Inquérito a todos os Portugueses: Resultados

Day 632, 10:44 Published in Portugal Portugal by Aronfly
Excelentíssimos mademoiselos e monsiures!!

Já está!! Apresento-vos o resultado do Inquérito que mobilizou 100 portugueses, e que nos permite conhecer melhor o comportamento, atitudes, motivações e interesses, de quem connosco partilha esta experiência virtual!
Escolhi apresentar o resultado em forma de análise, em vez de simplesmente colar os gráficos, devido ao tamanho do inquérito e à fácil compreensão deste tipo de exposição.


Dados Biográficos

As respostas foram equitativas, não havendo uma geração mais mobilizadora que outra. Desde um cidadão com 1 dia, ao mais velho jogador português, houve uma consciência cívica que mobilizou todos os portugueses.
A grande maioria compreende que é importante manter uma wellness elevada. 86% afirma ter entre 91 a 100 wellness, no entanto houve ainda 5% que responderam “de 0 a 40”.
Quem vive em Portugal (64% de todos os inquiridos) explica este facto com o patriotismo e satisfação pela vida neste país (72😵. Apenas 17% não encontra vantagens em emigrar e 11% ainda não reuniu condições para se aventurar no estrangeiro.
Os nossos emigrantes (os restantes 36😵 justificam a ida para o estrangeiro com ambição num salário melhor e porque os produtos no país onde vivem são mais baratos (77😵.


Património

O jornal é um meio de comunicação por excelência. Seja político, genérico ou simplesmente para o lulz, é este quem mais dinâmica cria no jogo. Ainda assim, 57% dos inquiridos afirmam não serem donos de um jornal.
A vida empresarial também não suscita grande interesse nos portugueses. Destes, 50% diz não ter qualquer org. 28% tem apenas 1 org. Há ainda 8 indivíduos com 5 ou mais Orgs.
Ter uma casa é sinal de compromisso numa wellness sustentável. No entanto, apenas 37% dos portugueses têm casa igual ou superior a Q4. Ainda é importante referir que 45% dos inquiridos afirma não ter qualquer casa.


Emprego

As respostas mostram que todos os portugueses estão empregados (98😵 e satisfeitos com o seu emprego (79😵, à excepção de 2 inquiridos. Um deles é militar, por isso anda em constantes deslocações, o outro diz que ainda procura uma oportunidade de emprego. Os 21% que não estão satisfeitos com o seu emprego, justificam o salário baixo como a principal razão deste descontentamento.
A maioria trabalha na manufactura, 59%, já as matérias-primas recolhem 37% dos trabalhadores e os restantes na construção. O gráfico em baixo mostra a distribuição das várias skills.




Exército

Os portugueses são, na generalidade, ávidos combatentes, no entanto a distribuição das strengths é obviamente mais concentrada nos valores mais baixos. Isto justifica-se, provavelmente, pela recente consciencialização da importância de treinar todos os dias e pelo gradual abandono do jogo durante o tempo de vida.
Distribuição das strengths e rank militar:



Uma subida rápida no rank militar obriga a um investimento avultado em armas e wellness packs. No entanto, 92% dos portugueses afirma não gastar gold em wellness packs. Quanto às armas, 49% limita-se a lutar com armas Q1 e 28% luta apenas com as próprias mãos. Dos inquiridos, apenas 6% usa armas Q5.
Se os wellness packs e as armas são caras, o Hospital é a principal ferramenta de gestão da wellness. 97% dos portugueses utiliza-o por reconhecer as suas vantagens.


Política

Para os portugueses a política não recolhe grande interesse no jogo. Apenas 58% são afiliados num partido. Os restantes justificam o aborrecimento, a monotonia e o desinteresse como principais razões. A falta de tempo e a residência num país estrangeiro também justificam esta desmotivação.
Dos 58 afiliados, 15 estão no PDA, 11 no Partido dos Parvos, 10 no PRD, 8 no PReC e os restantes distribuídos pelos diversos partidos. 62% diz estar satisfeito com a prestação do partido que militam e 83% afirma votar no seu candidato.

Quanto aos presidentes sugeridos para cada partido, as respostas foram sui generis:

PDA
Arthk com 27% dos votos, seguido do Raikael com 26%. Em terceiro lugar o Euphonix com 17%. António Moutinho reúne 9% das preferências. Os restantes estão distribuídos equitativamente pelos nomes sugeridos.

PRD
Aronfly recebe 20% das preferências, seguido pelo VaReTaS com 19%, ErnestoG com 17% e Luis1989 com 16%. De referir ainda BossG com 10% e Rafael Borges com 5%. Outros nomes sugeridos foram Tiago_Boto e ALTF4.

eBE
Eunico recebe 40% dos votos. Nuno Vieira 22%. CatBea 16% e Davidablo 11%. Dos nomes sugeridos, destaque para Deepstair.

PReC
Julio de Matos com 39% é o eleito. Arbus com 18% e Lcfr com 17% são outros nomes que se destacam. DMBoss 7%, hideway 6%, Anoni Mous e zepovinho ambos com 2%.

PSP
Marcelo Rodrigues conta 39% das preferências. Henrique Buescu recebe 23%, penelope18 com 14%, andreok e koiso e tal com 8%.

PdP
Woooo é o vencedor preferido com 42%. Os restantes (Carlos Cesar, carpete_tapete, heilel e Ricardo Neves) recebem sensivelmente os mesmos 11% cada.

SDP
O Baleeiro recebe 29%, seguido de VenomarX com 28% e Socrates 26%. Destaque ainda para brunreis com 6%.

PDL
Jcaulins recebe a maioria absoluta com 54%. Catriba 26% e fiv3ster com 8%.

TP
Judazs vence com 64%. Ligtez recebe 26%. Outro nome sugerido para o partido dos teocratas foi o Julio de Matos.

À pergunta em que partido votarias se as eleições fossem hoje, a resposta é mostrada no gráfico em baixo:



Para Presidente de Portugal, as escolhas não foram surpreendentes:

O eleito dos portugueses é o Arthk com 20%.
Raikael recebe 11%, seguido pelo Judazs com 8% e o Julio de Matos com 7%.
Com 6% encontramos Aronfly, Marcelo Rodrigues, woooo e jcaulins.
Para 3% temos António Moutinho, ErnestoG, Rafael Borges e VenomarX.
Com 2% os portugueses escolheram o VaReTaS, Luis1989, Arbus e Socrates.
Ainda 1% para PHuSiOn9, BossG, Nuno Vieira, DMBoss, Carlos Cesar e carpete_tapete.
Os restantes não obtiveram qualquer voto.


Economia

A maioria considera Portugal um país economicamente estável (67😵, no entanto a percentagem diminui quando falamos do futuro. Apenas 52% mantém-se optimista. Talvez por isso, 69% acredita que Portugal não é o melhor país para abrir/manter uma empresa.
Quanto ao Mercado Monetário, 57% admite utilizá-lo para gerar mais-valias.


Expansão

O jogo tem uma forte componente bélica e por isso 88% aprova uma atitude expansionista de Portugal. Já quanto à fidelização à PEACE as opiniões dividem-se: 53% concorda em seguir criteriosamente as suas directrizes, mas 41% é da opinião que Portugal devia ter iniciativa própria. Ainda 6% não se importava de ver Portugal fora da PEACE.
A Espanha, o eterno inimigo de Portugal, reúne a ambição de conquista da maioria dos portugueses. Apenas 29% não concorda com um ataque iniciado por Portugal. 37% admite atacar a Espanha, mas apenas com o aval da PEACE. Já 35% acha que devemos atacar a Espanha de imediato.


eRepublik

Dos 100 inquiridos 91% diz ser titular da primeira conta no jogo. Quanto à questão dos clones, 71% não se sente perturbado e ignora que outros os usem. Esses outros confidenciaram ser 10%.


FIM

Espero que o inquérito mereça a vossa atenção e que possam utilizar esta informação da melhor maneira possível. De certo que tirarão as vossas conclusões. Deixo apenas uma nota final para quem estiver interessado em conhecer algum resultado em pormenor, faça o favor de me contactar via PM. O inquérito não é final e conclusivo. Há espaço para muitos outros inquéritos, especialmente se objectivados numa temática única. De resto, deixo esta contribuição para um Portugal mais ciente e dinâmico, na esperança de elevar o sentido critico em qualquer dos dominios e interesses que cada um considere importante..

Aronfly

Vota e Subscreve.. não percas a próxima iniciativa!!