[MDS] "De pequenino se torce o pepino", com Aedahl

Day 2,589, 08:46 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT





Como vMDS estou responsável pelas entrevistas deste mês, e pensei fazer algo diferente. Em vez de entrevistar "os suspeitos do costume", porque não entrevistar jogadores recentes no jogo, mas com grande potencial? Pretende-se assim oferecer aos novos jogadores (e aos mais antigos também) uma nova visão do que é começar a jogar ER nos dias que correm.

"De pequenino se torce o pepino" é uma expressão que tem origem no facto de os agricultores que cultivam os pepinos precisarem de dar a melhor forma a estas plantas. Retiram uns "olhinhos" para que os pepinos se desenvolvam. Se não for feita esta pequena poda, os pepinos não crescem da melhor maneira porque criam uma rama sem valor e adquirem um gosto desagradável.
Assim como é necessário dar a melhor forma aos pepinos, também é necessário moldar as crianças o mais cedo possível.
(in ciberduvidas)





O primeiro entrevistado desta série de 3 entrevistas é o Aedahl. Vamos conhece-lo nas suas próprias palavras:

Qual é a tua data de nascimento no eRepublik?
Set 08, 2014

O que te fez juntares-te à comunidade eRepublik?
Puro acaso: um site qualquer de reviews me trouxe ao eRepublik, se bem me lembro.

Quem achas que são os jogadores mais marcantes actualmente? Porquê?
É difícil encontrar jogadores marcantes em tão pouco espaço de tempo de jogo, mas posso dizer que o Dr. Dog enquanto eCP no mês passado me marcou bastante, e talvez tenha sido um dos motivos de ainda estar por aqui, tal o seu profissionalismo. Este é um jogo de simulação, mas as suas bases são RL, e quando há jogadores que tornam a simulação muito próxima da realidade, acabam por deixar marcas.

O eRepublik tem 3 vertentes (militar, política e económica). Qual a tua favorita?
Gosto das três, mas para quem chega de novo é muuuito difícil chegar sequer perto dos que já cá andam à mais tempo, o que acaba por desmotivar um pouco. Gosto de me identificar como um "faz-tudo" na RL, e penso que no jogo seja algo semelhante. Penso que os 3 módulos são igualmente importantes, e jogar apenas para uma das vertentes é uma experiência menos imersiva do que se te dedicares de igual forma aos três.

Quais achas que são os maiores desafios para um novo jogador?
O maior desafio na minha opinião para o novato é compreender a finalidade do jogo. Quando jogas num jogo pela primeira vez, queres é experimentar todas as opções e funcionalidades, e aqui, a primeira coisa que te pedem é para guardar o gold e para evoluires a tua conta de uma certa maneira se quiseres ser "valioso" no futuro (principalmente a nível militar). Ora isto acaba por limitar a tua experiência, mas ao fim de um tempo a "tesão do mijo" passa e se tiveres feito tudo como te advertiram, até acabas por compreender e agradecer por te terem ensinado a poupar.

Qual foi na tua opinião o melhor momento do jogo, desde que entraste?
A altura da ocupação dos territórios venezuelanos! Quer queiramos, quer não, o jogo sempre nos leva para uma proximidade da realidade. Uma realidade em que temos territórios além-mar. Ainda que virtuais, estes eventos enchem-nos de eOrgulho.

Qual esperas que seja o futuro de ePortugal neste jogo?
Penso que ePortugal nunca alcançará muito mais que meia dúzia de territórios que não sejam nossos originalmente. Mas a vida dá muitas voltas, e o mundo virtual ainda mais voltas dá, por isso, quem sabe não seremos uma Super-Potência mundial daqui a amanhã?!

Finalmente, que conselho darias tu, enquanto ainda jogador recente, aos novos jogadores?
Procurem a comunidade! O jogo passa todo pela interacção entre a comunidade ePortuguesa.





Não percam, em breve, a 2ª entrevista "De pequenino se torce o pepino"!







A Equipa do MDS,
MDS - nunopeb1
vMDS - Paula Antunes