[TS] Eleições Congressuais e seus Atores

Day 2,533, 10:54 Published in Brazil Brazil by Z E U S

Dia 2,533 do Novo Mundo – eBrasil / Parana e Santa Catarina

Caros Amigos,


Face a recente eleição para cadeiras congressuais deste mês e baseado em um estudo analítico, talvez simplista e superficial dos números derivados deste evento, venho apresentar um breve esboço e leitura obtida através deste.

Como de costume, desde a recuperação territorial e obtenção novamente da ferramenta política que é o Congresso, todo dia 26 são empossados 40 novos (ou re-eleitos) congressistas, os mesmos eleitos através de sua filiação partidária e/ou coligação entre partidos para que possam figurar dentre os partidos do top 5.

Para este mês nada foi diferente e pautados nos dados abaixo vamos fazer algumas leituras gerais, sobre a comunidade, sobre a conjectura e sobre as motivações.



Com base no já constatado crescente desinteresse ingame pelo módulo político e diretamente proporcional ao jogo em si, cada vez mais os números relativos a atividade e participação política vem se tornando atípicos e ínfimos se comparados ao mesmo período do ano de 2013, porém, para maior entendimento do cenário e exemplificação da situação, tenhamos em mente que para o mesmo período do ano passado haviam muito mais partidos afiliados através de coligações para eleições das cadeiras congressuais e a atividade partidária não era restrita somente aos listados no top 5, um exemplo prático disso era a atuação super ativa do partido Ordem Brasileira - Orb, que servia de quase uma boutique partidária, que primava mais pela qualidade e representatividade de seus membros do que números e nunca listou dentre os top 5 brasileiros, porém, neste ano e mesmo período não houve nenhuma aliança partidária para participação no congresso, prática que era extremamente comum.

Ou seja, além da diminuição de atividade partidária, houve um decréscimo e desinteresse tremendo da comunidade para com o módulo, em partes pelas mecânicas e jogo em si, em outras derivadas da não existência tão prolongada do congresso e para finalizar pelo próprio desgaste político que existiu e que apesar de superado, deteriorou a comunidade.

Para analisarmos a participação efetiva contaremos somente com os números do top 10, mesmo sabendo que apesar de alguns eleitores não participarem de algum partido, o mesmo pode ter votado. O número atual de filiados políticos no eBrasil é de 934 pessoas, e a participação real foi de:

Significativamente aquém e denotando que aproximadamente, metade de nosso eleitorado, ou é absente ou não se envolveu politicamente neste último dia 25, exemplificando o acima explanado através de seus números.

Dentre os votos efetivos contabilizados nesta eleição que somaram 490 votos, sua disposição por partido ficou distribuída como abaixo:



Agora se nós atermos a participação e atividade por partido, teremos um cenário bastante diferente em comparado com os números gerais, sendo assim partimos para uma avaliação singular de cada ator político dentre o top 5 brasileiro:


Um dos mais antigos e tradicionais partidos do eBrasil, presente e ativo em diversos governos, sendo situação ou oposição.
Faz atualmente o papel de situação governamental no executivo e conta com grande porcentagem das cadeiras congressuais, tanto devido a atuação de seus membros quanto derivado de seus números de composição que o fazem figurar como o maior partido em números absolutos.

Nesta eleição contabilizou a grande maioria do número de votos absolutos, que somaram a quantia de 159 votos, sendo a atual situação e responsável pela gestão do executivo no eBrasil a ARENA novamente conseguiu eleger a maioria do congresso, conquistando 13 cadeiras nesta eleição. - Dhanke; Sir Greg; Maxwell Fernandes; Lorenzo Lopes Riviera; teneverton; Me. Raul Alves; Zoomie BR; DARTH CLAUDIO; Anderson Guollo; Riograndense; dbPand; Metafogos; Rex Megathunder.

Porém, apresentou o menor índice na relação números de membros x votos efetivos, tendo somente 39.55% de engajamento dos partidários (159 votos advindos de 402 membros). O que demonstra uma acentuada inatividade por parte de seus membros, contraposta por uma parte menor mas engajada e ativa.


Outro partido tradicionalíssimo no eBrasil, protagonista e que dentre os atuais mais elegeu Presidentes no eBrasil, seja por coligação ou por vias diretas, apesar de sempre buscar e perpetrar um papel de suporte para com qualquer governo vem ultimamente apresentando sinais de inatividade dentre seu eleitorado.

Nesta eleição contabilizou o terceiro maior número em números absolutos, que somaram 81 votos, elegendo então tradicionalmente seus representantes, tendo conquistado 7 cadeiras. -Stark Delicia; BeIIenus; Lucas Cunha Marcus; Natanluiz; Ecossistema; Dio Vigon e Bruno Gallotti.

Vem apresentando também um decrescente índice na relação de membro x votos efetivos, tendo gerado uma participação 61.83% (81 votos advindos de 131 membros) de seus membros.


Um partido novo, porém que nasceu da união de grandes personagens e jogadores dentre os mais experientes da comunidade, oriundos de diversos partidos que foram desativados no decorrer do jogo, conseguiu arregimentar experiências e pluralidade de gêneros e ideários em uma conformidade que originou sua conjectura atual.

Em sua breve história, destaca-se por sua intensa e ostensiva presença e interação na política nacional, nesta eleição obteve um expressivo número de votos absolutos, mesmo ocupando a terceira posição dentre os partidos top 5, foi o segundo em número de votos, registrando então 99 votos, obtendo 8 cadeiras neste mês. - Dragnamor; D V N O; Mestre Kito; FFrees; Fixxar; P S Y; Nikola Tesla e Eikke.

Teve uma grande participação e um índice de participação bem alto, obtendo uma 90.00% de engajamento de seus partidários na relação membro x votos efetivos.


Outro partido que como seu nome diz, sempre passou por renovações e ressurgimentos é um fenômeno que constantemente se altera renova e surpreende, por vezes já figurou dentre os mais votados e ativos, por oras apresenta certa variação de atividade, talvez conotando novamente uma renovação na liderança.

Apesar de sua recente redução (já foi triplamente mais numeroso) e obteve números significativos nesta eleição, registrando então 73votos, obtendo 6 cadeiras neste mês. - Heisenberg Deportado; Samuel F A; SrWinchester; D. Ciclon; Wellinton Ortiz e DexterDark.

Teve índice de participação considerado alto, talvez derivado de sua limpeza e evassão, obtendo uma 84.88% de engajamento de seus partidários na relação membro x votos efetivos.


O mais novo dentre os partidos e aparentemente com um ânimo e determinação que almeja grande coisas, foi o partido que mais demonstrou engajamento e gás na busca e efetivação de seu espaço dentre os demais partidos, provavelmente em decorrência de seu gás e por fazer o perfil de novos jogadores a Nerd, vem alçando e registrando números bem animadores.

Levando em consideração seu número ser diminuto em comparado com os demais, o partido registrou 78votos, obtendo 6 cadeiras congressuais - EneiasVIVE; Claudio Torch; Marcelina da Noitosfera; mestregatti; AN.Panda e Wesley Business.

O que mais supreendeu, foi o índice na relação membro x votos efetivos, de onde obteve 105.41% de engajamento de seus partidários (ou não), denotando que eventualmente os apartidários acabaram por depositar alguns votos nesta legenda.



Pautados pelo acima visto, crê-se que neste mês houve um maior equilíbrio e divisão das cadeiras entre a situação e a oposição, dinamizando ainda mais as esferas e o acompanhamento de suas políticas, sejam elas relacionadas ou co-assistidas.

Cabe denotar que é importante haver tal separação e representação dentre as bases políticas, que só tendem a beneficiar a prática e a práxis da política nacional.

Em suma, cabe agora a nós desejarmos discernimento, sorte e lucidez por parte de nossos congressistas eleitos nas tratativas de seu exercício, sem nos esquecer de fazer o devido acompanhamento e cobrança tanto do executivo quanto do legislativo.

Que quem vença e triunfe seja sempre a democracia e o eBrasil!

Atenciosamente,
Nikola Tesla




colírio pra descontrair:

Leanna Decker