Tutorial de Guerra - Parte 1

Day 721, 14:46 Published in Portugal Portugal by Equilibrium

Olá a tod@s,

Tenho recebido, nos últimos tempos, algumas mensagens de novos jogadores interessados em saber mais sobre a mecânica das guerras aqui no eR, forma como funcionam, vantagens e desvantagens das mesmas, estratégias para melhor combater, etc.

No princípio ainda consegui responder individualmente, gerando estas respostas novas perguntas as quais tive todo o prazer em esclarecer. No entanto, com o aproximar das eleições Presidenciais, tive que responder a alguns Cidadãos que não tinha, no momento, tempo para os esclarecer, mas que brevemente falaríamos sobre o assunto.

Após ter lido (mais um) excelente artigo do Cavalcanti dividido em dois fascículos, sobre precisamente este assunto, questionei-o sobre se se importaria que o adaptasse à realidade ePortuguesa, tendo o mesmo imediatamente concordado. Obrigado Cav. \m/

EDIT: Conforme dito pelo Cavalcanti, o artigo original não é da sua autoria, mas sim da Cidadã Kaylee. Um obrigado também. 🙂

-::-::-::-::-::-


Guerras de Invasão:

Comecemos, então, pelo início.

Na página inicial do eRepublik, mais precisamente na aba Últimos Eventos estão localizados os últimos eventos ocorridos em ePortugal, a nível político, económico e militar:


Zoom

Assim, poderão consultar na área acima indicada se houve algum ataque a, ou a partir de, uma região ePortuguesa, seja ela original do ePaís ou pertencente ao mesmo nesse momento concreto.

Para visualizarem todas as guerras, estejam estas activas no momento ou já encerradas, deverão aceder à Lista de Guerras Activas, clicando em Meus locais > Perfil > Exército > Mostrar guerras ativas.

Tomemos como exemplo a guerra Polónia VS Hungria. Ao clicar numa das guerras existentes, através do botão &quot😉etalhes", poderão ver as batalhas activas nessa mesma guerra:


Zoom

Aí, se clicarem no botão "Ir ao campo de batalha", verão os detalhes da batalha que estiverem a consultar. Antes de mais, e começando por cima, poderão ver quem são, no momento, os heróis nessa batalha, bem como os aliados (caso os haja) dos ePaíses intervenientes na mesma. O herói é o Cidadão que tiver causado até ao momento o maior dano no seu lado da batalha, sendo o número ao lado do herói o total do dano causado por ele. À esquerda, lado do atacante, o número é negativo, dado que o herói subtraiu pontos ao muro defensor. À direita, lado do defensor, o número é positivo, dado ter somado pontos ao seu muro. No centro está o cronómetro, sendo que a batalha não será decidida até que o mesmo atinja zero:


Zoom

Abaixo dos heróis, podemos então observar o muro (no centro). Os atacantes subtraem ao mesmo os pontos (dano) causados por si na batalha, enquanto que os pontos (dado) causados pelos defensores vão ser somados. Se um dos ePaíses envolvidos tiver aliados nessa batalha, os habitantes dos ePaíses aliados poderão contribuir para o objectivo final (ataque ou defesa). Caso não haja aliados, quem quiser lutar terá que se deslocar para um dos ePaíses envolvidos. No fim das 24h que dura cada batalha, o atacante sairá vencedor caso o muro se encontre na secção "subterrâneo", e o defensor sairá vitorioso caso o muro se encontre na secção "terra de ninguém". Se o muro estiver entre uma zona e outra quando o cronómetro chegar a zero, então a batalha continua até que uma das zonas seja alcançada. O tamanho do muro depende dos habitantes na região e do Sistema de Defesa que tenha. Quanto mais habitantes e melhor o Sistema de Defesa, maior será o muro (pontos defensivos) à partida e mais difícil de conquistar pelo atacante:


Zoom


-::-::-::-::-::-


Guerras de Resistência:

Uma Guerra de Resistência só pode ser iniciada numa zona ocupada por determinado ePaís. Nestes casos, é dada a hipótese de escolher em que lado lutar: pelos defensores (para assegurar a continuidade da região no país que a ocupou anteriormente) ou pela resistência (para libertar a região e devolver a mesma ao seu ePaís de origem):



Cada Guerra de Resistência tem um custo em Gold para ser iniciada, dependendo o valor da quantidade de habitantes da mesma. Qualquer Cidadão, desde que possua o montante em Gold necessário, pode iniciar uma Guerra de Resistência, embora não seja comum ver uma a ser iniciada apenas por auto-recreação.


-::-::-::-::-::-


Perguntas Mais Frequentes:

P. Quando posso lutar ?
R. Sempre que o ePaís no qual nos encontremos no momento esteja envolvido na batalha, seja directamente ou por ser Aliado de um dos intervenientes principais. Para lutar, basta ter nível superior ou igual a 5 e saúde (wellness) superior a 40.

P. Onde devo estar ?
R. É recomendável que se lute a partir de uma zona com Hospital Q5, como por exemplo Lisboa. Assim, como só se pode usar o Hospital (uma vez por dia no máximo) quando se lutou pelo menos uma vez, e como o mesmo é Q5, poderão assim recuperar um total de 50 pontos de saúde (wellness). Por cada ponto de Q, o Hospital permite recuperar 10 pontos de saúde.

P. Então e armas ?
R. Em cada luta, e desde que tenhamos armas no inventário, é gasta aquela que tiver a maior Qualidade. Quanto maior a qualidade da arma, maior o dano. No entanto, caso sejas um Cidadão jovem, aconselha-se a luta desarmada, dado que as armas são caras para qualquer jogador iniciante e este expediente deverá ser usado apenas em casos de grande necessidade. Assim, no início recomenda-se a luta desarmada, visando apenas a obtenção de pontos de experiência (XP) e, assim, uma progressão mais rápida. (Mais info)

P. O que são MPPs?
R. MPP significa "Mutual Protection Pact", e é o que permite que hajam aliados numa batalha. Estes são acordos defensivos envolvendo dois ePaíses. Se uma região original de um ePaís aliado for atacada, os ePaíses que com ele tenham celebrado um destes acordos defensivos torna-se automaticamente um aliado do mesmo nessa guerra. Se um país é aliado na guerra, então, e conforme já dito acima. os seus Cidadãos podem lutar pelo seu aliado em solo nacional, sem que tenham que se deslocar para poder lutar. (Mais info)

P. PEACE?.. EDEN?.. Quem são esses ?
R. São exemplos de Alianças Militares internacionais. A PEACE GC (People of Earth Associated under Common Excellence Global Community) é a Aliança da qual ePortugal faz parte, tal como a eIndonésia, eHungria, eSérvia, eRússia, eFrança, eBrasil, etc., sendo que a EDEN (Erepublik Defense & Economic Network), formada por eRoménia, eEspanha, eCroácia, ePolônia, etc., é uma das suas maiores inimigas actualmente. (Mais info)


-::-::-::-::-::-


Espero que este artigo seja útil, aos novos Cidadãos e não só. Amanhã tenciono publicar a segunda parte do mesmo, na qual serão aprofundados alguns dos conceitos agora abordados e explicada alguma da estratégia implícita nestes movimentos.

Melhores cumprimentos,

Equilibrium