[TAJ06] Falando Francamente com NestinhoBR

Day 2,594, 15:18 Published in Brazil Brazil by Bernardo AIbuquerque



Hoje, o TAJ apresenta Bernardo Albuquerque falando francamente com aquele que acaba de ser eleito ao Congresso pelo Partido Socialista a partir de uma coligação com o FENIX, NestinhoBR. Vamos às perguntas.


BA: Congressista, diga-nos um pouco sobre sua eTrajetória.

NB: Primeiramente, gostaria de agradecer ao The Albuquerque Journal pela entrevista.

Comecei como baby do BRNuke onde conheci um pouco sobre o eRepublik. Contei também com ajuda de algumas pessoas. Destaco, em especial, duas: Sir Stark e Lukinos. No módulo político, filiei-me ao Partido Nova Ordem onde fui PP por um mandato. Após algum tempo sem nenhum partido, ingressei no Partido Socialista onde ocupei diversas funções. Sempre atuei internamente com apoio dos nossos congressistas e políticos.


BA: Qual foi sua motivação para ser candidato ao congresso.

NB: Acredito que o congresso deva ser um espaço aberto, plural, onde todo o cidadão tenha acesso ou ao menos conheça o funcionamento. O congresso não pode ser um antro onde se reúnem as mesmas velhas raposas do política. É importante que o congresso esteja sempre renovado, buscando estar cada dia mais uníssono com a população do eBrasil. Muitos congressistas estão nesta posição apenas pelo poder e não pelo bem comum.

Neste sentido, pretendo trazer novas ideias ao congresso. Acredito que o maior bem de uma democracia é o livre debate de ideias e, portanto, ter novas formas de pensar no congresso só faz bem ao eBrasil. Pretendo colocar este mandato de congressista a disposição da população do eBrasil e já me proponho a ouvir todo e qualquer eBrasileiro que queira fazer deste mandato seu instrumento de participação política.


BA: Quais suas expectativas para a legislatura?

NB: Como dito na pergunta anterior, espero que possamos ter um congresso aberto à população. Que saiba ouvir não somente as grandes forças políticas, mas também ao novato que está descobrindo o eMundo. Espero que esta nova legislatura possa oxigenar o congresso e torná-lo cada vez mais a casa do povo.


BA: Como foram os trâmites para a finalização da coligação FENI😜S?

NB: Estes são detalhes internos. Posso me limitar a dizer que eles têm talentosos políticos.


BA: Há algum planejamento interno para a ascensão do Partido Socialista?

NB: Diferentemente de alguns outros partidos, o grande objetivo do PS não é ser o maior partido do eBrasil . Nós preferimos ter qualidade em nossa atuação. Penso que não faz sentido termos um partido com 300 membros, sendo que apenas 2 ou 3 são atuantes e contribuem efetivamente para a construção interna.

É claro que devido a limitação do TOP5 precisamos buscar essa ascensão, mas nosso objetivo maior é que nossas idéias e práticas alcancem a todos e assim possamos mudar um pouco a mentalidade dos eBrasileiros. E pra isso, sem dúvida, há um farto planejamento.


BA: Caso o PS não consiga entrar no almejado TOP05, a coligação com o FENIX terá futuro?

NB: Penso que sim. O FENIX, através de sua direção, mostrou-se um partido sério e aberto ao debate de ideias. Não estamos fechados para futuras alianças. Para nós é importante que os partidos sejam este espaço de produção política e não de manutenção de poder.

Aproveito para agradecer publicamente o apoio do FENIX na coligação.


BA: Você ainda almeja a Presidência?

NB: Qualquer cargo político deve ser um cargo que surge da necessidade coletiva. Não penso necessariamente em ser presidente, mas penso diariamente que precisamos ter uma presidência que esteja conectada com todos os eBrasileiros, desde o mais antigo congressista até o mais novato de todos. Se esta condição me conduzir à mais uma disputa presidencial, aceitarei sem problemas.


BA: Há alguém na comunidade que lhe incomoda?

NB: Ninguém em específico. Me incomodam os jogadores que tentam burlar as regras do jogo tornando a experiência um pouco menos divertida. Também me incomoda quem possui sempre uma postura reativa, se limitando à críticas destrutivas e pouca construção prática.


BA: Se não existisse o PS, para qual partido você iria?

NB: A pergunta é dificil. Sinceramente, no momento não me vejo em outro partido que não o PS. Não conseguiria estar em qualquer outro partido que não coloque seus princípios e valores como prioridade. Creio que há outros partidos assim no eBrasil, mas o PS sem dúvida é o que eu me encaixo melhor.


BA: Você se arrepende de não ter se candidatado ao congresso antes?

NB: Não. Acho que na política sempre há uma momento específico para tudo. O PS vem de um momento muito difícil, de grande inatividade, e, felizmente, com muito suor dos meus camaradas, vem conseguindo reerguer aos poucos suas estrutura interna. Chegamos a um ponto em que podemos começar a focar na política geral do eBrasil e desse momento, em um consenso interno, resultou na atual candidatura coligada com o FENIX, que nos recebeu de forma muito gentil e sincera em prol de um ePaís melhor.

Em uma perspectiva pessoal, também não me arrependo, pois agora me sinto mais experiente para o cargo.


BA: Por que você escolheu o PS como seu partido?

NB: Creio que esse frase do Che é suficiente para explicar:
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”


BA: Mesmo que não tenha assumido nenhum cargo fora do partido além de congressista atualmente, sei que você tem certa experiência no jogo. Logo, você pode deixar um poeminha com um recado para os novatos?

NB: Ao invés de um poema, deixo uma pequena mensagem inspirada nas palavras de um importante pensador latino-americano:

Cabe ao novato trabalhar todos os dias, aumentar seus conhecimentos sobre o eMundo que o rodeia, colocando sempre os problemas do eMundo como seus próprios problemas. E, assim, com o passar dos anos, de muitos sacrifícios e de muitas vezes termos estado à beira da desânimo, teremos criado a sociedade justa, o nosso ideal!


Agradeço ao NestinhoBR pelas respostas, claras e lhanas, além de desejar-lhe boa sorte no mandato como congressista.
Vote, assine, endorse, divulgue, comente e critique.
Bernardo Albuquerque