Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy
Resend email   |  Can't find the email? confirmation@erepublik.com

Resend the confirmation email to this address

Resend email Can't find the email? confirmation@erepublik.com

sobre a mensagem do "embaixador" espanhol

Day 2,241, 14:37 by John Bokinski

Muitos de vocês já tiveram oportunidade de ler este artigo, colocado por um cidadão português a pedido do governo espanhol:

http://www.erepublik.com/en/article/-esp-por-embajada-espa-ntilde-ola-en-portugal-discurso-de-abertura-2360861/1/20

Se não tiveram a oportunidade de ler o artigo, sugiro que o leiam para avaliarem a falta de ética do governo espanhol.

Neste artigo um membro da equipe do MOFA espanhola simula uma carta de um hipotético embaixador de Espanha em Portugal gozando com os portugueses afirmando que o governo português tem o “povo” português cativo e que se recusa a negociar um pacto com Espanha e depois anexa alguns artigos de trolleio, quer de um cidadão português (aquele que ficou em último nas eleições) e de um cidadão espanhol.

O trolling entre cidadãos portugueses e espanhóis é natural, e desde que feito com bom gosto e inspiração até pode ser engraçado.

O trolling quando é efetuado pelos representantes de um governo de um país a outro país, é falta de vergonha e revela a pequenez e mesquinhez dos jogadores que compõem o governo espanhol, muito especialmente a equipe de política externa que esteve envolvida em toda a linha neste artigo.

O comportamento do governo espanhol nos últimos 3 meses tem sido de uma ética deplorável e os seus aliados já compreenderam isso. Neste momento, um jogo de interesses obriga a TWO a manter-se junta (unida é uma palavra demasiado forte), mas a forma de o governo espanhol operar não passou despercebido. Por vezes a memória das comunidades é curta, mas quando a trafulhice é muita, tarde ou cedo, virá o dia de prestar contas.

Relembro os cidadãos mais jovens do que se passou nos últimos meses no que respeita à relação com Espanha:

1 – Após vários meses de guerra com Espanha, Portugal tinha recebido um influxo significativo de novos jogadores, no entanto, estando numa posição geo-estratégica que não nos permitia ter reais hipóteses de ganhar mais do que batalhas pontuais e tendo os cofres quase vazios, decidiu negociar com Espanha um NAP que permitisse a Portugal ter congresso e algumas regiões e a Espanha controlar as regiões com recursos que precisava, sem oposição.

Acabámos por aceitar um acordo bastante humilhante em que Portugal recuperava 3 regiões, mas dava à Polónia como “árbitro” do acordo, 500k PTE’s caso houvesse incumprimento e impedia Portugal de ter MPP’s fora da TWO em número superior do que os que tinha com países TWO.

O acordo também previa que os governos dos 2 países promovessem a aproximação entre as duas comunidades, algo que não foi perseguido com demasiado entusiasmo pelos portugueses, mas não foi perseguido de todo pelos espanhóis, que sistematicamente maltrataram os representantes portugueses em qualquer negociação que se tentasse do NAP.

Este acordo foi apoiado por uma maioria de jogadores portugueses que ansiava mudança e uma vida mais sustentável para os novos jogadores, mas houve também um número significativo de jogadores que recusou aceitar o acordou por não confiar nos espanhóis ou porque a guerra contra Espanha era o que lhes dava motivação para jogar eRep.

2 – Logo no primeiro mês de vigência do NAP cidadãos espanhóis abriram RW em Portugal e o governo liderado pelo Tritius deixou que Portugal vencesse para que pudesse reclamar os 500k PTE’s de garantia. Esta atitude marcou logo o espírito com que Espanha encarava este acordo.

Justiça seja feita ao governo polaco que, apesar de ser o maior aliado de Espanha, percebendo que havia um incumprimento grosseiro ao espírito do contrato desta vez não aceitou entregar garantia a Espanha. No entanto nos meses seguintes a incompetência de alguns congressistas portugueses fez com que assinássemos um mpp com o Canadá que não podíamos fazer e os espanhóis lá conseguiram justificar ficarem com a maior parte da garantia que existia. Mesmo sem garantia o NAP continuou por mais alguns meses.

Por vezes alguma RW era aberta e Portugal acabava por ganhar por falta de entusiasmo espanhol na defesa, mas o governo português sempre diligenciou que o território fosse devolvido. Saliento que o governo português sempre instruiu os seus cidadãos a não lutar nestas RW’s, num entanto, as forças militares aos dispor do governo português têm muito pouco dano, por isso bastava uma MU portuguesa grande querer ganhar a guerra ou algum país estrangeiro, e a RW seria ganha caso Espanha não defendesse.

E isso veio a acontecer numa fase em que formalmente o NAP já não existia apesar de o governo português continuasse a respeitar a regra dos 3 territórios. Vários países da CoT se uniram contra a Espanha, depois desta ter invadido os USA e Portugal recuperou o Norte numa RW que Espanha não se esforçou por defender. Como Espanha na altura tinha NE em outros países e tinha que recuperar muitos territórios, o Norte não podia ser devolvido. Finalmente Espanha reconquistou a generalidade dos territórios, incluindo o território americano de Maine onde tem também alumínio como no Norte. Espanha deixou de precisar do Norte para ter bónus 10/10.

3 – Mas apesar disso, o governo espanhol exigiu a devolução do Norte e não existindo um NAP formal que nos obrigássemos a devolver o território, o governo português, aceitou que o território fosse devolvido e pediu em troca apenas que a Espanha não bloqueasse a entrada de Portugal na ACT. Durante este período, Portugal tinha desenvolvido boas relações com muitos países TWO, ACT e pro-TWO e a entrada na ACT fazia sentido numa perspetiva de integração numa aliança.
As negociações prosseguiram e Espanha exigiu que Portugal deixasse de assinar mpp’s com países TWO para que eles não perdessem mpp’s quando nos atacassem, e quando tudo parecia preparado para que um acordo fosse assinado, Espanha veio com uma última e absurda exigência… Portugal teria de cancelar os seus mpp’s com a Argentina e a Colômbia e atuaria de forma a ajudar Espanha a bloquear a entrada destes países na TWO/ACT.

Durante o período que estivemos em NAP com Espanha, Portugal sofreu muitas humilhações e maus tratos, mas existem limites para tudo. E Portugal não é uma marioneta de Espanha nem vende aliados !

Se a Argentina e a Colômbia fosse adversários da TWO/ACT seria compreensível a exigência de Espanha (seria uma exigência da própria TWO). Mas estes países têm mpp’s com quase todos os países TWO (exceto Espanha) e a única razão de não terem entrado na TWO apesar de lutarem alinhados com eles é … Espanha não quer !
Como disse anteriormente, tudo tem um limite, e ser marioneta de Espanha era algo que não podíamos aceitar. Portugal não aceitou a proposta e esperou que o novo governo espanhol fosse mais razoável. Cedo verificámos que pelo contrário.
Logo no primeiro dia foi declarado NE a Portugal e foi feito um ataque que os espanhóis pensavam fácil porque tinham-se assegurado que Portugal não tinha mpp’s com países TWO. Mas mesmo os aliados de Espanha percebem quando existe manipulação e comportamentos eticamente incorretos. Muitas MU’s de países aliados de Espanha lutaram contra eles nesse dia e nos dias seguintes e desta vez foi Espanha que foi humilhada chegando a ter a sua capital isolada do resto das suas regiões.

As possessões que Espanha tinha na Venezuela e no Canadá nunca mais foram recuperadas e Espanha passou de ter 10/10 para ter 8/10 bónus e provavelmente ainda chegará a 7/10 porque Aquitane será para devolver à Sérvia.

Portugal pode ter perdido as suas regiões mas conseguiu provocar igual dano a Espanha. E mais importante, Portugal recuperou a união, na luta contra Espanha, mesmo que alguns trolls continuem a animar os nossos media com alguns disparates, todos estamos focalizados em lutar contra Espanha e provocar-lhes o maior dano possível.

É por isso que quando um governo espanhol fala de NAP só pode ser trollanço. Ser enganado uma vez não é vergonha, mas ser enganado duas vezes pelo mesmo só caí quem quer. E os portugueses podem ter os seus defeitos, mas temos uma memória longa….

Escrevo este artigo não apenas para que os mais jovens estejam bem informados. Escrevo para também para que o governo português não sinta necessidade de responder. Porque trolls não merecem resposta de um Estado, o governo espanhol pode não saber isso, mas nós sabemos dividir as águas.

A resposta deve e será dada no campo de batalha. Mas não precisa ser hoje, temos todo o tempo do mundo para isso.

Força Portugal

 

Comments

N0rdiK
N0rdiK Day 2,241, 15:01

V

Garond89
Garond89 Day 2,242, 05:00

Dejad de engañar al pueblo Portugues, soy el embajador de eEspaña de forma oficial. Ademas mi articulo es 100% veridico no como este que esta al servicio de los 4 de siempre.

Demonaire
Demonaire Day 2,242, 13:25

Un embajador que haga eso implica expulsión inmediata del país que lo ha acogido

John Guerreiro
John Guerreiro Day 2,242, 14:17

Comprovo mais uma vez como a gente de Portugal é enganada pelos espanhóis. E o pior e que som portugueses como Bruno MotaBcl os que publicam as mentiras dos espanhóis. Sempre há sipaios que colaboram com o inimigo. Nada novo. E não digo o que penso porque Plato já me advertiu duas vezes.
Ah e Garond89 deve ser de UPyD... ou o que nós chamamos de u-peideiro porque o seu discurso e muito odoroso...

Langulho
Langulho Day 2,242, 14:25

John, o Bruno é um noob que, sim, foi enganado. Mas não vamos cair nunca mais nas armadilhas dos nossos inimigos.

Se optam por este tipo de estratégias tão desesperadas é porque estamos no rumo certo.

NunoBaton
NunoBaton Day 2,241, 15:21

Votado

SanosukePT
SanosukePT Day 2,241, 15:22

Temos todo o tempo do mundo e estes 3 minutos a ler este artigo foram dos mais bem empregues nos meus últimos tempos.

V

Duque de Saldanha
Duque de Saldanha Day 2,241, 15:26

votado, muito bem.

pr3t3nd3rPT
pr3t3nd3rPT Day 2,241, 15:28

Votado!
Bom artigo como nos tens habituado

Razor2020
Razor2020 Day 2,241, 16:16

Votado!. Excelente como sempre.

GossypPT
GossypPT Day 2,241, 16:33

Votado!

IDEIAS
IDEIAS Day 2,241, 16:37

John, uma palavra:

Excelente resumo do que se passou nos últimos meses.

Parabéns brother, e além de um enorme Obrigado, obviamente VOTADO

Hail Portugal o/

csc11
csc11 Day 2,241, 16:44

V

Rikardoferreira
Rikardoferreira Day 2,241, 16:46

Votado

GSilvaPT
GSilvaPT Day 2,241, 16:47

Votei e subscrevi pelo português bem escrito, coisa que é um bocado difícil no internetês.
Bom artigo

CatBea
CatBea Day 2,241, 16:48

Muito bom

e que sirva para memoria futura por forma a que se entenda e nunca esquecam que eEspanha pode ter alguns eCidadãos responsaveis e equilibrados,

mas o estado eEspanhol sera sempre Imperialista e arrogante...

ReiLusitano
ReiLusitano Day 2,242, 00:05

x2

Anfer
Anfer Day 2,242, 07:48

x3

supersueca
supersueca Day 2,243, 14:00

x4. Contra castela marchar, marchar.

Janad0
Janad0 Day 2,241, 17:01

votado

Caio Apuleio
Caio Apuleio Day 2,241, 17:29

votado

teXou
teXou Day 2,241, 17:39

John ... John ... John ... um dos apologistas da desonra e da submissão à espanha q vem com uma grande cara de pau fazer este artigo q vou ser obrigado em votar.

Votado.

teXou
teXou Day 2,241, 17:40

V30

IDEIAS
IDEIAS Day 2,241, 17:47

teXou, muito sinceramente,aquilo que eu acho, claro sem ter certezas, é que no fundo, nenhum de nós queria ter NAP's, pactos, o que seja com Espanha, mas dado a situação de ePT no jogo, e depois de vários meses a tentar-se por via militar, sem sucesso, o John, assim como eu e muitos outros, tentaram apoiar uma posição pela via diplomática.
Claro que depois, tem a maneira como se tentou, em que muitos discordamos, mas dando o beneficio da dúvida de ver como correria, e se poderia ser benéfico ou não para o País.
Por uma razão ou por outra, acabamos todos por perceber da pior maneira, que com Espanha, como diz o velho ditado, nem bom vento nem bom casamento, e que acordos com eles, têm pouca duração, ou são impregnados de humilhações que não podemos nem queremos aceitar.

resumindo, apesar de não querer, decidi nessa altura dar o beneficio da dúvida, e tentar outra abordagem à questão, para se perceber se era ou não possível, pois só tentando se poderá depois dizer com certeza e clareza se sim ou se não, e acho que no caso do John, a posição foi a mesma, quis dar o beneficio, e pôs-se do lado de uma tentativa, a ver o que dava.

Passado este tempo, e após terem feito o que fizeram, terem dito o que disseram, é agora claro que não se pode confiar em gente assim, e por este ou aquele motivo, tem que se dar-te razão, quando sempre disseste que não se devia confiar, mas hás-de convir, que sem se tentar, não é fácil de se poder afirmar, pelo menos com certeza, que seria impossível.

Pelo menos agora que tentamos e que vimos o desfecho, sabemos o que esperar. ))

IDEIAS
IDEIAS Day 2,241, 17:50

"...claro sem ter certezas..." leia-se, em relação ao John. )

teXou
teXou Day 2,241, 17:58

Não há desculpas !

IDEIAS
IDEIAS Day 2,241, 18:04

entendo a tua posição, mas no fundo, deves compreender a nossa, neste caso a minha e a de quem tentou experimentar outra via a ver se poderia ser favorável.
Não foi, é verdade, voltamos ao que estávamos, agora com a certeza (sem a dúvida de saber se dava ou não) de que a via diplomática é grupo.
Não têm princípios, e não honram os seus compromissos, muito menos têm honra para com os seus parceiros, quanto mais com outros.

Mas volto a dizer, talvez até por andares cá à mais tempo, e saberes ou anteveres do que vem daquele lado, estavas certo, e quem achou que poderia dar algo, estava errado. )

Ah que seguir em frente, e fazer outras abordagens, para que percebam que deste lado, nem estão lacaios, nem servos para se usarem deles quando lhes dá jeito. ))

Hail PT o/

teXou
teXou Day 2,241, 18:19

Um português sabe quem é seu inimigo histórico.

Há algo q NUNCA se vende ... o resto é cantiga e é INADMISSÍVEL !

Arthk
Arthk Day 2,241, 21:11

Perdoem o teXou, ele na realidade ficou preso na mentalidade do sec XVI

John Bokinski
John Bokinski Day 2,241, 22:48

Texou, como sabes eu não sou nem nunca fui governo.

Lê o que eu escrevi sobre o assunto antes e depois do acordo e percebes a minha opinião. Incluindo a votação no referendo.

Se queres uma opiniao mais elaborada relê este artigo.

http://www.erepublik.com/en/article/sobre-um-pacto-2232064/1/20

Eu posso não gostar das coisas, mas quando o Estado Português assume um compromisso eu tomo-o como meu.

teXou
teXou Day 2,242, 02:51

Os teus artigos eram de maneira clara e óbvia em favor de uma aproximação ...

O resto é conversa !

John Bokinski
John Bokinski Day 2,242, 03:51

Texou actualmente discutir um assunto contigo requer um determinado nível de paciência que eu por ser mesmo muito velho tenho alguma dificuldade em manter.

A realidade constroi-se com factos e não com a tua percepção da realidade. A realidade do que eu disse é esta:

"No entanto, a morte da CoT como aliança independente deixa muito pouco espaço de manobra a Portugal. A saída da EDEN promovida pelo governo anterior empurra-nos para um único caminho, que é a negociação com Espanha, sem qualquer poder negocial que não seja aceitarmos alinhar os nossos interesses com os deles. E aceitarmos ser absorvidos por um bloco que não nos valoriza (nem respeita) é para mim um erro que poderá marcar na nossa comunidade divisões ainda maiores do que as que existem, e a perda de um objectivo comum pelo qual lutar."

Este é o comentário que realizei no artigo que escrevi imediatamente antes do outro que coloquei acima "Encruzilhada".

Agora, apesar de não concordar com a assinatura do acordo, a partir do momento em que o governo Português assina uma coisa, e esse governo é eleito pela maioria dos Portugueses eu respeito e procuro ver quais são as vantagens e as desvantagens do acordo e o que posso fazer para mitigar as desvantagens e potenciar as vantagens.

O que eu não faço é boicotar os governos democraticamente eleitos, tendo ou não votado no candidato. Nunca pactuarei com atitudes infantis de vários jogadores alguns deles congressistas que tentaram quebrar este acordo sem a concordância do governo, porque a quebra de compromissos assumidos por Portugal mancha a imagem do país de forma permanente e sempre lutarei contra isso. Torna-nos semelhantes a Espanha e é exactamente isso que estamos aqui a discutir.

PretenderHT
PretenderHT Day 2,242, 04:36

Não adianta explicares JB, ele não vai perceber, nem quer perceber.
Been there, done that.

teXou
teXou Day 2,242, 05:00

Continua com a conversa ... força.

Bitorino
Bitorino Day 2,242, 05:40

Para quem foi vCP do Brasil - um dos grandes responsáveis por chegarmos a onde chegamos - é preciso ter grande lata para vir chamar "cara de pau" a quem quer que seja. E perde lá os tiques brasileiros no discurso que só o tornam ainda mais ridículo

teXou
teXou Day 2,242, 07:54

Sim ... eles foram/são os culpados de tudo.
A culpa sendo dos outros, fica mais fácil assim: não se precisa assumir nenhuma responsabilidade do sucedido.

Bitorino
Bitorino Day 2,242, 07:53

Um dia, com tempo, paciência e alguma pachorra ensino-te a ler e compreender português

PretenderHT
PretenderHT Day 2,241, 17:41

Tudo dito e obrigado pelo resumo.

PretenderHT
PretenderHT Day 2,241, 17:44

É sempre importante para os mais novos.

Dibmuad
Dibmuad Day 2,241, 17:46

Excelente artigo (como sempre)

nkrsystem
nkrsystem Day 2,241, 18:13

Votado

Helida fragoso
Helida fragoso Day 2,242, 00:44

Votado com orgulho

Khaloun
Khaloun Day 2,242, 02:40

Se nem os próprios aliados de espanha, incluindo o HQ da TWO, levam o governo espanhol a sério, porque estamos nós a preocuparmo-nos com este lixo?
Não é novidade para ninguém do eMundo que espanha não tem palavra nem ética.
É uma espécie de comichão que se vai aturando porque de vez em quando dá jeito.

De resto é bom sinal e mostra que os estamos a incomodar.
Ultimamente tem sido dificil ser CP espanhol.

Garond89
Garond89 Day 2,242, 09:27

Miembro del Congreso - PORRADA

No hace falta decir nada mas.

Pedrito de Portugal
Pedrito de Portugal Day 2,242, 03:44

Bom artigo. Deverias aceitar cargos de consultadoria no governo, fazes falta a algumas tomadas de decisões.

LEOnidasGTAs
LEOnidasGTAs Day 2,242, 03:49

Grandes palavras da real situação vergonhosa da Espanha

Garond89
Garond89 Day 2,242, 04:08

lixo

Garond89
Garond89 Day 2,242, 04:10

Tengo mas de 20 mps de ciuddanos Portugueses felicitandome por el articulo, algunos con valiosa informacion sobre la red corrupta del gobierno Portugues.

Esta casta politica oligarca y mafiosa que tiene sometida a Portugal tiene que terminar y mas pronto que tarde.

jotapelx
jotapelx Day 2,242, 04:43

lol

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.