Sugestão para as eleições ao Congresso

Day 712, 16:08 Published in Portugal Portugal by Aronfly


Sugestão: Os Presidentes dos Partidos passam a poder escolher os seus candidatos ao congresso.

Este artigo serve para aferir a receptividade dos portugueses à sugestão infra apresentada.

O congresso tem sido um palco das mais variadas artes. Vemos congressitas anónimos que são eleitos por números irreais, propostas irresponsáveis, à rebelia da ideologia do partido e sem consultarem os seus líderes, desistências a meio de período legislativo, congressistas não reconhecidos pelos seus Presidentes, etc.. etc.
Esta sugestão propõe trazer mais poder ao Presidente do Partido, passando este a ter a possibilidade de aceitar/recusar candidaturas dos seus militantes ao congresso.

As vantagens passam pela imediata genuinidade e aumento da responsabilidade. A única desvantagem que reconheço é a possível tendência dos Presidentes escolherem sempre os mesmos candidatos, preterindo a competência ou o potêncial de outros militantes, em função da proximidade que o Presidente terá com os candidatos escolhidos (ex: grau de amizade, antiguidade no partido, etc.).
Com esta sugestão em prática, o militante que se queira candidatar ao congresso, terá primeiro de ganhar a confiança do seu Presidente - o que motiva a uma maior participação na vida partidária (e fora dela), motivação e iniciativa.

O congresso, enquanto câmara legislativa, deve ser reconhecido e respeitado. A sugestão visa aumentar a credibilidade e confiança deste orgão executivo.

Espero convosco perceber a viabilidade desta sugestão e se a sua aplicação resolveria os problemas visados e que em todos os paises se repetem.
Se a vossa opinião for positiva, procederei ao próximo passo, para que a sugestão chegue a quem a possa tornar realidade.

Agradeço a vossa participação!

Aronfly