[MDS] Entrevista a teXou

Day 2,294, 13:26 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT




ePortugueses e ePortuguesas,

O MDS vem por este meio apresentar o resultado de uma entrevista feita ao actual CP de ePortugal, teXou.

Sendo asssim, esperamos que apreciem a leitura desta entrevista.




Uma breve apresentação:





E, finalmente, a entrevista:


1- No seu entender, qual a opinião que os outros têm sobre si?

Que sou muito chato xD
Sinceramente, não tenho ideia nenhuma.


2- Foi eleito pelos ePortugueses CP de ePortugal. Porque acha que votaram em si e não nos outros candidatos?

A equipa e o programa eram a melhor proposta que havia nesse momento.


3- Foi Congressista por 14 vezes. Quais foram os motivos que o levaram a candidatar-se ao congresso e qual a medida mais fácil de tomar e a mais dificil?

Sempre entendi que devia estar onde se toma as decisões. Como também poder participar da construção legislativa de ePortugal.

A mais facíll ? … votar nas atribuições das CS.
A mais difícil ? … decidir algo pelo futuro do ePaís sem ter as cartas todas na mão.


4- Sabemos que andou pela eàfrica do Sul, depois eEUA, de seguida eBrasil e finalmente ePortugal. Porque andou por esses países e um deles até conquistou recentemente todos os territórios eportugueses?

Em 2012, fiz uma passagem de 2 meses pelos eEUA porque queria conhecer outra coisa.
Em 2013, eImigrei para o eBrasil por não concordar com as escolhas diplomáticas e visão para o Futuro de ePortugal. Durante a minha estadia de 10 meses por la … fui passar 1 semana na eSA com vários tankers eBrasileiros (Corpo eExpedicionário do eBrasil) para ajudar esse país a conquistar a mina de ouro do continente africano num Torneio do tio Plato e assim permitir ao eBrasil de desfrutar da dita mina visto nessa época eSA ser uma “colonia” eBrasileira.


5- Como avalia as suas prestações enquanto membro do congresso, ou seja, enquanto representante de todos os eportugueses?

Sempre tentei fazer o melhor pelos meus eConterrâneos. E tenho sempre esse objectivo em mente na tomada de decisão.


6- O que significa para si ser CP?

Muito trabalho, esquecer o jogador que somos para pensarmos só no melhor pelo país, muitos contatos internacionais, … durante 1 mês: viver ePT, pensar ePT.


7- Quais foram as medidas do seu programa que já cumpriu? E as que ainda não cumpriu são susceptíveis de ainda virem a ser cumpridas?

A maioria dos objetivos dos ministérios e a nível pessoal iram ser cumpridos. E isso deixa-me o sentimento do trabalho cumprido.

Se há algo que ficar por realizar será o melhoramento da coordenação militar e a utilização do channel irc TeamPortugal. Algo que ficara para a próxima equipa.


8- Qual a sua postura face á renovação dos nossos MPP´s e da assinatura de novos que possam ainda surgir?

Este mês o numero de MPP’s que tínhamos foi muito ampliado e isso por razões de uma indefinição da politica a esse nível por parte da aliança Asteria. Agora, houve novas definições e requisitos como tal o próximo mês, em termos de MPP’s, será menos exigente em termos financeiros.


9- Se pudesse escolher, com que país assinaria um MPP?

Não tenho um em particular mas vários.


10- Portugal tem vindo a delinear o seu percurso sócio-politico junto de grandes potencias mundiais. O que tem a dizer sobre a nova aliança ASTERIA?

É a aliança formada pelos nossos maiores aliados como Servia, Argentina, Roménia, Grécia, Eslovênia e Hungria. O potencial em termos militar e diplomáticoo é enorme e só poderá ser favorável para ePortugal.


11- Porque razão ePortugal foi deixado de fora?

Na Asteria para ser “full member” é preciso haver unanimidade entre os membros todos. Fomos informados que isso não foi possível na fase inicial da Asteria. Continuamos convencidos que as coisas podem mudar de maneira favorável no futuro. Espero só que ePortugal seja merecedor dessa chamada.


12- Fala-se da formação do GAMC. Pode explicar em que consiste este organismo, se assim o poderei chamar?

Os países que compõem o GMAC são países de confiança e próximos dos “full members” da Asteria. Há poucos dias foi criada a aliança Leto que sera composta pelos diversos países que serão considerados GAMC.
Pelo momento somos 6, mas diversos ingressos já estão em analise, só falta decidir quem e quando.


13- E o que tem a dizer sobre o outro conjunto de grandes potencias que se juntou á posteriori, refiro-me como é lógico á SIRIUS?

É o grupo composto pela SPoland e seus aliados.
Para mim a única surpresa foi o novo posicionamento da Turquia. O futuro irá dizer se tiveram razão.


14- É do conhecimento público que houve informação que estava a ser debatida internamente sobre a ASTERIA e sobre uma aliança segundária que estravazou para fora do âmbito privado. Foram tomadas medidas? O sigilo eportuguês mantém a sua credibilidade junto da enação eportuguesa?

Os congressistas que se renderam culpáveis da falta do mais elementar respeito do sigilo terão de assumir que depois disso nem tudo foi/seja dito ou informado ao Congresso.
Foi um ato muito mal aceitado pelo governo (CP e MoFA) porque não só era desprezo do governo, das informações dadas pelo mesmo e uma falta de confiança nos que encabeçaram a diplomacia de ePortugal, como também, não sabendo de tudo … esses congressistas podiam danificar de maneira importante e duradora as relações com certos aliados próximos.


15- Nos últimos dias assistimos ao lançamento de IMPEACHMENT ao CP, ou seja, lançou-se votação para que o seu mandato terminasse. Porque é que o congresso chegou a esse ponto?

Repito o que foi dito na “Mensagem do Presidente” da semana passada.


16- Terá a ver com a informação que circula no exterior de que participou num PTO dentro do PR?

As justificações dadas foram diversas e variáveis (PTO, desprezo do Congresso, etc ..)
Na historia do dito PTO (Political Take Over) as minhas participações foram duas: Um comentário “Votado …” numa MPchat com diversos PP’s e um shout no mural dos meus eAmigos.
Á partir daí cada um se faça a sua própria opinião.


17- Se lhe perguntassem se voltaria a entrar nesse PTO, voltava a fazê-lo, ocupando o lugar que ocupa?

Obviamente que farei o mesmo … porque mesmo se não encabecei a ação nem a planifiquei, continuo convencido que era um mal necessário.


18- Como CP o que tem a dizer da atual situação de ePortugal?

Portugal continua a desempenhar o seu papel tanto ao nível diplomático como militar.

A nível diplomático, como forma de agradecimento e de reconhecimento do seu papel motor, Portugal recebeu a honra de ser o primeiro Líder da Leto e seu SG.
A nível militar e mesmo com as ultimas mudanças do “Tio Plato” onde uma certa, para não dizer, ENORME, relevância foi perdida, continuamos empenhados na ajuda dos nossos aliados.


19- Qual o balanço que faz até agora dos diferentes Ministérios, ou seja, do MoF, MoD, MoFA e MDS?

Todos de parabéns … menos o MoF que não me deixa gastar como queiro … ahahaha xD

Mais seriamente, o MDS está a ter uma atividade muito importante tanto na parte “lazer” como na parte “comunidade”. Queria novamente os parabenizar pela nova versão da bíblia do eRepublik que a equipa realizou.

O MoD continua sempre a coordenar e a informar a comunidade sobre as diversas batalhas e campanhas importantes dos nossos aliados.

O MoFA incansável tanto na parte diplomática a nível bilateral (Portugal e aliados), a nível entre da Asteria e a nível da Leto. Multidão de reuniões com os maís diversos países e sobre os mais diversos temas. Pedidos de entrada na Leto, pedidos de MPP’s, etc ..
A isso tudo ainda temos de adicionar os diversos artigos informativos realizados pela equipa.
Como era previsto … grande ministério, grande trabalho, grande empenho deste ministério chave.


20- Na sua perspetiva os diferentes ministros e equipas conseguiram superar as expetativas que tinha em relação a eles?

Obviamente que sim. Foi um mês de imensa atividade e espero que seja também um sentimento partilhado pela comunidade toda.


21- Já agora quer dizer algo sobre a saída do seu ex-MoFA leal9001?

Após analise do sucedido e do eventual prejuízo feito a imagem exterior de Portugal … o Leal9001 tomou a sua decisão. E mesmo perante a minha insistência para ponderar melhor a sua decisão, ele preferiu manter a sua postura.

Com o tempo, tenho de reconhecer que, mesmo se foi uma decisão que me custou muito, foi a decisão certa. ePortugal tem de o agradecer por ele ter posto os interesses da eNação antes dos seus.


22- O seu ex-MoFA optou por cancelar o projeto de atribuir embaixadores de ePortugal para representação dos mesmos no eMundo e muitos eportugueses ficaram insatisfeitos com esta medida. Partilha da opinião do seu ex-MoFA? Porquê?

Partilho … há um momento para tudo.
Ou se faz as coisas bem, ou é preferível não as fazer.
E com a intensa atividade do MoFA este mês (e certamente o mês que vem) não se pode dar a atenção necessária a esse projecto.


22- Qual o caminho que ePortugal deveria seguir a nível internacional, na sua opinião, daqui para a frente?

A que foi escolhido há meses e sempre seguido pelo diversos governos.
Agora estamos numa aliança, a Leto, uma nova era se iniciou. Pertence a nós de aproveitar o momento para ainda ir mais alem, mais alto.


23- Como CP que decisões já tomou? Diga-nos a mais fácil e a mais difícil.

Aceitar o convite GAMC/Leto


24- Ser CP obriga a que tenha que gastar mais tempo na persecução das medidas a apresentar ao congresso e aos restantes cidadãos?

Obviamente que sim.
Escolher a melhor forma de o apresentar e defender sobretudo em temas que necessitam sigilo é sempre um exercício muito ingrato e complicado.


25- Qual foi o melhor momento no jogo para si? E o pior?

O melhor momento: O que estou a viver … como CP e com a criação da Leto.
O pior momento: de Setembro 2012 à Fevereiro 2013.


26- Qual a mensagem que gostaria de transmitir a todos os ePortugueses?

"Desconfiem dos sábios e dos grandes argumentadores. Eles esmorecem à volta dos problemas [...], a sua curiosidade é uma avareza espiritual que é insaciável. São como os conquistadores que destroem o mundo sem o possuir." F. Fénelon



Um agradecimento especial ao nunopeb1 por ter realizado esta entrevista.

Sem mais de momento,

A equipa do MDS,
Andre3567, HK416, Joker.PT, Juhannus Petrus, Mr Kirito, nunopeb1, SanosukePT, Thydan, Tiago Amaro

~ Shout ~
[MDS] Entrevista a teXou
> http://www.erepublik.com/pt/article/2379289/1/20