Acompanhando o Congresso Nacional - 4ª Edição

Day 2,590, 14:56 Published in Brazil Brazil by RodStark
Acompanhando o Congresso Nacional - 4ª Edição.

Após um período de férias forçadas, voltamos com o acompanhamento das atividades de nosso Congresso Nacional que não entrou no clima de fim de ano de nossas vidas exteriores e anda em pleno vapor.

No período, inclusive, foi levantada a necessidade de ativação do Jornal do Congresso, o que será tratado em tópico específico. Caso seja dado andamento ao projeto, felizmente não será necessário o acompanhamento realizado por este periódico, que ficará suspenso por tempo indeterminado.

Tópicos:
1- Presidente do Congresso Nacional
2- Debates e Votações realizadas
3- Comenda da Ordem do Congresso
4- Renúncia do parlamentar Thiago Flores Sum
5- Parlamentar da Semana

......................

1- Presidente do Congresso Nacional

Com o início de uma nova legislatura, houve a eleição do parlamentar Dhanke, do Partido Arena, por ampla margem de votos.

2- Debates e Votações realizadas

a) Debate e votação do Projeto de Lei de regras únicas para concessão de cidadania

Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar Paul Warfield, do partido Fênix, visando à revogação das diversas novas existentes a respeito do tema, mantendo-se uma versão similar à aprovada anteriormente.

O tema foi muito bem abordado pelo referido congressista durante os debates realizados perante o plenário.

Particularmente, este colunista em análise da legislação existente no fórum brasileiro já havia constatado a confusão existente em virtude do grande número de regras aprovadas, de modo que considero ótima a iniciativa do parlamentar.

A proposta foi submetida à votação e aprovada no Congresso por unanimidade.

b) Retorno do Jornal do Congresso Nacional

O parlamentar Ichi nii, também do partido Fênix, abordou a necessidade de reativação do Jornal do CN, a fim de informar a população a respeito dos andamentos da casa, tratando-se, a princípio, de uma versão similar e oficial deste periódico.

A proposta foi apoiada pelos parlamentares, que informaram que já havia uma regra a respeito, formando-se, logo em seguida, uma comissão elaboradora formada pelos congressistas Dhanke (Arena), Thiago Flores Sum (MP😎, Bruno Shak (PM), Eneias (Nerd) e Ichi Nii (Fenix).

Foi aprovada, ainda, por meio de enquete, uma regra para que o jornal seja apresentado de forma quinzenal.

c) Debate e votação do Projeto de Lei visando à criação de novo modelo do Fundo Emergencial para Guerras

Projeto apresentado pelo parlamentar Paulo Warfield, pretendendo que o então Fundo Especial para Guerras passasse a ser usado somente em casos de urgência, sendo que passaria a ser estipulado um valor de caixa fixo.

Trata-se de matéria complexa, sendo diversos os questionamentos apresentados pelos parlamentares durante os debates.

O curioso é que grande parte dos parlamentares apresentaram ideias completamente divergentes, dificultando, inclusive, uma efetiva discussão da matéria. Este fato, inclusive, foi objeto de comentário por parte do congressista Bellenus.

O proponente, posteriormente, criou uma enquete com opções de aceitação ou não da proposta, com valores entre 25k e 100k para o fundo, o que foi objeto de críticas, conforme bem esclarecido pelo congressista Sir Stark.

Posteriormente, novas enquetes foram criadas, sendo a proposta aprovada por 13 votos a 6, com o valor fixo de 75k para o fundo.

d) Debate do Projeto de Lei de Defesa Nacional

O e😜arlamentar Thiago Flores Sum apresentou Projeto de Lei visando normatizar o procedimento de liberação de recursos em casos de ataques contra o território nacional.

O projeto sofreu críticas por parte da maioria dos parlamentares, os quais afirmaram que poderia ocorrer o engessamento das atividades do Governo, bem como que o Fundo Emergencial para Guerras, a princípio, deveria ser utilizado para o fim proposto.

A continuidade do debate, contudo, restou prejudicada face à renúncia do proponente (o que será objeto de um tópico específico), sendo que, ao que tudo indica, nenhum parlamentar dará andamento à discussão.

e) Nova votação do Votação visando à alteração da Taxa de Importação

A pedido do Ministro da Fazenda Mr. Indigo, foi aberta nova votação pelo parlamentar Paul Warfield sobre a alteração da taxa de importação, a qual já havia, na realidade, sido aprovada no mês de outubro, sem, contudo, ser aplicada.

Até o presente momento, o placar encontra-se 8 a 7, contrário à aprovação. O argumento apresentado pela maioria é que a alteração poderia prejudicar as operações das MUs, destacando-se o comentário apresentado pelo parlamentar Gustavo Brandão.

f) Debate do Projeto de Lei do Decoro Parlamentar

Projeto também apresentado pelo então congressista Thiago Flores Sum, prevendo a criação de regras visando preservar o andamento tranquilo das atividades do congresso.

Grande parte dos parlamentares se mostrou contrário à proposta, sob a alegação de que não deveria ser necessário uma lei para este fim, sendo que, inclusive, haveria complicações no que tange à forma de apuração das eventuais infrações e aplicação de punições.

A proposta foi apresentada após uma séria de discussões acaloradas ocorridas junto ao plenário fechado, sendo o proponente, inclusive, envolvido na maioria dos episódios.

Conforme já informado, Thiago Flores renunciou ao mandato, de forma que dificilmente será dado andamento à proposta.

g) Debate do Projeto de Lei de Transparência

Terceiro e último projeto apresentado pelo ex-congressista Thiago Flores Sum, visando à padronização da prestação de contas presidencial.

O Ministro da Fazenda, no chat do Congresso, criticou o projeto apresentado, por entender que os prazos previstos são irreais e o procedimento seria de difícil aplicação.

O parlamentar Darth Cláudio elogiou a iniciativa sem entrar no mérito, sugerindo o prolongamento dos debates. Contudo, conforme já informado, a renúncia do proponente, possivelmente, deverá acarretar o arquivamento do projeto.

3. Comenda da Ordem do Congresso

Diante da criação da Ordem do Congresso Brasileiro, o parlamentar Ichi Nii apresentou indicação de Thiago Flores Sum e Paul Warfield ao prêmio.

Entretanto, conforme informado pelo então parlamentar Thiato Flores, as indicações foram apresentadas fora do prazo previsto no art. 11º da Lei em questão, motivo pelo qual houve o encerramento das discussões.

4. Renúncia do parlamentar Thiago Flores Sum

Na data de hoje, foi publicada a renúncia do congressista Thiago Flores Sum, sendo que, analisando-se o seu perfil ingame, verifica-se que o referido, inclusive, não é membro de qualquer partido nacional.

Este jornal, no fechamento da edição, buscou junto ao e😜arlamentar uma justificativa sobre o seu afastamento, contudo apesar do referido encontrar-se online, não apresentou resposta ao questionamento.

5. Parlamentar da Semana

a) Vencedor da Semana

Nesta semana, o vencedor do Prêmio Parlamentar da Semana é: Paul Warfield, do Partido Fênix.

A atividade apresentada pelo parlamentar foi impressionante, com o lançamento de projetos de lei e participação ativa nos debates.

b) Líderes em Prêmio

I- Bellenus – 1 estatueta
II- Darth Cláudio – 1 estatueta
III- Sir Greg - 1 estatueta
IV- Paul Warfield - 1 estatueta

Rod Stark
Paraná e Santa Catarina