Xadrez Político - Ditadura

Day 3,413, 10:18 Published in Brazil Brazil by 1.x.x.x.x.x


XADREZ POLÍTICO - DITADURA

"Quer ter opinião? Compre um jornal".
Assis Chateaubriand

"De poucas partidas aprendi tanto como da maioria de minhas derrotas".
José Raul Capablanca.

"Não existe isenção nos artigos do DC"
Dio Vigon

"Não existe isenção nos artigos de ninguém"
eGoNich

Um dos períodos mais recompensadores da minha jornada no eRepublik foi a época em que eu escrevia artigos de análise política que ficaram conhecidos como Xadrez Político: Uma jogada de mestre; Xeque-Mate. E uma nova partida tem início; Xadrez Político - governo Zunker.

A principal característica daqueles artigos era a tentativa de se dar uma visão de fora, apartidária, imparcial dos movimentos políticos do eBrasil.

Nesta publicação, vou tentar fazer uma abordagem semelhante. Não tenho a ilusão de que possa ter a qualidade daquelas do passado por uma razão bem simples: naquela época eu respirava a política do eRepublik. Passava horas vasculhando o jogo e seus jornais, o eRepublikbr e seus sub-fóruns, e no maldito IRC. Hoje, graças a Deus, estou livre dessa escravidão.

Bom, chega de conversa e vamos lá. Porém, não sem antes fazer uma advertência importante:

Senhor enxadrista, minhas desculpas. Este artigo não é de xadrez, é de política. Então lembre-se da licença poética empregada



Característica das peças segundo a cor.

Quem joga com as brancas dá início ao jogo, impõe ritmo do início da partida, tem maiores chances de dominar o centro do tabuleiro e de ditar os rumos da partida.

As pretas jogam depois, na defensiva, respondendo às ações tomadas pelas brancas. Nas mãos de um bom jogador são peças tão poderosas quanto às brancas, podem barrar o avanço das brancas e até mesmo impor um recuo.

Dos reis



Rei Branco: Dio Vigon
Rei Preto: Darth Claudio

Característica da peça: os reis são as peças mais importantes do jogo. Se caírem, o jogo acaba com a vitória do adversário. São carismáticos, bem vistos pelos seus súditos, estrategistas e perigosos na curta distância. As funções que desempenham no jogo limitam o alcance de suas ações, de modo que precisam se valer das demais peças para estabelecer o domínio do tabuleiro e causar dano ao adversário.

Brancas: Dio Vigon
Dio Vigon, Vigoncalves86, etc, é a figura mais importante que tenho acompanhado no eRepublik. Ele sim é o Sarney do jogo. Já foi praticamente tudo o que o jogo possibilita, desde eleitor à Presidente, passando até pela parte administrativa da própria plataforma. Grudou no poder e rosna quando querem tomar o seu osso. Neste processo fez muitos eadversários (para não dizer inimigos). Tem uma forma muito inteligente de lidar com as pessoas e uma abordagem muito sensata das coisas. Deve ter aprendido com o mestre Rex Megathunder a valiosa arte da manipulação.


Pretas: Darth Claudio
O Darth Claudio começou a ter maior projeção no cenário nacional fazendo a recepção dos novatos que entravam no jogo durante os grandes babyboons que nosso epaís já viveu. Desde aquela época foi acusado de ser criador de fakes. Sou testemunha, todavia, de que a acusação possa ser injusta. Na mesma época eu era recrutador do Sparta, enquanto o Darth recrutava para o Arena. Dezenas de novatos que eu convidava me respondiam dizendo ou que não viriam por já ter sido convidados pelo Darth, ou que viriam apesar do convite do Darth. Injusta ou não, tem sido acusado por seus adversários de usar scripts, de criar fakes, entre outras coisas. Fato é que o seu partido é há muito tempo o maior do eBrasil. Tem um encanto sobrenatural sobre os seus correligionários. Não sei se tomou aulas com o Rex, mas embora não tenha muita sutileza, também domina a arte da manipulação.


Principais movimentos recentes:
Brancas: Dio Vigon: Artigo Quem prejudica o eBrasil.
Dio Vigon apoiou a instalação da Ditadura e tem defendido a sua continuidade. Tem sustentado em suas manifestações públicas e privadas que as pretas só o querem o poder pelo poder. Desconfia (ou tem certeza) que as pretas não tem capacidade para entender a dinâmica do jogo e liderar o eBrasil.

Pretas: Darth Claudio : Artigo OS ECOS DO GOLPE
Darth Claudio, que se autodenomina "Homem do Povo" é contra a instalação da "Ditadura não-democrática" no eBrasil. Tem chamado o fenômeno de golpe. Reiteradamente denuncia que aqueles (as brancas) que chama atualmente de golpistas (que já foram chamados de panela) manipulam uma entidade que Darth batizou de "Máfia das Contas Compradas". Tal entidade, segundo Darth, domina o módulo militar no epaís e pela força estrangula o módulo político.

Das rainhas

----

Característica da peça: as rainhas são as peças mais poderosas do jogo. Tem ampla mobilidade, ampla influência e amplo poder de fogo. Além disso, resistem com eficiência aos ataques mais pesados sem acusar os golpes. Contam com a devoção religiosa de seus súditos, acerca dos quais recebem o apoio independente do ato que praticam, seja ele puro ou criminoso.

Brancas: Flying CATs
A Flying CATs é a mais poderosa unidade militar do eBrasil. Literalmente um balaio de gatos, a Flying CATs é mistura heterodoxa das mais diversas correntes militares que o epaís já teve. Formalmente, nasceu da junção da Flying Cocks com a CAT HUE. O caldo, porém, é mais grosso. A Flying Cocks nasceu pelas mãos do meu amigo Frank Nicola Issamu Tesla Maeda (acho que com uma participaçãozinha do espólio da dissolução de todos os meus bens quando parei de jogar) e arrebanhou a maioria dos orfãos da Trolls, Liber8 e Caipirinha Squad. Já a CAT HUE nasceu da fusão do Comando de Apoio Tupiniquim ("Seja CAT ou morra NOO😎 com o Esquadrão HUE. Para entender a contradição em termos, basta dizer que a Flying CATs é a unidade militar do BONNA e do BIG GIL. Supõe-se que seja comandado pelo Mr.Indigo com grande auxílio do Bonna, embora o Gunner BR figure como laranja Comandante.

Pretas: ARENA

O ARENA é o maior partido político do jogo. E isto faz muito tempo. Tem feito tanta sombra sobre os demais que promoveu a façanha de unir todos eles. Por isso foi mantido fora do comando do poder executivo no eBrasil mais de um ano. Mas ao invés diminuir, o partido continuou ganhando força e dominando o Congresso, eleição após eleição, e até conseguiu eleger o Presidente do eBrasil em fevereiro de 2017. Sem dúvida é comandado pelo Darth Claudio, embora o laranja Presidente seja o Sir Greg.

Principais movimentos recentes

Brancas: Bloqueou a eleição de Sir Greg implantando uma ditadura hostil no eBrasil. A justificativa é que essa ditadura é para o próprio bem dos ebrasileiros. Dizem que se trata de uma ditadura libertadora, para evitar que o eBrasil caia nas mãos incompetentes da democracia do Darth Claudio. Para uma cronologia da ditadura, leia A linha do tempo da ditadura no eBrasil do Vigon. Além disso, seus membros tem patrocinado uma interessante campanha de contrapropaganda na mídia, que será minuciosamente abordada quando falarmos das torres e demais peças do jogo.

Pretas Em um passo importante, o Arena conseguiu ganhar a eleição para Presidente contra todos os demais partidos políticos juntos, elegendo Sir GREG. Mas SIR GREG não sentiu o gostinho da cadeira, pois foi apeado do poder pela tomada hostil da ditadura. Em contrapartida, o ARENA tem orquestrado com seus membros uma interessante campanha de guerra midiática, colando nos adversários adjetivos como golpistas, máfia das contas compradas e etc. A campanha midiática das pretas também será abordada quando falarmos das outras peças do jogo. Sua principal jogada foi se tornar o grande bastião da democracia no eBrasil, a maior voz contra a ditadura do jogo, explorando o apelo que tal abordagem exerce sobre os novatos.



Tendo em vista que a minha mulher está uma onça com o tempo que perdi fazendo este artigo, fica para o próximo a análise das torres.

Por ora, o jogo está suspenso, com as brancas na vantagem.