Não ficaremos quietos!

Day 2,138, 15:34 Published in Portugal Brazil by Thanatos.



Boas,

Fazes parte da comunidade do eRepublik que passa bastante tempo no IRC? Participas nos fóruns e lês as noticias dos feeds? Queres te fazer ouvir? Então eu gostaria que lesses este artigo e parasses para pensar.

Depois de ver este vídeo no YouTube hoje e também de ler como está a crescer a indignação no Twitter, Facebook e outras redes sociais, estou pronto para meter as minhas dúvidas de lado. Isto deu-me um incentivo para falar ao nosso eMundo sobreo que nós criámos. Tenho esperança e acredito que muitos como eu estão prontos para agir. Há apenas uma forma de combater os bullies e é através da acção e não ter medo de falar, de nos metermos entre os bullies e as vitimas.



Cyber-bullying envolve o uso das tecnologias de informação e comunicação como por exemplo os mails, telemóveis e sites difamatórios para apoiar comportamentos hostis de um individuo (ou grupo) com o objectivo de afectar outros.

Sinceramente devo dizer que a comunidade do erepublik não é extremo neste aspecto sendo que a maior parte refere-se a politicas. Mesmo assim isto acontece e uma vez por outra é mesmo assim demasiado.



Nicknames são na maioria escolhidos para se adequarem a nós. Várias vezes questionámos “O que significa o teu nick?”. Os nicks dão nos pistas sobre as pessoas que os usam. Ao interiorizarmos isto é o primeiro passo para sabermos que há uma pessoal com emoções a usá-lo. Não é um robot sem emoções que está a escrever no computador. Estes nicks são apenas as substituições das máscaras que usamos quando falamos cara a cara com outras pessoas. No entanto o bullying seja praticado no trabalho, na escola, ou seja, em qualquer sitio onde estão pessoas juntas, é mais visivel e condenável que o cyber-bullying.


Encaremos isto pessoal, a maior parte de nós são nerds. Alguns são mais nerds que outros mas todos jogamos este jogo online e muitos de nós somos uns viciados em jogos. Alguns de nós fazem do troll uma arte e outros pensam que são suficientemente inteligentes para serem trolls, mas não são. Essas pessoas são a pior espécie de trolls porque ou não são tão inteligentes, ou são um pouco mais nerds.

Imagina-te a ti próprio solitário. As pessoas no trabalho não falam muito contigo à hora do almoço. Na melhor das hipóteses elas ignoram-te. Vais para casa, abres o IRC e procuras por alguém com quem falar. Em vez de conversar, és gozado porque as tuas ideias não são tão comuns como as dos outros e sentes-te sozinho, outra vez. Ninguém se importa em ser teu amigo e passado algum tempo vais achar que não vales nada. Porque haverias tu de falar quando ninguém te presta atenção? Aqui somos crescidinhos mas entre os jovens adultos e crianças isto é bastante frequente. Grupos na escola… o estatuto é tudo. Eu sei isto porque tenho dois filhos (de 13 e 14 anos). Eles falam sobre o grupo em que estão inseridos: os fixes, aqueles que são quase fixes, os que são tolerados e os que são postos de parte. Este último grupo são bastante activos na internet visto que não têm vida social quase nenhuma. Façam-me um favor e procurem no google por: suicidio depois de cyberbullying.



Não há muito tempo, um eamigo meu foi alvo de uma campanha de ódio. Eu pedi ao Konrad para dizer algumas palavras sobre isso:

“Eu jogo eRepublik pela comunidade. Enquanto homossexual sem qualquer apoio da minha familia, o eRep é um dos mais importantes recursos para mim porque é um dos poucos sitios em que eu posso ser eu próprio como outros que são como eu. Há muitos aliados online também o que é muito importante. Infelizmente, nem todas as pessoas são tão simpáticas.

Na eBélgica por exemplo, estou a ser alvo de um PTO dos partidos HOPE e PANDA. Sou uma voz forte contra as suas acções e movimentos. Em vez de se preocuparem com matéria do jogo, preferiram atacar-me no que toca à minha vida fora do jogo. Recebi mensagens como por exemplo: “Por 50 euros podes-me chupar a pila, gay” até como comentários “Sê um homem por uma vez só”. Este grupo fez bastantes imagens referindo-se a mim como o Rocket Anal e outras coisas extremamente inapropriadas. Estes comentários e imagens estiveram em artigos e no fórum belga.

Primeiro eu pensei que podia ignorar isto. São apenas crianças estúpidas a fazer alguns comentários aqui e ali. No entanto não pararam. Ficaram cada vez mais abusivos. Muitos dos comentários começam a magoar-me. Foi muito desmoralizante, fizeram-me sentir patético. Eu estava zangado com a comunidade também. Foi muito lame o facto de eles concordarem que os comentários eram completamente inapropriados, eles não fizeram muito para contrariar aquilo. Mesmo com o caso, passou muito tempo até haver um veredicto. (Ver em baixo)

(http://www.erepbelgium.com/t9218-2013-04harassment-case#184801)

É por isto que o cyber-bullying é bastante mau. Magoa e é de um espirito muito egoísta. Mesmo hoje, eles fazem comentários do mesmo género algumas vezes. Não está certo e é completamente injusto. Enquanto eles admitem que os fazem sentir “machos”, o cyberbullying não tem nada a ver com o ser ou não ser “macho”. No final, só os fazem parecer ser muito mais pequenos do que realmente são. Espero que haja grandes pessoas neste jogo. Isto pede que as pessoas debatam os problemas e politicas e quenão ataquem os outros.”



Estatisticas Cyber Bullying
1 em cada 10 crianças são alvos de Cyber Bullying
As vitimas de bullying são 2 até 9 vezes mais tendenciais para cometer suicidio
25% dos jovens não falam a ninguém sobre os bullies
Os niveis de Cyber Bullying já baixaram substancialmente (o que indica a importância da campanha)
56% dos casos têm consequências no mundo real
39% dos utilizadores de redes sociais já foram alvo de cyber bullying


Eu falo com bastante gente no IRC. Tenho as minhas próprias razões para passar tanto tempo online. As outras pessoas também. Uma das razões mais importantes pela qual as pessoas passam tanto tempo na internet é à procura de companhia. Muitas vezes elas não se sentem bem no mundo real. Anseiam por liberdade. Tentam ser elas mesmo nas salas de chat visto que consideram seguro. Vemos mais uma vez a concepção de se esconderem atrás de um nick. Por muito que os bullies se sintam protegidos pela natureza anónima dos nicks, aqueles que falam de si próprios cometem o mesmo erro.

Sim, leste isto bem, embora as pessoas que estão sós sejam vitimas, também têm responsabilidade por o serem. Têm a responsabilidade em não ficarem calados e lutarem por eles próprios.



O bullying e o cyberbullying continuarão sempre a existir de alguma forma ou outra. O abuso verbal é a mais comum forma de bullying praticado por todo o mundo. Sem a ameaça de violência fisica, é importante preocuparmo-nos com estas pessoas e apoiá-las para que as vitimas saibam a quem podem recorrer. Muitas vezes ter uma pessoa por perto com quem poder falar é o suficiente para ultrapassar os problemas.



Nunca respondam a comentários incomododativos.
Não enviam a vossa foto ou informação pessoal a individuos que vocês não conhecem.
Lembrem-se, a Internet não é um sitio privado. Tudo o que vocês disserem, as imagens que partilharem, podem ser enviadas através da Internet para qualquer pessoa em qualquer lado.
Guardem qualquer mail ou mensagem suspeita - podem vir a precisar delas mais tarde caso a situação se agrave.
Se és uma vitima de cyberbullying tens várias opções onde podes obter ajuda.
Primeiro fala com um amigo antes que a situação se agrave. Um moderador é a primeira pessoa que te podeajudar. Não desistas até que alguém concorde em te ajudar. Se tiveres a ser vitima através de mensagens no eRepublik, avisa os administradores, pede para bloquearem o ID da pessoa que te está a incomodar. Se está a acontecer numa sala de chat avisa o moderador da mesma.

Para os jogadores de eRepublik, e principalmente para os utilizadores de IRC, foi criado um canal onde podes encontrar pessoas de confiança e que é um canal onde podes conversar e divertir-te. Toda a gente é bem vinda para dar umas gargalhadas.
Podes entrar em #echillroom na Rizon.
Jogadores que podem ajudar em situações dificeis e que são de confiança terão OP para serem facilmente encontrados. Estares no canal ajudar-te-á a conhecê-los e a confiares neles.



Finalmente, eu quero agradecer a todas as pessoas que tornaram este projecto possivel. MaryamQ pela verificação gramatical, Salvatore3 como conselheiro e todas as pessoas que traduziram e publicaram este artigo noutros países. Um especial agradecimento ao MaartenW pelo apoio e ao Konrad pela sua coragem.
Por último, os dois melhores designers no Reino Unido, Acroc & Rory.

Cumprimentos,