[MoFA] Entrevista ao Andre3567 + Fecho de Mandato

Day 2,906, 14:01 Published in Portugal Spain by Ministerio dos Negocios Estran


Caros portugueses e portuguesas,

Em tom de despedida, trago-vos a última entrevista do MoFA este mês.

Ao contrário das últimas três, hoje, decidimos entrevistar um jogador português. Ele é o nosso MoD, Andre3567 e é sem dúvida alguma um jogador bem cotado no eEstrangeiro, o que faz dele uma personalidade internacional. Foi uma das nossas referências no contacto com os nossos aliados e na organização de um mês ativo militarmente juntamente com os nossos grandes comandantes que também merecem do povo português uma grande ovação, porque sem eles, não teria sido possível ter o mês que tivemos.

Cumpre-me o dever de informar (e com muito orgulho) que o MoFA cumpriu com tudo aquilo que tinha delineado para este mês. Confesso, no entanto, não estar satisfeito pelo simples facto de não ter tido a disponibilidade que queria para publicar mais análises e ter publicado as entrevistas nos dias que tinha perspetivado. Contudo, a RL não para e eu tenho que a acompanhar e com isso tive 1 projeto para entregar há 2 semanas e entreguei outro esta semana. Mas o mais importante a referir, é que cimentamos a nossa posição na Asteria e estamos com excelente relações externas devido à comunicação que tivemos como Governo neste último mês.

Vá, não vos chateio mais e deixo-vos com a entrevista:



1- Andre3567, antes de começarmos esta entrevista… diz-nos, o que dizem os teus olhos?

Nada de especial, só que sou um gajo empenhado no que faço, bastante perfeccionista, e ainda mais teimoso. Sem esquecer que olhando com atenção dá para ver uma pitada de filho-da-mãe-arrogante. 😁

2- Este mês tivemos um MoD bastante atarefado com muitos planos, muitas guerras e muita comunicação com os comandantes. Que balanço fazes deste mês que chega ao fim no próximo dia 6 de Novembro pelas 14h?

Foi um mês bastante positivo. Defendeu-se com sucesso o AirStrike da Bulgária, fruto de uma enorme cooperação entre os portugueses e os nossos aliados. Conquistou-se, com sucesso, parte das regiões italianas, para ajudar um nosso aliado. E basicamente foi isso. Portugal este mês só conheceu derrota na Irlanda, quando não conseguiu defender as regiões e decidiu abandonar a ilha. De resto todas as batalhas correram, e acabaram, como era nosso objectivo.
Para além das conquistas militares houve também uma constante comunicação com os comandantes. Houve alturas em que de 2 em 2 dias tinha que apagar a PM porque estava a ficar com mensagens a mais, e bastante pesada. Foi um bom mês, esperemos que os seguintes também assim o sejam.


3- Falando um pouco do passado… Achas que as desconfianças que muitos jogadores tinham, sobretudo, por 3 membros deste governo dissiparam-se após estes 2 meses?

Na grande maioria, acho que sim. Vários jogadores que tinham os seus receios em relação a este governo (e ao anterior) já não os devem ter, mesmo que não o admitam, e o bom trabalho do governo os últimos dois meses mostrou bem que merecem a confiança dos portugueses.
Ainda há jogadores com algumas reservas, infelizmente, mas vamos ver se isso no futuro desaparece.


4- Então podemos concluir que temos condições para ter uma comunidade mais unida e mais coesa após essa reconciliação, certo?

Sim, temos.

5- Este mês marcou também o 1º mês de presença na Asteria. O MoFA tentou sempre estar em contacto com os nossos aliados e o MoD também. Podemos dizer que comunicação não faltou entre Portugal e seus aliados. Que balanço fazes deste 1º mês como membros da Asteria?

Foi um mês bastante positivo. Não só houve bastante, e contínua, comunicação com os restantes países Asteria como houve uma intervenção militar para ajudar um país Asteria. Portugal até teve alguma sorte por ter tido a possibilidade de mostrar já a sua capacidade, e vontade, de ajudar o próximo, mesmo depois ter ter saído de uma guerra custosa. Foi um início bastante bom para Portugal.

6- Voltando a falar um pouco de ti...
Jogas eRepublik desde 2013 e apesar de tantas críticas e abandonos nos últimos meses por parte de tantos jogadores e muitos deles referências eMundiais para todos nós, conta-nos... o que te faz ficar por aqui?

Esta é fácil. Os jogadores. Os amigos que se vai fazendo. Se não fosse por isso já há muito teria desistido, o jogo em si não é merecedor do meu tempo. Felizmente algumas pessoas o são. Gostei bastante de conhecer alguns fora do eRepublik, estou à espera de conhecer pessoalmente mais um ou outro, e é isso. O eRepublik se não fosse pela vertente social não seria nada de especial.

7- Sinceramente, o que achas que pode ainda ser feito por ePortugal e pela comunidade?

Temos que fazer aquilo que já desde que jogo é dito, ganhar mais jogadores. Não vou falar em BabyBoom porque isso, infelizmente, é utópico, mas podemos falar em manter os poucos que entram. Há que parar de os rotular desde logo como clones. Ninguém quer jogar um jogo onde ninguém acredita que é novato e ninguém o quer ajudar por isso. Temos que deixar de ter medo de gastar dinheiro e não o receber de volta (esta é dirigida ao congresso). Há que ajudar novatos a fundo perdido. Um novato pouco ou nenhum proveito tira do FADM porque tem que devolver o gold pouco depois, e uma subida de 2.5 de força diária não lhe vai dar do nada uma receita mensal de gold bastante superior.
E, claro está, há que saber às vezes quando dar o braço a torcer. Há que deixar as birras de lado, há que conseguir superar os receios que temos acerca de outrem, há que meter o bem estar do país à frente do nosso bem estar. Há que conseguir lutar pelo país quando é preciso, como é preciso. Há que doar ao país quando é preciso, o que se conseguir doar. Há que ajudar o país quando ajuda é necessária, e isto não é só no campo de batalha. Basicamente, temos de deixar de ser vários grupos cada um a trabalhar para si, e há que passar a ser um só a trabalhar para o mesmo. Este mês já houve uma melhoria substancial nisto, mas ainda dá para continuar a melhorar.


8- Podemos continuar a contar contigo em futuros governos ou vais entrar em período de férias?

Sinceramente, não. 😛 Não só estou um bocadinho cansado, dois meses chegam (e a ver vamos se não haverá um terceiro…), e estou a entrar na parte crítica do semestre, seria bom se mais alguém se chegasse à frente.

9- Será que se te chamarem “general sem medo” é cair em exagero?

Um bocadinho. Não fiz nada de especial. Ataquei a Irlanda, mas eles não deram muita luta. Defendi o AS da Bulgária, mas não o conseguiria fazer sem os portugueses que lutaram e que doaram, e sem os aliados que fizeram o mesmo. Depois os Irlandeses começaram a dar luta e não consegui fazer nada para além de abandonar a região. Depois fomos à Itália. Estes ainda deram alguma luta, mas também nada por ai além.
Basicamente, o que fiz pode parecer bom em papel mas não o fiz, nem conseguiria fazer, sozinho, e nem são feitos por aí além.


10- Aquele espaço em que podes dizer aquilo que te apetecer aos portugueses e ao eMundo em geral.

Não tenho muito a dizer, o que tinha a dizer já o disse acima. Mas vá, retendo os pontos-chave. Portugal as últimas semanas mostrou que podia ser um país importante, um país disposto a ajudar os aliados, um país com condições de ir para a guerra. Mas só conseguimos fazê-lo se trabalharmos como um. Há que deixar as tretas da ditadura para trás, há que deixar de pensar no que aconteceu há quase meio ano, e há que continuar a trabalhar parar melhorar não só Portugal mas também a imagem de Portugal.



Agradecemos ao Andre3567, por ter perdido 5 minutinhos da sua vida ao responder as questões que apresentamos.
Agradecemos também, ao ReiLusitano pela confiança depositada na equipa do MoFA, dando sempre o seu apoio e contributo todos os dias.
Agradecemos aos embaixadores portugueses que nos acompanharam este mês! Poucos mas bons...
E agradecemos ao povo português… este mês foi o que foi graças a vocês e à vossa motivação e à vossa dedicação em cada batalha e em cada momento deste mandato tão recheado de atividade!


Uma saudação muito especial a todos,


A equipa do Ministério dos Negócios Estrangeiros [MoFA],
Grão-duque (Ministro): Johannes Valkkynen
Marquês (Vice-Ministro): teXou




Participar! Comentar! Divulgar!
~ [MoFA] Entrevista ao Andre3567 + Fecho de Mandato ~
http://www.erepublik.com/en/article/2562250/1/20