Irregularidades nas FAP

Day 2,008, 15:48 Published in Portugal Portugal by Citizen 99

No decorrer da minha análise às FAP nestes últimos 6 meses, deparei-me com irregularidades em relação aos valores para a empresa de armas Q7 de FalconetPT.

Este gestor esteve ao serviço das FAP apenas durante Fevereiro e Março, apesar de apresentar valores razoáveis para Fevereiro, no ínicio da sua operação, em Março a história já é outra.

Dados das FAP para Fevereiro
Dados das FAP para Março

Irregularidades em Março:
- Erro na passagem de saldo Fev para Março (200 armas Q7 e 255cc)
- Salários pagos sem produção no total de 990cc. O PedroMagno informou-me que estes foram devido à ausência do gestor nesses dias e os salários foram pagos à mesma mas sem produção. Esta falha do gestor é paga pelas FAP, ou seja, pelos contribuintes.

Análise dos dados da Empresa FalconetPT


O FalconetPT terminou a relação com as FAP a dever 200 armas Q7 e 255 cc, num total estimado em 1655 cc.

Esta irregularidade pode não ter sido intencional e espero que seja corrigida o mais rápido possível, contudo também acredito na total transparência e responsabilização e que só assim se pode previr que estas situações se repitam daí a publicação deste artigo.

Estou a fazer esta análise às FAP nestes últimos 6 meses não para fazer uma caça às bruxas mas para tentar perceber se compensou ao MoD dar cerca de 1,000,000 cc às FAP nestes últimos 6 meses.

É fundamental que esta pergunta seja sempre feita e respondida, para todos os programas do governo, será que valeu a pena? E ainda, será que não há alternativas onde esse milhão teria sido melhor usado? Alternativas estas que não passem pela monopolização da Defesa Nacional por uma MU?