[MoE - Sucateir0 - Art 9] Censo - Primeiros Resultados

Day 3,085, 19:55 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT


 Olá, pessoal

 Havíamos realizado, ao fim de março, um censo para obtermos mais informações sobre o estado atual da comunidade portuguesa.

 Devido a alguns contratempos (de RL à própria alteração das alianças ingame), não conseguimos realizar a análise a tempo, mas já conseguimos realizar uma filtragem dos dados (removendo dados inválidos) e já obtivemos algumas informações, que iremos apresentar na sequência.


Resultados do Censo

 No total, obtivemos 205 respostas válidas, um número razoável considerando a situação geral do jogo (para comparação, a população de Portugal no momento em que estávamos a escrever este artigo era de 783, de acordo com o contador de população ingame).


Jogadores por Divisão:

 Os dados abaixo mostram quantos dos respondentes estão em cada divisão:




 Nota-se uma predominância maior de jogadores nas divisões “extremas” (D1 e D4), o que é natural, visto que quem entra no jogo fica algum tempo na D1 (a holdear ou não), e que quem entra na D4 não se desloca para outra divisão (o que inclui vários jogadores dos velhos tempos, quando não havia divisões e por conseguinte não havia desvantagem em ter um nível elevado). No entanto, como (de acordo com o jogo, no momento de escrita deste artigo) o nível médio de Portugal é 34, em comparação com 43 para o resto do mundo, é provável que haja um número acima da média mundial de jogadores na D1 (e sabemos que há vários D1 fortes em Portugal). Uma comparação posterior com censos realizados em outros países pode ajudar a examinar melhor esta hipótese.

 Como (no momento de escrita deste artigo) o nível médio dos cidadãos em Portugal é 34 (o maior nível da D1), e como a mediana dos resultados é acima deste valor (é de algum jogador na D3, ou seja, entre os níveis 50 e 69), é possível que tenha havido um viés no nível médio dos respondentes para cima. Provavelmente tal viés foi causado por uma tendência de quem tem nível mais elevado de ser mais activo (pois para ter um nível mais elevado precisas executar atividades no jogo), e parece-nos razoável supor que um jogador activo tenha mais chance de ter respondido o censo. Ou seja, provavelmente a percentagem de jogadores na D1 é maior do que a dentre os que responderam o censo.


Jogadores por MU

 Os dados abaixo mostram quantos dos respondentes pertencem a cada uma das MUs:

  



 As FAP possuem o maior número de membros dentre os jogadores que responderam ao questionário, seguida pelos MEK e pela Havoc Legion. Um número considerável (28, correspondendo a 13% do total) não está em nenhuma MU, ao passo que apenas 4 disseram estar em MUs estrangeiras.


Regularidade de vinda ao jogo

 Os dados abaixo mostram a regularidade de jogo dentre os respondentes



 A maior parte dos que responderam o questionário (80%, ou seja, 164 jogadores) jogam todos os dias, o que é um bom resultado se considerarmos apenas os respondentes do questionário, mas um tanto preocupante em termos absolutos, pois é pouco provável que os jogadores que não participaram do censo tenham o mesmo nível de atividade e/ou disposição.




 Estes não são os dados completos nem a análise final, mas sim os que já conseguimos compilar até o momento; conforme obtivermos mais respostas, iremos publicando novos dados e resultados.

 Quaisquer sugestões de dados e estatísticas específicas, como uma análise entre a relação de duas variáveis, são bens vindas! Se tens alguma sugestão, crítica ou algo a dizer, sinta-se à vontade para se expressar nos comentários!

 Cumprimentos,

 A equipa do Grupo de Análise do Censo

  ren79
  Hediondu
  Shao Lin
  Paula Antunes
  Pony do Inferno



O vosso ministro preferido,

Duque de Aveiro

E toda a equipa do Ministério da Educação!