[MoFA] Fim de Mandato jul'15

Day 2,815, 08:01 Published in Portugal Spain by Ministerio dos Negocios Estran


Saudações a todos,

É com satisfação que elaboro uma súmula neste artigo para o encerramento dos trabalhos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Como é habitual no decorrer da atividade do Ministério, foi feita a introdução e tomada de posse pelo anterior Ministro Carlos Alex36, bem como os artigos de lançamento do programa de embaixadas.

Assim sendo, a actividade do Ministério até ao dia 23 de Julho foi assumida plenamente pelo anterior referido Ministro, vindo a ser substituído no dia 24 de Julho pelo Vice-Ministro.



A prioridade deste Ministério foi em primeira linha, auxiliar o Presidente no esclarecimento da vontade portuguesa em querer oficializar uma adesão expressa e consciente na aliança - ASTERIA.

Os resultados foram claramente favoráveis ao “SIM”, e o Governo fez questão de informar a aliança através do seu representante Don Vigon para comunicar a posição portuguesa aos restantes membros integrantes. Até ao momento nenhuma posição oficial foi dada, embora Portugal tenha sabido existir uma clara maioria desejosa por dar as boas vindas ao País. Pesa embora as burocracias internas de cada nação a que o nosso País é completamente alheio, o Governo tudo fez para traduzir a vontade da sua população.




Um dos objetivos e função deste ministério é a apresentação da lista de MPP´s para o mandato sendo que inicialmente estavam orçamentados 13 MPP´s, dos quais 3 se encontravam em stand-by. Foram assinados os 13 juntamente com mais dois perfazendo um total de 15 MPP´s assinados durante este mandato. Os dois últimos foram suportados por privados, no caso do MPP com o Uruguai pelo AlexandreoGrande e Bitorino, com 5k cc´s cada um e o último o da Noruega suportado na totalidade pelo CP nunopeb1.
Noutro prisma, e não descurando as relações privilegiadas que Portugal possui actualmente com outras nações, nomeadamente co-integrantes na C.U.A.P., as nações da ASTERIA, e até nações cuja ligação não é abrangida pelas alianças mencionadas supra.



Fruto desse empenho, o programa inicialmente iniciado pelo Ex-Ministro Carlos Alex36, foi aplicado e permitiu a Portugal aprofundar o seu conhecimento de países como o Brasil, EUA e Sérvia, tendo para o efeito sido publicados artigos com entrevistas, o qual desde já se agradece aos Embaixadores que encararam a função com brio e determinação, bem como no envio de informação do interesse do Governo na promoção de imagem e nos efeitos surtidos para aprofundar as relações com alguns dos países incluídos no programa de embaixadas e outros fora dessa mesma influência.

O trabalho realizado foi estritamente vocacionado para as necessidades presentes e de acompanhamento e colecta de informação diplomática e internacional que interessava a Portugal para a utilizar da melhor forma a servir os interesses portugueses. Não se falam de milagres mas de vantagens em momentos fulcrais no campo da diplomacia que tem um grau de visibilidade reduzido mas nos bastidores assumem um cariz fundamental.



Sabemos que Portugal ainda que enfrentando desafios orçamentais e inactividade potenciada pelas férias de verão ou pelas altas temperaturas que se fizeram sentir RL, convidativas para muitas outras actividades que não clickar non-stop em prol das batalhas portuguesas, sentimos que houve o devido espaço para realizar o trabalho a que a equipa foi desafiada a responder, manifestando o agrado do nosso Presidente pelo apoio e acompanhamento dado a todas as questões solicitadas.



Com esta explicação se conclui a análise do mandato decorrido no mês de Julho de 2015.


A equipa do Ministério dos Negócios Estrangeiros [MoFA]

Ministro: Lucifel


Participate! Comment! Share!

~ [MoFA] Fim de Mandato Jul/2015~
http://www.erepublik.com/en/article/2542831/1/20