[Bitorino entrevista] csc11, o homem das economias

Day 2,017, 04:26 Published in Portugal Portugal by General Destroyer


Caros amigos,

Na sequência desta rubrica no jornal A Voz do Bitorino, hoje trazemos até vós um dos homens das economias em Portugal, o csc11.
Para quem não o conhece, o csc11 é um jogador açoriano que, desde cedo, mostrou grande apetência pela área económica do jogo, sendo muitas vezes um conselheiro de inúmeros jogadores portugueses. Além disso, o csc11 foi ainda ministro das Finanças em vários governos, íntegrando ainda este ministério em várias outras ocasiões.

Numa altura em que os pedidos para alteração do módulo económico continuam a não ter eco junto dos administradores do eRepublik, hoje publicamos uma entrevista com uma das referências portuguesas nesta vertente do jogo. Espero que gostem.



[Nota do csc11] Antes de mais gostaria de dar uma nota introdutória.

Eu nunca fui de jogos online joguei um mês há uns 10 anos atrás, por causa de um amigo meu e a acabei por desistir, mas, por azar/sorte, após spam atrás de spam do Skeble em jornais online, especialmente no Económico, e ter aberto 1 ou 2 vezes aquelas mensagens decidi experimentar. A parte que me interessou menos e ainda menos me seduz é a militar, mas tinha duas que muito me dizem e que gosto que são a económica e a política e coincidiu numa altura que estava de férias e ter algum tempo livre decidi-me manter do jogo e fui tentando perceber a sua dinâmica especialmente a económica já que não sou um capitalista na RL seria num jogo de computador.

Actualmente o que me mantém são as pessoas que conheci, mesmo com menos tempo livre nestes últimos meses faço um esforço para manter a minha conta activa para manter o contacto com elas (ultimamente tem sido difícil), gostaria de dar um bem haja a todos eles.

Durante vários meses integraste sucessivas equipas governativas, no Ministério das Finanças. Além disso destacaste-te como um dos jogadores portugueses mais activos a nível económico e financeiro. Como olhas para aquela que tem sido as sucessivas alterações ao nível de impostos e seus reflexos na economia portuguesa?

Há quem defenda que impostos baixos iria permitir uma maior receita fiscal e eu não concordo com essa premissa. A única forma que vejo que poderia ter algum fundamento, mesmo com muitas reservas, seria termos um bónus 20/20 onde os nossos empresários pudessem produzir o máximo em comida e armas e passarmos a ser uma economia de escala com um vat (iva) a 1% e seríamos o mercado de todo o eMundo especialmente nas armas q7.

Isto foi tentado e realizado por 2 ou 3 eEstados os EUA (tinha os preços mais baixos na maioria dos produtos) e o Brasil tentou o mesmo à uns meses, mas para compensar essa diminuição do vat aumentaram o income tax (imposto sobre o ordenado), sinceramente não sei como foram os resultados na receita fiscal ao longo dos meses, ainda acompanhei os primeiros dias e resultou num aumento das receitas momentâneo, mas agora fui ver as cargas fiscais e já voltaram atrás, os resultados não devem ter sido os esperados ou mudaram de estratégia.

Antes podíamos ter uma política económica e financeira porque as receitas e o facto de termos moeda própria permitia agora é muito difícil, porque as receitas são irrisórias e algumas despesas são elevadas, p.e., 10 000 cc por um MPP é algo descontextualizado e brutal para as contas de um Estado, se juntarmos um exército estatal e uma guerra com distribuição temos um déficit elevado.

Nem políticas de incentivo ao empreendorismo para a criação e melhoramento de empresarias vale a pena com retorno sobre o investimento de anos e alguma delas com prejuízo.

Actualmente ser Ministro das Finanças é um trabalho hercúleo, pois o cenário é negro.



Nos últimos meses o módulo económico, como o conhecemos nos nossos primeiros tempos de jogo, foi completamente destruído pelos administradores, nomeadamente com o fim dos mercados cambiais. Actualmente, no teu entender, existe algum caminho a seguir para quem sentir maior afinidade com o módulo económico? Ou este está demasiado limitado?

Tenho a esperança que se modifique e é uma necessidade premente, pois o que temos é muito limitado, fraco e desinteressante. Estupidifacaram, simplificaram o módulo e o objectivo principal foi conseguido, retirar moeda virtual de circulação e complicar a vida a quem não mete moeda real no jogo, mas como tudo trás consequências e foram muito mais negativas para os Estados do que para os jogadores.

A parte económica do jogo era muito interessante e tinha mecanismos que permitiam a qualquer um, mesmo sem meter dinheiro real, que pudesse enriquecer. A parte que eu gostava mais era através do Mercado Monetário onde cada nação tinha a sua moeda e cada um poderia comprar ou vender moeda, esse mercado conjugado com o Mercado Local (comprando mercadoria) permitia margens de lucro muito engraçadas. O boot (que podia ser manipulado) era um mecanismo de criar moeda e que permitia tirar os excessos de mercadoria do mercado dando uma dinâmica de transacções e de criação de valor nos jogadores que ajudava a diminuir as assimetrias, actualmente a diferença entre os países e jogadores mais ricos e mais pobres aumentou, apesar de ambos estarem a perder riqueza (moeda e gold), mas uns tem forma para compensar e outros não.

Mas com as alterações foram longe de mais na retirada de moeda e continuam, os Estados e os jogadores estão sem dinheiro o número de guerras diminui drasticamente e os MPPs passaram a ser um luxo. Comparemos o números de disputas, o que a maioria procura no jogo (a guerra) não irá encontrar em muitos dias e momentos.

Na época da última mudança, era Ministro das Finanças, e tínhamos uma receita fiscal na casa dos 90 000 cc havendo dias que passavam os 100 000 cc/dia e actualmente nem um décimo desse valor conseguimos, tendo já existido dias com receitas a baixo de 1000 cc, insustentável.

Actualmente ainda vivo das reservas de moeda que consegui na época, se não fosse ser-me-ia impossível ter feito melhorias nas minhas fábricas, campos de treino e lutar por conta própria.

Gostaria de dar uns conselhos aos jogadores novatos que não gastem o seu gold em fábricas nem em raws, invistam-no antes em campos de treino, ponham o free e o 0,19 na qualidade máxima, um treino 0,19 em q4 dá lucro e tem um retorno bastante superior a qualquer fábrica. Depois temos exemplos, no mercado, que não lembram ao diabo onde ganhas mais não produzindo nas fábricas já que o custo ou venda do raw, sem contar com os impostos, é superior a produzir nas fábricas, já assisti o food raw a 0,03 e a comida q1 a 0,02 e a q2 0,03 a produção de desta comida apenas com o raw, sem impostos, deu prejuízo, mesmo com o raw a 0,02 teriam prejuízo.



O wipe prolongado a que Portugal esteve sujeito é a única explicação para a saída de tantos jogadores do país ou apontas mais alguma explicação?

Estarmos subjugados não é agradável, mesmo virtualmente, ainda para mais com as consequências que acarretou a perda dos bónus 60% nas armas e na comida pôs certamente muitos jogadores com um dilema ou sairiam para poder evoluir ou continuariam, tal facto coincidiu com a mudança com o módulo económico o que tornou a decisão de saírem mais racional, compreensível e fácil de tomar.

Serei o último a criticar quem tomou essa decisão, pois acredito que a não terão tomado de ânimo leve e concerteza alguma mágoa.



Que análise fazes do sistema político português na actualidade? Achas que mudou muito nos últimos dois anos?

Hoje em dia estou um pouco desactualizado quanto às controvérsias e os protagonistas, mas é com agrado que dou conta da entrada de novos políticos.

Este jogo sem polémica e sem a trica política torna-se chato e sem sal, lembro-me de ter-mos vivido assim durante alguns meses sendo maçador e foi com agrado que vi o regresso de alguns protagonistas como foi o caso do Helder Medeiros e do Paisana que não deixam ninguém indiferente e passou a haver oposição, debate e polémica (nem sempre a melhor, é verdade, mas faz despertar a comunidade).

E agora com o teu regresso o debate e a disputa política melhorá certamente.



Quando te iremos voltar a brilhar num Governo?

Um dia destes, quem sabe, mas como bom republicano que sou acredito na mudança de protagonistas e que ninguém deverá a eternizar-se no poder e eu nos meus últimos mandatos [no MoF] não cumpri os meu mínimos e ainda me penitencio por isso.



Esta é mais uma daquelas que é longa. Mas, tal como sucedeu com o Júlio, creio que vale a pena a leitura. Ao csc11 o meu bem haja pelo tempo dispendido.

Se tudo correr bem espero muito em breve poder publicar uma outra entrevista.

Até breve,

Bitorino

~~~~ Divulguem ~~~~
[Bitorino entrevista] csc11, o homem das economias
http://tinyurl.com/csc11economista

~~~~ Outras Leituras ~~~~
[Bitorino entrevista] Jules with no lulz
http://tinyurl.com/JulesnoLULz