter ciência delas, para um melhor convívio entre os membros e para que os trabalhos sejam bem encaminhados. Lembrando que essas regras são apenas um código de conduta e não possuem mecanismos ingame para causar problemas na conta do Congressista. Eventuais mudanças podem ocorrer, sempre visando uma melhor convivência entre Congressistas e melhorando a transparência para a população.

Muitos jovens que ainda não tem a experiência necessária acham que basta chegar ao Congresso e decidir elevar o salário mínimo, por exemplo, ou reduzir aliquotas de impostos, como se trata-se apenas de clicar em um botão. Não funciona dessa forma. Pois os exemplos citados, além de precisarem de um longo debate junto a equipe de governo, podem causar sérios danos ao país, caso feitos de forma intempestiva, colocando em risco a saúde financeira do país.

Mas não é só de responsabilidade a vida do Congressista, sem a menor dúvida o Congresso já foi palco de épicos debates entre membros ilustres de nossa sociedade do presente e do passado. Ali grandes jogadores despontaram e ficaram famosos.







Para se aprofundar mais no assunto, não deixe de ler estes tutoriais:

Guia Definitivo do Congresso

Eleições para o Congresso

Regras do Congresso

O Ministério da Educação agradece ao Congressista DARTH CLAUDIO pela colaboração na confecção deste artigo. Muito obrigado.

Novinhos, escutem a voz da experiência. Procurem as lideranças do seu partido, conheça como ele funciona internamente, participe e ganhe uma verdadeira família no jogo.