Flashback - 2014 em revista

Day 2,593, 10:53 Published in Portugal Brazil by Thanatos.


Caros amigos,

Mais um ano passou e por cá continuam meia dúzia de gatos pingados a fazer deste rectângulo virtual à beira mar alguma coisa. Já há algum tempo que não publico nada em Portugal e tomei a iniciativa de resumir o ano de 2014 fazendo menção a factos nacionais e internacionais importantes.



Janeiro

Começámos o ano em guerra com Espanha e com o GossypPT como CP. Foi em Janeiro que a TWO morreu definitivamente, sendo que foi Montenegro o primeiro país a sair da aliança, e que se começou o realinhamento de forças a nivel internacional. Mais uma vez as orgs do Reino Unido foram roubadas para regozijo dos irlandeses e noruegueses que muito gozaram. Neste mês tinhamos ainda boas relações com a Turquia e com o Chile (incluindo um MPP com a primeira e a quase a assinatura de um com o Chile). Pelo 12º mês consecutivo Portugal conseguiu obter congresso embora passados escassos dias tenhamos levado com NE por parte de Espanha e dos EUA tendo rechaçado a primeira ofensiva espanhola.

Fevereiro

Seguimos para o mês de Fevereiro com o teXou ao comando do país e em que o CP romeno lança a Operação Cerveza, AirStrike contra Espanha, para nos auxiliar que culminou no quase wipe à Espanha.



Foi conseguido um acordo tácito de paz com os EUA tirando-os assim da guerra na Peninsula e a Asteria é fundada pela Sérvia, Grécia, Eslovénia, Hungria, Roménia e Argentina e como resposta a Polónia, Croácia, EUA, Espanha, Reino Unido e Turquia criam a Sirius. Mais tarde é criada a LETO sendo que Portugal é um dos países fundadores e pela altura é criada a Aurora com o Chile, o FYROM, a Bulgária, Irlanda, Alemanha, Indonésia e Paraguai à cabeça.



Março

Este foi dos meses mais atribulados, chegámos a ter 3 NE’s simultâneos, México, Brasil e Venezuela que conseguimos vencer e ainda fechar o mexicano (assinando também um acordo de paz com o México) e brasileiro com a ajuda dos aliados. Além disso a meio do mês o CP Sir Einstein desapareceu e o Bitorino enquanto vCP assumiu a governação de um governo que teve várias baixas (o MoD por duas vezes e o MoFA). Foi também neste mês que o Chile começou a sua moda de AirStrikes sendo que o alvo foi a Suíça para depois chegar à Sérvia. Para terminar bem, a CUA tornou-se oficialmente CUAP.



Abril

Desta vez com o Thydan enquanto CP, começámos o mês por acabar o trabalho iniciado no anterior ao dar wipe à Venezuela.



O acordo de paz com o México é renovado e para podermos gozar um bocado o CP espanhol é banido temporariamente. Foi neste mês que se assinou um NAP entre o nosso país e a Venezuela e Espanha garantindo assim o dominio português sobre as regiões de NEV e Guayana mas não foi por isso que os portugueses deixaram de estragar os planos espanhois ao angariarem fundos para CO’s para os finlandeses quando estes foram alvos de um AS espanhol que falhou.




Maio

Foi em Maio que o Trico tentou trazer o Chile até terras lusitanas mas que o governo, com o CaioMario à cabeça, ao negociar uma TW com o México, conseguiu fechar a fronteira a tempo e a expulsar os chilenos do Canadá via RW com o apoio dos aliados. Passados uns dias o NAP com a Venezuela expirou e Portugal teve de libertar as regiões que estavam cedidas pelo Tratado. Para os jogadores poderem fazer dano para a TP é negociada uma TW com o Chile que se encontrava na altura no Canadá e para manter as relações estáveis na Peninsula Ibérica é elaborado e referendado em ambos os países ibéricos o T.I.C - Tratado Ibérico de Colaboração que é aprovado em Portugal com 67% dos votos mas chumbado em Espanha com 53% dos votos.



Junho

Passados muitos meses (senão anos), é neste mês com o Kazuto a CP que se tenta uma nova aproximação ao Brasil através de um coordenado conjunto ma este movimento do governo deixou a comunidade dividida entre quem apoiava a aproximação e quem não apoiava.

Julho

Foi um mês insólito em que não tivemos um CP mas um Rei, o ReiLusitano. Os portugueses estavam fartos de não ter sitio onde fazer TP e tentaram-se arranjar sucessivas TW’s chegando-se mesmo a lançar NE ao Reino Unido com o intuito de ajudar o Canadá mas os ingleses conseguiram fechar a fronteira a tempo. É formada a ATLAS, pacto de amizade entre Canadá, França e Portugal.



A Asteria acolheu um novo país, o Brasil, o que por cá levantou algumas ondas de contestação por termos sido recusados na Asteria e por outro país cuja relação com não era a melhor ter sido aceite sendo que por isso. adicionando o facto de a LETO ter bastantes problemas internos em que alguns foram criados pelo SG da altura (NueveOcho), desde insultos a ameaças, a continuação de Portugal na aliança foi a referendo. O resultado foi de 30% a favor da saída e 70% contra. O T.I.C é finalmente assinado após vários meses de negociações. Para impedir que o Reino Unido voltasse a atacar o Canadá, a Irlanda foi até NFL e Portugal declarou depois NE à Irlanda.

Agosto

Este mês começou logo com uma TW com Espanha, organizada entre o novo governo liderado pelo Absinthium e o governo espanhol, com o intuito de dar oportunidade aos portugueses de completar as missões introduzidas pelo Plato no jogo. Iniciou-se um projecto de transformação do gold em cc através de leis do congresso para compra de gold depois com o cc através das orgs e futura reposição do gold no tesouro para começar o ciclo de novo. O T.I.C foi referendado e a sua continuação aprovada. Desde o fim da guerra entre a Argentina e Espanha que a Andaluzia estava ocupada pela Polónia e foi organizado um esforço no seio da CUAP chamando também outros aliados para expulsar os polacos que teve sucesso e a ameaça desapareceu sendo que logo de seguida o governo venezuelano pediu um NAP a Portugal.

Setembro

Passados duas semanas de tomada de posse e já com tudo alinhado, o CP Maddealer decidiu, após vários diálogos com o congresso, invadir a Venezuela que não começou bem mas que Portugal conseguiu dar a volta. No final fez-se um acordo para dividir a Venezuela por Portugal, Peru, Brasil e Sérvia. Nesse mesmo mês a Sérvia deu wipe e deixou a Espanha sem congresso mas também fez um NAP em que lhes deixava metade das regiões.



Outubro

Houve um torneio introduzido pelo Plato e por isso o CP Latino29 decidiu fazer vários coordenados para dinamizar o país. Houve um referendo sobre várias coisas, incluindo o OE, mas os resultados nunca vieram a público. Houve outro referendo e aí sim os resultados já apareceram e depois o CP decidiu trollar todos e dizer que meteu o dinheiro todo num investimento de um projecto do já conhecido scammer MagicTitans. Por pouco o Latino29 não foi demitido pelo congresso.

Novembro

Este foi dos meses mais intensos a nivel militar do ano de 2014. O Dr. Dog, com o GossypPT a MoD, começou o mandato por derrotar uma rw em que os venezuelanos estavam a dar tudo por 83-49 após estarem a perder por 0-33 e Portugal enfrentou ainda de frente e sem medo o poder bélico chileno derrotando-o por 84-4.



Portugal, França e Brasil uniram-se para libertar o Canadá da força invasora britânica e os quatro países juntos deram wipe ao Reino Unido sendo que a China também mandou AS mais tarde na Irlanda. Foi também mais um mês em que Portugal e Peru deixaram a Venezuela sem congresso.



Dezembro

Após um mandato como o de Novembro o que se queria era manter o nivel. Das ultimas eleições do ano saiu vencedor o Sucateir0. Tudo indica que Portugal vai acabar o ano em grande. Os EUA decidiram invadir a Espanha para aumentar o seu dominio territorial e o Governo cá do burgo decidiu apanhar a carruagem para enfiar nuestros hermanos num sitio sem luz e aumentar a dosagem de ópio produzido por dia. Por agora está a correr bem e tudo indica que vamos acabar o ano melhor do que começámos, já os espanhois que começaram o ano com as nossas regiões, nem o congresso conseguiram obter.





Tentei ser o mais imparcial possivel, corrijam-me se escrevi alguma coisa mal ou se há algum facto histórico errado. Serve este artigo para reflectirmos sobre o ano que finda agora e para termos a noção do que fomos capazes enquanto comunidade, tanto para o bem como para o mal.


Votos de um bom ano novo,
Absinthium