REDUÇÃO IMPOSTOS - UM ERRO ESTRATÉGICO QUE IMPORTA CORRIGIR

Day 1,588, 18:41 Published in Portugal Portugal by JoseDurao

Há cerca de uma semana foram apresentadas e aprovadas pelo Congresso reduções de impostos:

-Income reduzido de 10% para 8%.

-VAT das armas e comida reduzido de 10% para 8%.

-Import aumentado de 15% para 25% nas armas e na comida (incluída nas proposta de descida do VAT).



Infelizmente tais propostas coincidiram com uma altura em que deixei de poder vir ao IRC e ao fórum do congresso regularmente pelo que só as pude analisar pelo meu ponto de vista sem as debater com ninguém.

Dada a minha visão sobre o módulo económico actual e situação das finanças portuguesas votei a FAVOR da redução do Income e CONTRA a descida das taxas de VAT e aumento do Import.

Criei este artigo para expor a todos a minha visão e as razões pelas quais considero a primeira proposta pouco ambiciosa e a segunda decisão um erro crasso.


Vamos por partes


-Income reduzido de 10% para 8%

De onde vem e para onde vai o imposto sobre os nossos salários?

Ao montante pago pelo empregador é subtraído o imposto, que é entregue ao Estado, e o que sobra vai para o trabalhador.

Irei agora usar personagens fictícias para expor os dois exemplos:

Portanto com 10% de Income Tax para um salário pago de 200 PTE pelo capitalista Hércules de Alcobaça, o Estado recebe 20 PTE e o escravo Óscar das Trutas fica com o que sobra, ou seja 180 PTE.

Já com 8% de Income Tax para o mesmo salário pago de 200 PTE pelo capitalista Hércules de Alcobaça, o Estado recebe 16 PTE e o escravo Óscar das Trutas fica com o que sobra, ou seja 184 PTE.


Quem ganha com esta alteração? O trabalhador. Aumenta o seu rendimento para o mesmo salário.
Quem fica na mesma? O empresário. Mantém-se apenas sujeito às variações salariais impostas pelos seus concorrentes.
Quem perde com esta alteração? O Estado. Diminui o seu rendimento para o mesmo salário.

Conclusão: O objectivo das diminuições de impostos, proporcionar maior rendimento e a utilização desse rendimento de forma livre por cada indivíduo é claramente atingido numa redução do imposto sobre os salários (INCOME).


-VAT das armas e comida reduzido de 10% para 8%.

Vejamos agora os supostos benefícios para a população Portuguesa desta redução de impostos.


Como podemos observar TODO o género de armas e comida de Q1 a Q6 estão a ser vendidos ao preço a que o Sr. dos 50 minutos, vulgo BOT, os compra. Isto porque podendo nós comprar SEMPRE mais barato noutros países( e agora sem sequer precisar de trocar de moeda...) ninguém que tenha um mínimo de amor ao dinheiro compra coisa que seja em Portugal. Quem é que compra então? O Bot pois claro.


Um pequeno exemplo com as armas Q5: O preço do BOT para armas Q5 é de 30 PTE sem imposto. O Bot comprará então ao preço de 30 PTE + o respectivo imposto, qualquer que ele seja.


Vejamos então quais as diferenças entre o VAT de 10% e o de 8% para sabermos para onde vai o dinheiro:


1º Caso: O jogador D. Justino de la Mancha sabe o preço do bot(30) e sabe o imposto (10😵 portanto colocará as suas armas à venda a 30 + 30*0,10= 33 PTE. E voilá aos 50 minutos... o Bot comprou!!

O que sucedeu então? D. Justino de la Mancha recebeu os 30 PTE previstos por cada arma e o Estado recebeu 3 PTE.


2º caso: O jogador D. csc11 de los Azores sabe o preço do bot(30) e sabe o imposto (8😵 portanto colocará as suas armas à venda a 30 + 30*0,08= 32,40 PTE(por acaso até penso ser 32,39). E voilá aos 50 minutos... o Bot comprou!!

O que sucedeu então? D. csc11 de los Azores recebeu os 30 PTE previstos por cada arma e o Estado recebeu 2,4 PTE.


Quem ganha com esta alteração? Supostamente seriam os compradores que veriam os preços baixar... mas como já vimos acima e mesmo com esta alteração só alguém muito mal informado compraria no mercado em Portugal. ( Nos nossos vizinhos EUA acabei de comprar armas Q5 a menos de 29,5 PTE por exemplo). Preço mais baixo no mercado em Portugal é neste momento em que escrevo 31,53.

Quem fica na mesma? O vendedor, como vimos recebe o valor a que o Bot compra, isto é totalmente independente do imposto.

Quem perde com esta alteração? O Estado. Diminui o seu rendimento para o mesmo número de armas vendidas.

Conclusão: O objectivo das diminuições de impostos, proporcionar maior rendimento e a utilização desse rendimento de forma livre por cada indivíduo não é de forma alguma atingido. Como é fácil de perceber, ninguém ganha com esta medida. E o Estado perde, e não é pouco.



-Import aumentado de 15% para 25% nas armas e na comida (incluída nas proposta de descida do VAT).


Qual é mesmo o objectivo desta medida? Qual é o jogador estrangeiro que vem cá vender? E se vier, qual é o problema, interfere com alguma coisa? É uma não medida.

Já foi por várias vezes dito, por exemplo no jornal The Economist(citando vários estudos) que o imposto Import, por mais alto que seja não reverte no montante previsto(ou seja, o que poderíamos calcular) para as contas do estado, mas sim um montante muito inferior.

Conclusão: medida irrelevante e desprovida de qualquer fundamentação.


Portanto há 3 dados que deveriam ter passado pela cabeça dos congressistas aquando da votação e não passaram, e 1 que apenas mais recentemente foi divulgado:


1º dado: A nossa média de impostos colectados diariamente nunca num mês ultrapassou os 99999 passíveis de serem doados, logo não fazia sentido baixar impostos sem o atingir.

2º dado: O Income Tax e o VAT sobre as armas e comida são impostos que afectam os cidadãos de maneira totalmente diferente e não se percebe porque baixando um o outro tem de baixar.

3º dado: A nossa principal fonte de impostos não são os cidadãos. É o bot.

4º dado: O valor máximo das doações será alterado brevemente.



Finalizo este meu 1º artigo com alguns pensamentos e propostas:

- Se os congressistas estão insatisfeitos com o dinheiro que se vai acumulando nas contas do Estado, podem-no transferir para as orgs do Governo sugerindo ideias/aplicações oportunas para o mesmo.
- Baixe-se o Income o mais possível pois isso fornece de facto dinheiro aos cidadãos.
- Se antes poderíamos estar preocupados com a desvalorização da nossa moeda por o Governo injectar demasiados PTE na economia (comprando GOLD por exemplo) neste momento isso tem um efeito residual pois o mercado monetário é global.
- Com uma moeda única a nível mundial é essencial criar o mais possível de dinheiro via BOT. Teremos dinheiro para mais armas e mais comida sem termos qualquer esforço acrescido.
- Para os que falarem do custo das viagens para comprar o que quer que seja: Comprem aos produtores nacionais fora do mercado, eles são boas pessoas e vendem-vos ou comprem lá fora, não se preocupem com os nossos vendedores, o Bot compra-lhes tudo.
- Compra de 20 Q6 no mercado em Portugal= 821 PTE ; Ir e vir aos EUA: 40 PTE ; Compra de 20 Q6 nos EUA= 764 PTE ; Total 804 PTE. A partir de 20 Q6 já compensa dar um pulo ao vizinho.

Fica o apelo final: Corrija-se o erro estratégico cometido pelo anterior Congresso. Diminua-se o Income para 1% e aumente-se o VAT para pelo menos 20-25%