Maniqueísmo: o maior inimigo do Mundo.

Day 865, 16:48 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon

Olá, amigos!

Se fosse possível eliminar uma única coisa no mundo, eu escolheria o Maniqueísmo.

Mas o que é isso, Vigon?


Maniqueísmo é uma filosofia que divide as coisas entre o Bem e o Mal, como se não houvesse meio termo e tudo tivesse que ser objetivamente escolhido: ou sim ou não.

http://4.bp.blogspot.com/_SSjOK5jWtL0/Sa20tREjkuI/AAAAAAAAEow/4Vx1pKH-YVY/s400/bem%2Be%2Bmal.jpg" width="300" height="220">

Em linguagem popular, as pessoas maniqueístas são as que chamados de “8 ou 80”.

No erepublik não é diferente, as pessoas acabam sempre defendendo suas opiniões de forma assertiva, como se fossem verdades absolutas e indivisíveis. Acabam até mesmo ignorando opiniões e, conseqüentemente, atrapalhando a evolução das coisas, seja na política, economia, sociedade ou na própria vida.

Se tem uma coisa que eu concordo integralmente quando me dizem é que “tudo que é demais, faz mal”. E faz mesmo, ser extremista é o primeiro passo para se estar errado – e para desrespeitar as outras pessoas.

http://russia.foreignpolicyblogs.com/files/2009/02/russian-skinheads.jpg" width="300" height="220">

Quando me formei, fui escolhido para discursar na cerimônia e passei alguns dias pensando em um tema para meu discurso. Pensei em diversas possibilidades, mas nenhuma me agradava, porque eu tinha a sensação que todas deixavam de lado alguma opinião e podiam parecer parciais demais. Uma hora antes, resolvi que falaria sobre algo que acredito: pontos de vista.

Fiz um discurso voltado para o futuro, focado nos caminhos que cada um dos formandos seguiria, baseado naquilo em que eles acreditam, somado àquilo que aprenderam naqueles anos de faculdade. Tenho certeza de que fiz o meu melhor.

Acredito que a maioria de vocês saiba, mas eu sou um dos fundadores do PROGRESSISTAS. Nos últimos dias tivemos muita polêmica e uma certa fúria, de várias pessoas, defendendo opiniões próprias e de terceiros.

Um partido, independentemente de qual seja, é formado por pessoas. Porém, mesmo fazendo parte do mesmo partido, elas não tem as mesmas opiniões (embora geralmente defendam uma mesma linha de pensamento).

Um grande erro que sempre acontece nesses casos: as pessoas, carregando a bandeira de uma agremiação, externam as suas opiniões individuais, que acabam sendo entendidas como se fossem a voz de todo o partido – e é normal as pessoas pensarem isso, seja sem querer ou por maldade.

Mas a mesma coisa serve quando se quer partir para o ataque. Tem gente que fala o que quer, em nome de muitos, mas quando recebem críticas, mudam o foco, pra que o partido não seja prejudicado.

O que fazer para não ser extremista?


Saiba ouvir todo mundo. Você não precisa CONCORDAR com todo mundo, mas tem que saber ouvir e, principalmente, saber quando discordar. Tem muita gente que acaba se fechando em uma bolha de opinião, um grande exemplo disso são os fundamentalistas, homens-bomba, skinheads, etc.

Não estou dizendo que você tem que mudar sempre de opinião, mas tem que olhar o mundo e as coisas através de todas as perspectivas possíveis, só assim se alcança a perfeição.

Um grande abraço,
Vigon.

http://img132.imageshack.us/img132/5989/tentativalogo.png" width="180" height="180" hspace="3" vspace="3" align="left">
O Jornal Panorama eBrasil tem o selo de qualidade d'Os Focas.

Conheça Os Focas!
Focas em Foco
Sub-fórum d'Os Focas
Membros d'Os Focas