|MoF - Granikus| Apresentação do Orçamento

Day 3,005, 15:57 Published in Portugal Portugal by Ministerio das Financas

Estimados eportugueses e eportuguesas,

Agora que o Orçamento está aprovado, apresento-o à população.

Após um longo e animado debate, e desde já agradecer aos congressistas pela sua análise e questões, foi aprovado com maioria (67😵 após contagem dos 24 congressistas que se dignaram em votar.

Passo a apresentar o Orçamento:



Informo igualmente, um compromisso assumido perante os congressistas e agora perante toda a população, tentarei com a maior frequência possível, fazer uma atualização/evolução do Orçamento.

Assim, neste momento, posso informar o seguinte:



Ou seja, até ao momento, 21,13% da receita orçamentada, via impostos, já foi obtida, desde o início deste mandato, iniciado no dia 6 de Fevereiro.

Outra receita também já obtida, o recurso ao PCV, estimada em 20.000 pte já foi atingida, pelo que, ainda assim, aguardamos por mais mecenas que queiram ajudar o nosso país e as nossas contas públicas.

No total o valor das receitas já obtidas é de 72.820,96 pte, ou seja 26,82% do estimado.



Em termos de despesas, o MoE, dando cumprimento ao programa de apoio aos novatos, já investiu 2746,98 pte, que foram convertidos em 6,65 gold, distribuídos a 5 novatos. Assim, da dotação orçamentada, este ministério gastou cerca de 10,99%.

Igualmente informo que já foram assinados 2 MPPs que resultaram num investimento de 20.000 pte, conforme aprovado pelo Congresso, sob a orientação do nosso MoFA. A este ministério foi-lhe subtraído um total de 15,38% da verba disponível.

No geral, gastou-se, até ao momento 22.746,98 pte, 7,46% do estimado em despesas.



Em suma, juntando os dois valores acima referidos, o Estado Português apresenta, até ao momento, um lucro real de 50.073,98 pte.



Tenho consciência da responsabilidade por cumprir este orçamento e, em conjunto com esta equipa, estou certo que poderei apresentar, no fecho destas contas um resultado melhor do que esperado.

Este artigo marca uma nova forma de comunicação, neste caso, do Ministério das Finanças com a população que o serve, com o objetivo de clarificar a todos o rumo do dinheiro de todos.

Com a vossa ajuda, poderemos fazer melhor e espero em breve, em conjunto com os congressistas, encontrarmos melhores soluções, no sentido de se encontrar uma resposta o mais duradoura possível para as contas portuguesas e da mesma forma, para todos os portugueses que servimos.



Acaso não tenha sido claro suficiente, estarei disponível para responder às vossas questões.

Respeitosamente,

Hediondu, MoF e Dep. de Comunicação