Sobre a emissão de moeda e nossa economia

Day 504, 14:00 Published in Brazil Brazil by manurc

Criei há pouco uma proposta de emissão de moeda, conforme solicitado pelo Ministro da Fazenda. Apesar de não participar do atual governo, não me declaro nem situação nem oposição. Tomo minhas atitudes sempre pensando no melhor do país, e dessa vez, sem sombra de dúvidas, o melhor é a emissão de moeda, como defende o governo.

Vou explicar meu raciocínio de forma bem simples, porém longa:

Os admins criam Gold sem nenhum lastro o tempo inteiro. Gold simplesmente surge do nada, sem estar atrelado a nenhuma riqueza mais palpável. Cada Congressista eleito ganha 5 gold (ou seja 200 gold todo mês), cada cidadão que atinge level 6 ganha 5 gold, quem o convidou ganha mais 5 (se tivermos 500 novos cidadãos em um mês, o que é pouco, e metade deles chegar ao level 6, temos mais 2500 gold surgindo do nada, sem nenuhm lastro). Quando se trabalha um mês sem pausa, mais 5 gold. Quando se chega à força 5, mais 5 gold. Quando se atinge level 15, 16, 17, 18 e aí por diante, mais 5 gold. Ou seja, há um excesso de Gold surgindo do nada. Dinheiro sem lastro, que não está atrelado a nenhuma riqueza física.

Mas não para por aí. Como temos alto potencial de matéria-prima, muitos estrangeiros vem ao nosso país abrir suas empresas para explorar essas riquezas. Ele vem de outro país com boas quantias de gold e precisa comprar BRL para pagar seus trabalhadores. Então ele injeta ainda mais gold no nosso país, produz matéria-prima, exporta para seus país de origem. A meoda estrangeira arrecadada é trocada por gold,que por sua vez é trocada por BRL novamente para continuar pagando os salários. Ou seja, mais gold entrando no país. Isso sem falar nos empresários brasileiro que também exportam e fazem um ciclo parecido.

Como podem perceber, temos gold demais entrando no país ou sendo criado. Como temos uma câmbio com trocas constantes de BRL em Gold e Gold em BRL, isso gera um excedente de gold e uma procura demasiada por BRL. Como tem entrado no país muito mais gold que BRL, sobra gold e falta BRL, resultado, o BRL se valoriza demais, afetando a estabilidade de nossa economia. Com uma moeda mais valorizada fica difícil pagar salários, e os preços dos produtos ficam muito altos em comparação com o gold, o que afeta de forma extremamente negativa as exportações.

A solução é simples, criamos mais BRL para compensar esse gold todo. E para isso precisamos criar muito BRL. Dessa forma a Lei da Oferta e Procura irá nos garantir que o câmbio ficará estável e nossa moeda fique no patamar idela para nossos empresários, trabalhadores e governo. Se os admins e os estrangeiros trazem muito gold, injetamos muito BRL e tudo se compensa, fica equilibrado e mantemos nossa economia saudável.

Além disso temos um governo funcionando com muitos gastos, é impossível manter as contas públicas equilibradas sem a emissão de moeda nova. Os impostos gerado pelo Income Tex não capazes de sustentar a máquina pública. Por isso o ogverno precisa emitir dinheiro para ampliar seu orçamento, asim as estatais continuam funcionando e o governo pode fazer novos investimentos econômicos, bélicos e sociais.

Mas um alerta ao governo, se muito Gold é criado, e BRL também, teremos cada vez mais dinheiro na nossa economia, concentrado nas mãos da mesma população de antes. E quando há dinheiro demais circulando, o resultado é simples e assustador: inflação. Para se precaver da inflação precisamos de mais pessoas no nosso país. Assim haverá uma divisão maior do dinheiro do país, e não teremos tanto dinheiro nas mãos de poucas pessoas.

Ou seja, a população deve crescer na mesma proporção que o dinheiro é emitido. Pois mais dinhero emitido gerá maior número de empresas e mais produção de recursos, então precisamos de mais trabalhadores e mais consumidores. Assim o tão buscado equilibrio da nossa economia é atingido. Então, um conselho mais que urgente, invistam pesado no aumento da nossa popuação.

Além disso, sugiro também um leve aumento no Citizen Fee, de forma que o novo dinheiro emitido seja distribuido de formas mais igualitária à população, e também propiciando que os recém-chegado comprem mais no nosso mercado, aquecendo nossa economia, gerando mais mercado consumidor e por consequecia mais renda. Isso equilibrará a abertura de novas empresas gerado pelo aumento de dinheiro circulando no país.

Porém vejo que o governo ainda erra em um ponto, a cotação da nossa moeda. Como temos um país exportador, e com potencial para exportar ainda mais devemos ter um câmbio voltado para esses interesses. Nosso PIB hoje está 666.80 gold, e nossas exportações em 715.45 gold, tal fato é impossível pois o que exportamos não pode ser maior do que o que produzimos, mas tais dados tem uma utilidade, vizualizarmos como as exportações representam o "grosso" do nosso PIB, logo temos que ajustar uma economia de forma a potencializar as exprtações. Se invertirmos na desvalorização de nossa moeda, poderemos ampliar ianda mais nosso potencial e nos tornarmos o paraíso mundial da matéria-prima e das exportações. O que nos tornaria muito mais ricos.

E para melhorar nossas exportações precisamos de uma moeda levemente mais desvalorizada. Nossa moeda já esteve no patamar de 0.025 gold, hoje está em 0.03 e se valorizando ainda mais. Sugiro que haja um investimento maior no câmbio, considero 40 mil BRL muito pouco comparado com a quantidade que circula no Monetary Market todo mês, essa quantia teria muito pouco poder de influenciar na cotação da moeda, os investimentos no câmbio precisam ser maiores.

Mais investimentos no câmbio vão trazer mais benefício ao nosso país, o aumento de reservas. Com 40 mil BRL, na cotação atual, só poderia ser comprado 1200 gold, subtraído disso o gasto de 500 gold com a emissão de moeda, sobraria 700 gold. Descontado os gastos com MPP´s e outros investimentos governamentais, o aumento de nossas resevas de gold seria ridículo. Precisamos investir muito mais em compra de gold, pois são as reservas de gold que determinam o poder dos países e proporcionam seu crescimento e maiores investimentos do país.

Portando, peço aos congressistas que votem SIM na proposta de acordo com o argumento nos quatro primeiros parágrafos da explicação, e peço ao governo que tome algumas atitudes conforme foi solicitado no restante do texto.

manurc

P.S. Era para ser apenas uma defesa da propostas, mas acabou virando uma tese meio longa sobre o funcionamento do nosso câmbio. Desculpem se o texto ficou chato ou grande demais.


Assinem, por favor (subcribe, please).