[TDB] - Entrevista com o CP de Portugal

Day 2,636, 13:22 Published in Brazil Croatia by Viktor Chavalier


7 de fevereiro de 2015
Sábado, Viktor Chavalier como Editor.

Portugal e Brasil sempre tiveram sintonia seja pela etnia linguística ou pelo fato de as origens do Brasil ter relação com Portugal, por tanto hoje o The Daily Brazil apresenta uma entrevista com o CP de Portugal, GossypPT eleito pela Terceira vez Presidente do país e Vice-Presidente do Partido Comunista ePortugues.



Conte-nos um pouco sobre sua Trajetória Política?

Comecei no Partido Comunista ePortuguês (PCeP), o meu partido de sempre. Subimos a pulso na política Portuguesa e somos um partido de referência à já alguns anos. Desempenhei várias vezes o cargo de Presidente do partido, sendo depois Congressista e Representante do Congresso. Fui eleito CP pela primeira vez em Março de 2013, quando Portugal ultrapassava um situação muito delicada, estando completamente apagado por Espanha e muito isolado após a saída da EDEN. Fui posteriormente também várias vezes Ministro da Defesa (MoD), uma vez Ministro dos Negócios Estrangeiros (MoFA) e eleito CP novamente em Janeiro de 2014. Entretanto fui dSG da LETO por uma ocasião e agora sou CP pela 3ª vez. Isto num resumo muito rápido da minha aventura política no eRepublik 🙂


Qual a perspectiva de seu governo para Fevereiro-Março?

Sempre animadora, entendo que será um mês importante para o futuro do país.


O que você diria sobre o Brasil no momento?

É um país diferente. Um país renovado. Superaram grande parte dos vossos problemas internos e conseguiram seguir o rumo mais correto. Sempre fez todo o sentido que Portugal e Brasil caminhassem lado a lado. E isso é muito positivo! Penso que temos de volta o Brasil 🙂


Portugal tem alguma prioridade neste governo?

Procuraremos estabilizar-nos territorialmente, após alguns meses de guerra com Espanha. Seguidamente o objetivo será apoiar os nossos aliados, direta e indiretamente. A guerra ensinou-nos a não ter receio de ninguém, se tivermos que avançar para outra guerra em apoio a um grande aliado não hesitaremos. Esclarecer a situação atual da LETO é também um objetivo, não pretendo abrir uma crise interna mas penso que não podemos ignorar a saída dos nossos aliados Canadianos.


Brasil e Portugal sempre tiveram um laço especial na RL para alguns união e outros desunião visto que o Brasil já foi uma “colônia” portuguesa, acha que isto afeta diretamente na relação diplomática entre os dois países aqui no Erepublik?

Não creio que afete negativamente, penso até que afeta positivamente. Os laços que nos unem RL são claros e inegáveis, a língua é o primeiro deles. Outra história é o que se passou ingame. Os Portugueses sentiam muitas vezes um sentimento de ódio pelo Brasil devido ao abandono do passado e o apoio a Espanha. O Governo da Marcelina da Noitosfera conseguiu o que me parecia impossível. Renovar a nossa relação. Antes até eu próprio era incapaz de lutar pelo Brasil. Hoje penso que a vontade de reativar esta amizade é mais forte que as lembranças do passado.


O que você acha do atual CP do Brasil?

Sinceramente não tenho opinião formada, não o conheço pessoalmente e ainda não tive oportunidade neste inicio de mandato de conversar com ele. Espero faze-lo brevemente.


No seu governo há em andamento alguma proposta de maior aproximação das nações Brasil e Portugal?

Não existe nenhuma proposta concreta mas defendemos que devemos continuar lado a lado. Afinal somos os únicos países do jogo em que a língua oficial é o Português. Faz algum sentido quebrar esses laços? Independentemente do que possa acontecer diplomaticamente no eMundo a partir daqui devemos continuar juntos.


Qual sua opinião em relação ás alianças Asteria e Leto?

Pessoalmente penso que foram alianças mal construídas logo à partida. Defendo alianças em que impere a igualdade e a amizade, independentemente do dano. Não digo que não haja amizade, mas creio que foi muitas vezes imposta e isso nem sempre é positivo. Quanto a igualdade penso que não é preciso dizer nada. No entanto, atualmente penso que faz sentido a sua existência. Somos um grupo de países que defende e luta pelo mesmo.


Portugal e Espanha estão em guerra já a muito tempo... Espanha sempre tomando o território português e Portugal o recuperando, O porquê desta guerra sem fim com a Espanha?

Esse cenário é passado. Hoje Portugal equilibrou muito essas disparidades. Já provamos que somos capazes também de apagar Espanha, como aconteceu á dois meses. Relativamente à pergunta em si, penso que o passado no caso das relações Ibéricas é muito mais difícil de apagar. Foram muitos anos de Guerra, muitos anos de humilhações e muitos anos de incumprimentos por parte dos políticos Espanhóis. Esse sentimento é difícil de contrariar. Penso que agora, caso Espanha não ataque nenhum dos nossos aliados, devemos optar pelo caminho da neutralidade.


Recentemente Portugal tem recebido grande ajuda por parte da Sérvia como você define a relação entre os dois países?

É uma relação que cresceu após o fim da TWO. Espanha vetava constantemente a aproximação entre os dois países. Hoje temos uma relação sólida e Portugal agradece o apoio constante da Sérvia.


Ao que “parece” Sérvia e Portugal colocaram a Espanha pra correr da Europa, hoje vemos a Espanha atacando países Latino-Americanos, A que você atribui este efeito provisório?

Nada de muito significativo. Espanha sabe que não poderá lutar contra Portugal e Sérvia e tenta obter Congresso e estabilidade territorial noutros locais.


Obrigado pela entrevista,
Tem alguma consideração final aos Brasileiros que lerem este artigo?


Estamos juntos e espero que assim continuemos! Força Brasil!




Todos os sábados o [TDB] entrevistará um CP de um país diferente, as perguntas poderão variar conforme o andamento da entrevista... Estes artigos serão sempre publicados em formato de entrevista que podem variar entre perguntas e respostas ou uma entrevista narrativa.