O PODER DAS PALAVRAS

Day 2,564, 23:01 Published in Brazil Brazil by GiuseppePovia
O PODER DAS PALAVRAS

Sempre fui viciado em leitura, lendo desde gibis até livros de filosofia que não acrescentariam em nada em minha formação, mas eram apenas um meio de entrar em contato com uma das minhas maiores paixões: as palavras.

E não é difícil entender o motivo dessa paixão, as palavras são poderosas, muitas pessoas utilizam dela como armas, outras como escudo. As palavras podem fazer uma paixão ser sua por toda a vida ou fazer de um grande amigo seu maior inimigo. É uma linha tênue e deslumbrante, linda!

Existem momentos que nos faltam palavras (e nos arrependemos por isso) e momentos que elas saem em excesso (e nos arrependemos mais ainda). Um homem inteligente pode ter milhares delas na ponta da língua, mas as vezes ser sábio não é dizer as palavras corretas, pois tem momentos que não tem nada mais sábio do que o silêncio.


Muitas pessoas tem uma palavra preferida, eu tenho pelo menos uma dúzia! Palavras que eu gosto tanto pelo significado quanto pela sonoridade. Palavras que me lembram alguém, que me lembram algo...

Uma dessas palavras é SAUDADE. Palavra exclusiva da língua portuguesa, que é impossível traduzi-la para qualquer outro idioma. Ela é única e remete à maior dor que um coração pode sentir. Saudade é desejo, é sentir a falta, é chorar a perda.



Outra palavra é PORÉM. Sempre fui muito otimista e espero ansiosamente por essa palavra após notícias ruins. É um simples advérbio, mas significa uma luz no fim do túnel, um arco-íris depois da tempestade.



Eu tive criação católica, até hoje tenho o hábito de frequentar semanalmente. E a pessoa que eu mais admiro nesse mundo é a mesma que me deixou apaixonado por diversas palavras. Ensinou-me o significado de caridade, de amor, de compaixão, de humildade, entre outras. Mas a palavra que Jesus me ensinou que tocou mais fundo o meu coração foi PERDÃO.

Com o passar do tempo "amai o próximo como a ti mesmo" mudou para "trate o próximo como você gostaria de ser tratado", que finalmente chegou a "suportai-vos uns aos outros".

Ele mesmo sendo espancado, torturado e ridicularizado, perdoou todos os que o fizeram por não terem consciência do que faziam. Não existe sentimento mais nobre do que o sincero perdão. Até hoje sou um aluno assíduo em suas aulas, o que me ajuda a jamais guardar qualquer tipo de mágoa no coração.


"Errar é humano, perdoar é divino"
(Alexander Pope)



Não sei quantas palavras são necessárias para fazer nossa comunidade perceber que o rancor é uma âncora que nos prende no passado e impede o nosso progresso coletivo... Talvez o melhor seja o silêncio e um pouco de reflexão para cada um de nós repensar suas atitudes e sua postura perante o próximo.

Abraços.
Pedreiro.