O céu e o inferno

Day 2,919, 17:38 Published in Brazil Brazil by Clerton Eduardo

Saudações prezados ebrasileiros,

Li certa vez, numa bibliografia, que o grande comandante e colega médico Che Guevara, em seus mais áureos tempos de revolução cubana, utilizava uma tática que fazia o seu diminuto exército sobrepujar a força resistente de Batista: desconstruir a motivação inimiga, fatigar a sua essência de guerra, arranhar o seu anelo de vencer. Obviamente, essa foi uma análise subjetiva do autor (da biografia), cabendo discordâncias entre os leitores.
Não pretendo, neste artigo, dissertar sobre questões sociais e/ou sobre os feitos de Che Guevara. Apenas pretendo abordar a motivação no eRepublik. E, talvez, este seja o grande motivo para o déficit de novatos no nosso eBrasil: a falta de motivação. Não que o novos jogadores sejam apáticos por natureza, ou que não estejam interessados em evoluir no jogo. O problema é que o jogo, principalmente para os novatos, é, na maioria das vezes, amotivacional. E ai, como mudar isso?
Outro empasse muitas vezes é a motivação exacerbada. O que acontece é que o novato se depara com motivações, dos comandantes ou líderes, que são alheias à sua concepção e motivação. E ele passa, portanto, a ser um objeto, e muitas vezes, apenas um objeto de motivações alheias. Ressaltando que não falo com isso de partido A ou B, ou governo C ou D. Todos temos as nossas motivações, e, as motivações do céu geralmente são contrárias às motivações do inferno, independentemente de quem seja céu ou inferno. E então, o calouro do eRepublik fica no purgatório do eBrasil. E ai, como mudar isso?



Talvez, a única solução palpável para a resolução desta dicotomia seja a confluência das motivações. A congruência sempre é sinérgica, e a sinergia sempre nos leva à vitória. Que sejamos motivados pela congruência! Que não sejamos o exército de Batista!